Pesquisar

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Pinturas no Estilo Art Noveau de Alphonse Mucha


Vamos voltar no tempo para o final do século XIX - início do século XX na Europa, para um período na arte europeia chamada Art noveau (arte nova). Esta é a época em que a arte recuperou seu toque infantil, e as pinturas mais uma vez se tornaram coloridas, adornadas com flores e ouro, quase como desenhos animados. Uma das figuras mais proeminentes deste período é o pintor checo Alphonse Mucha, cujas pinturas demonstram, como nenhum outro, o estilo art noveau alegre e sem remorso.

Quatro estações 1 (capa da matéria)


Quatro estações 2
As duas séries de painéis decorativos que você viu acima são uma das primeiras, mas também uma das obras mais conhecidas do pintor. Eles retratam as quatro estações na forma de mulheres bonitas. Painéis decorativos eram pinturas de parede usadas como decoração em casas particulares ricas, então você pode dizer que são enormes, com cerca de 2m de altura.


As Artes - Dança (1898)


Biscuits Lefèure-Utile (1896)
Além de criar pinturas de painéis de parede e ser encomendado para retratos de mulheres ricas, Mucha também fez muitas ilustrações de livros, cartazes de teatro, cartões postais, calendários e até mesmo menus, alguns dos quais você verá abaixo.


"Canções de avós" (1898)


"Brincos de Mulher"


"Zodíaco" (1896)


Femme Au Carton A Dessins (1898)
Depois de se tornar um pintor de renome mundial e à procura de sua identidade, Mucha retorna a Praga em 1910 e faz o trabalho de sua vida: uma série chamada Slav Epic (um dos quais você pode ver abaixo, e outro no final do artigo) .Estas pinturas são dedicadas à história do povo eslavo. Ele apresenta suas obras monumentais para a cidade de Praga.


O Ciclo Épico Eslavo No.2: A Celebