Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


CANAL LBV

Templo da Boa Vontade no roteiro oficial da Copa do Mundo



                                                                                                                                                       Foto de André Fernandes





De Gustavo Henrique Lima


Por ano, mais de 1 milhão de pessoas visitam o local — aberto 24 horas, 7 dias da semana —, também escolhido por voto popular uma das Sete Maravilhas de Brasília e, pela FIFA, roteiro oficial da Copa do Mundo de 2014. Na foto, da esquerda para a direita: o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, a sede administrativa, e o Templo da Boa Vontade, que formam o Conjunto Ecumênico da LBV em Brasília. 

Brasília, DF — Em sua vigésima edição, o maior campeonato de futebol do mundo desembarca nos próximos dias no Brasil. O Mundial 2014 será disputado entre 12 de junho e 13 de julho em doze cidades-sede. Após 36 anos, o evento retorna pela quinta vez à América do Sul e contará com um total de 64 jogos e a participação de 31 seleções.

A capital federal — tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade — é o principal atrativo cívico, arquitetônico e religioso no país. Entre os destinos está o Templo da Boa Vontade (TBV), o mais visitado da cidade recebendo 1 milhão de peregrinos anualmente, segundo dados oficiais da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Conhecido como Templo da Paz, o monumento, referência mundial de peregrinação ecumênica, faz parte do roteiro oficial da Copa do Mundo de 2014, segundo definição do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur-DF). Localizado a 10 minutos da rede hoteleira, o TBV recebe diariamente um crescimento significativo no número de turistas internacionais e no turismo local. 

Pessoas de todas as partes do país e do mundo dirigem-se a Brasília para festejar e receber as energias deste monumento que emana Espiritualidade Ecumênica. Trata-se de uma pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. No seu pináculo encontra-se o maior cristal puro do mundo (aproximadamente 21 quilos).



ATENÇÃO ESPECIAL AO TURISTA


Visando aprimorar o atendimento aos diversos turistas que são esperados, a equipe do Templo da Boa Vontade fez um tourpelos principais atrativos turísticos da capital com o objetivo de vivenciar a estrutura e conhecer mais da história da cidade para que possam atender com excelência. A capacitação oferece aperfeiçoamento de idiomas e aulas de etiqueta social. O monumento conta com novos folhetos explicativos confeccionados em noves idiomas para melhor recepcionar os visitantes durante o evento esportivo. 


O Templo da Paz conta com um amplo estacionamento, restaurante, lanchonetes, rampas de acesso, elevadores, banheiros com acessibilidade, lojas de cristais e uma Galeria de Arte. Localizado na Quadra 915 Sul, lotes 75/76, o monumento foi aclamado pelo povo como uma das Sete Maravilhas de Brasília. Para outras informações, ligue: (61) 3114-1070.



_________________________________________________________________ VICENTINI GOMES PARTICIPA DA CAMPANHA DA LBV PELA CRIANÇA

Vicentini exibe os autografos dos grandes ídolos do futebol brasileiro




De Luiz Carlos Lourenço
fotos de Daniel Marques


O  premiado ator paulista VICENTINI GOMES, que recentemente brilhou como o personagem do Delegado Cavalcante da novela Joia Rara, amigo da Legião da Boa Vontade, se integrou ontem à tarde à campanha “Fiz Um Gol pela Infância Brasileira”, versão da Copa 2014, exibindo a camiseta que está sendo vendida para colaborar com os programas sociais da instituição em prol das crianças de nosso país.
VICENTINI GOMES visitou, semanas atrás, o Centro Educacional José de Paiva Netto, em Del Castilho, onde foi homenageado por dezenas de crianças que estudam naquela unidade.
“Considero o trabalho da LBV um exemplo maravilhoso de boa educação, com total dedicação ao aprendizado. Saí dali encantado com o que constatei e percebi que a instituição dá um destaque para a luta contra as drogas, a preservação do meio ambiente e à difusão do amor ao próximo, o que é muito louvável. Estou muito feliz em me integrar a este movimento solidário, em plena Copa do Mundo., comentou. 

O ator adquiriu uma para o filho

As expectativas dos apreciadores do futebol giram em torno da partida marcada para 17h desta quinta-feira, 12 de junho, entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. Mas, antes do apito inicial, um grande espetáculo promete emocionar os cerca de 61 mil fãs que estarão no estádio, além dos milhões – ou bilhões - que acompanharão a cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014 pela televisão.
Os torcedores poderão chegar cedo: os portões serão abertos às 13h e o show começará às 15h15. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas farão uma apresentação de cerca de 25 minutos. Mais de 600 bailarinos entrarão em campo antes dos jogadores para mostrar a diversidade do país anfitrião, comandados pela belga Daphné Cornez, diretora artística do show.
A cerimonia é uma homenagem a três “tesouros” brasileiros: a natureza, as pessoas e o futebol. Cada um deles será representado artisticamente por personagens e adereços. O elemento principal do espetáculo é uma “bola viva”, com mais de 90 mil clusters com 7 mil nits de luminosidade, e que se movimenta durante o show, dividido em quatro atos.

Vicentini Gomes com a assessora de imprensa Eulália Figueiredo

__________________________________


MARCIA RACHID, RENOMADA MÉDICA DO RIO DE JANEIRO, SE UNE À CAMPANHA DA LBV,  “ FIZ UM GOL PELA INFÂNCIA BRASILEIRA”





De Luiz Carlos lourenço
Fotos de Daniel Marques


Uma das mais renomadas médicas infectologistas do Brasil, MARCIA RACHID, se uniu ontem com a Legião da Boa Vontade e se integrou à campanha da Copa, realizada em todo o Brasil, na importante edição de 2014 da campanha Fiz um gol pela infância brasileira, realizada a cada quatro anos, na torcida pela Seleção Brasileira Copas do Mundo da FIFA. A iniciativa recebeu a adesão de astros que atuam no futebol brasileiro e no exterior. Márcia  médica fez questão de vestir a camiseta tão logo a adquiriu e disse que iria se integrar à torcida brasileira, durante a Copa.
 “ Sempre acompanho as mobilizações da LBV em prol da qualidade de vida das crianças, da população carente e dos idosos. Em qualquer tragédia, sejam inundações, desabamentos e outras mazelas, percebe-se sempre que é a Legião da Boa Vontade a primeira instituição a se manifestar no quesito ajuda, chegando mesmo sempre antes das autoridades”, ressaltou.
 A médica é uma das fundadoras do Grupo Pela VIDDA do Rio de Janeiro (GPV-RJ) criado há 25 anos, em 24 de maio de 1989, pelo escritor Herbert Daniel. Trata-se do primeiro grupo fundado no Brasil por pessoas vivendo com  HIV e aids, seus amigos e familiares. Suas ações e iniciativas são garantidas pela intensa dedicação de voluntários e de profissionais engajados na luta contra a epidemia no país. São várias pessoas envolvidas no quotidiano da organização (dentre usuários, voluntários e funcionários), e um importante quadro de voluntários que atuam em várias ações, projetos e atividades pontuais e/ou estratégicas (manifestos, 1º de dezembro, eventos etc.). Nos últimos atos políticos de 1º de dezembro, a ONG reúne aproximadamente 1500 voluntários e uma mobilização em torno de 5000 pessoas a cada ano.
 Atualmente, para manter seu trabalho de apoio aos doentes com Aids, a ONG vem realizando festas, bazares e outros eventos para levantar recursos. Como não tem fins lucrativos, o GPV-RJ
passa por dificuldades para não ser extinta e se mantém também com um grande número de importantes parcerias locais, como organizações que lutam pela defesa da cidadania e a rede pública de saúde.
Os objetivos principais do Grupo Pela VIDDA-RJ são a ruptura do isolamento e a 
desconstrução do estigma relacionado à doença; a reintegração no quotidiano social das
pessoas vivendo com hiv e aids; por fim, a defesa dos direitos e a garantia da dignidade
dessas pessoas. Desde 1990, a organização oferece assistência jurídica gratuita às pessoas afetadas pela epidemia, já tendo beneficiado mais de 3.500 indivíduos. Criou o primeiro serviço regular de informações telefônicas sobre o assunto no Brasil (Disque-aids Pela VIDDA). Dentre as atividades externas, destaca-se o Projeto Rio Buddy de acompanhamento domiciliar a
pessoas vivendo com aids, em parceria com o Grupo Arco-Íris, desde 1997.

OUTRA ADESÃO

  Quem também fotografou com a camiseta da campanha foi RICARDO GITAHY, especialista do setor de Hematologia do Hospital da Piedade e que sempre está acompanhando as questões sociais que possuem apoio da LBV.
“É uma campanha séria, junta os brasileiros de bom coração com o futebol, paixão nacional. E ajudando a LBV, os torcedores estão ajudando o trasbalho de apoio à infância do nosso país, disse.


Marcia Rachid informou ainda que as TVs por assinatura estão exibindo o filme "Normal Heart" sobre o início da epidemia de aids nos EUA. São 6.000 novas infecções por dia no mundo. No Brasil, são 40.000 novos casos por ano e 12.000 óbitos por ano. Os casos acontecem principalmente entre jovens de 19 a 35 anos. Será que temos que ver a epidemia se repetir para os jovens acreditarem que o vírus existe??? Por que não podem se prevenir? O teste é importante, pois só com o diagnóstico precoce o tratamento pode ser indicado e a morte evitada!!!


 COMO PARTICIPAR DO GRUPO PELA VIDDA-RJ

( Utilidade Publica Estadual Lei no 2038-26/11/92)

Av. Rio Branco, 135 sala 709 Centro Rio de Janeiro - RJ CEP: 20040 006 Tel: (55 21) 2518

3993 Fax: 2518 1997 gpvrj@pelavidda.org.br 
                                   
CNPJ: 35.798.651 / 0001-53 
www.pelavidda.org.br


_________________________________________________


Em Nova York, LBV participa de encontro mundial da ONU sobre valorização da mulher




_________________________________________________

Jornalista Edgardo Martolio mostra que a história do futebol vai muito além dos gramados

                                                                                                                                                                                           Luiz Barcelos
O jornalista argentino Edgardo mostra que a história do futebol mundial vai muito além do que acontece nos gramados e nos grandes clubes

São Paulo, SP — Na noite desta terça-feira, 3, o jornalista e diretor editorial da revista Caras, Edgardo Martolio, recebeu leitores, amigos e familiares para o lançamento de Glória Roubada: O outro lado das copas (Editora Figurati), numa livraria da zona oeste da capital paulista. Entre os convidados estavam os Amigos de Boa Vontade Helô Pinheiro, Luciana Gimenez e Otávio Mesquita, que fizeram questão de prestigiar o evento.
O livro mostra que a história do futebol mundial vai muito além do que acontece nos gramados e nos grandes clubes. A obra é resultado de sua vasta experiência no jornalismo esportivo e percorre mais de sete décadas para recontar a história dos bastidores das quase 20 Copas do Mundo

Representantes da Legião da Boa Vontade (LBV) prestigiaram o evento. Na oportunidade, Edgardo Martolio autografou um exemplar da obra ao diretor-presidente da Instituição, com a seguinte dedicatória: “Para o amigo Paiva Netto que faz uma obra maravilhosa".


PaivaNetto.com

_______________________________________________________

Guardiães da infância e dos jovens
Artigo publicado no Jornal A Tribuna, sexta-feira, 30 de maio de 2014.


Paiva Netto
fotos de Nathália  Valério

Como ser humano, considero fundamental a lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças, adolescentes ou pessoas vulneráveis, sancionada pelo governo brasileiro, no dia 21/5, quarta-feira. 

Trata-se de grande conquista em prol da integridade da criatura humana desde a infância. A lei está aí. Compete agora seja respeitada.

Todos os pais, avós, parentes, professores, autoridades, enfim, todo cidadão de bem, contam com uma forte ferramenta para proteger as crianças, os jovens ou qualquer um que esteja em situação de risco. Quando Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, nos ensinou, no "Pai-Nosso", a suplicar a Deus que "nos livrasse do mal", Ele não recomendou que aguardássemos de braços cruzados os fatos. Seu pragmático Evangelho é uma Academia que forma, em primeiro lugar, guardiães da ordem civilizada. 

O Brasil é sede neste e nos próximos anos de megaeventos internacionais. O grau de nossa responsabilidade deve estar à altura dos que dependem diretamente de nossas atitudes de amparo. 

Mônica Souza, gerente de comunicação e marketing da Plan International Brasil, afirmou: "A exploração sexual infantil não vem de hoje. As campanhas de combate já existem há bastante tempo. Nesse momento, estamos nos preparando para ter uma resposta um pouco mais agressiva nesse período de Copa no Mundo". Um dos propósitos da Plan é capacitar crianças e jovens para serem protagonistas de sua própria história.

Também no contexto em pauta, o ensino e o conhecimento são providências de real prevenção. É o que Mônica ressalta: "Lugar de criança é na escola. Ela não tem que estar na rua ou nas praias trabalhando. Conscientizar a comunidade, trabalhar com ela, proporcionar seminários, mostrar o que acarreta o problema e trazer soluções, são oportunidades educativas". A gerente da Plan fez esses comentários ao programa "Sociedade Solidária", da Boa Vontade TV (canal 20 da SKY).

Combatamos a exploração sexual. Por favor, anotem e tenham sempre às mãos o Disque 100 (Disque Direitos Humanos). A ligação é gratuita, e não é preciso se identificar. As Centrais de Atendimento funcionam diariamente, 24 horas por dia.



SEBASTIÃO NERY

O estimado amigo Sebastião Nery lançou recentemente a obra "Ninguém me contou, Eu vi: De Getúlio a Dilma". Nery é um dos mais respeitados jornalistas do país. Ele é natural da Bahia, Estado de origem dos meus saudosos pais, Idalina Cecília (1913-1994) e Bruno Simões de Paiva (1911-2000). 


Fiquei honrado ao ver meu modesto nome entre aqueles a quem Nery dedicou seu novo trabalho editorial. Nossa amizade vem desde a década de 1950, na antiga Rádio Mundial, do Rio de Janeiro/RJ, onde eu era voluntário. Ele relata isso: "Alguém me disse para ir à Rádio Mundial e conversar com Alziro Zarur (1914-1979). Eu fui e ele me recebeu muito gentilmente. Lá, conheci o Paiva Netto, que era um jovem (mais jovem do que eu), e que trabalhava lá. Trabalhamos juntos! Tenho uma lembrança de gratidão, pois quando você arranja um emprego e encontra pessoas que tratam de você, que esquecem que você saiu da cadeia, mas que o recebem como um cidadão (o que eu era, um jornalista que fora perseguido). Aí eu conheci o Paiva Netto, cujo trabalho sempre admirei".

Agradeço ainda as palavras que ele fraternalmente me endereçou no exemplar que recebi e estou lendo: "Mestre Paiva Netto, que honra lhe mandar este livro que também é seu".

Algumas das crianças da LBV, em Porto Alegre, participam de jogos cooperativos.



SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

Nos últimos dias, as unidades socioeducacionais da Legião da Boa Vontade, em parceria com a Aliança Pela Infância, têm especialmente desenvolvido atividades muito do gosto da criançada, visto que comemoramos a Semana Mundial do Brincar (de 26 a 30 de maio). 

Em Porto Alegre/RS, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, a diversão também é a ordem da semana. O respeito à fase de brincar das crianças contribui para o crescimento sadio de todas elas.

  • Algumas das crianças da LBV, em Porto Alegre, participam de jogos cooperativos



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Centro Educacional da LBV e  pontos turísticos no Rio recebem iluminação especial para a Copa

Fachada do Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV no Rio de Janeiro, com a iluminação comemorativa da Copa.




Por Rafael Bruno Abrantes Ferro
Foto: Nathália Valério


Copa se aproxima. E não são apenas as pessoas que já começam a montar o vestuário verde e amarelo. No Rio de Janeiro, uma das cidades-sede da competição mundial, vários pontos turísticos estão sendo iluminados com as cores do Brasil. A iniciativa ocorre por meio da parceria entre a Super Rádio Brasil e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por intermédio da Rio Luz.
O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV no Rio de Janeiro, RJ, foi um dos locais escolhidos para receber a iluminação cenográfica. A novidade chamou a atenção de pais e alunos, além de pessoas que residem próximo à unidade. “A escola da Legião da Boa Vontade está ainda mais bonita!”, disse a sra. Yolanda Motta, moradora de Del Castilho.

Ponto de referência na zona norte da Cidade Maravilhosa, a unidade da Legião da Boa Vontade na capital fluminense atende centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social, que recebem educação de qualidade em período integral. Com mais de 5 mil m² de área construída, pais e responsáveis têm um local seguro para deixar os filhos enquanto trabalham, além de uma escola de qualidade e educação de excelência para eles.

ILUMINAÇÃO PELA CIDADE

Além do Centro Educacional da LBV, outros pontos turísticos cariocas receberão as tonalidades da bandeira brasileira, entre eles, o Forte de Copacabana, no Posto Seis, a Igreja Nossa Senhora da Penha e as seis passarelas de pedestre do Parque do Flamengo, que ficarão com essa iluminação até o fim do Mundial.


Fotos de divulgação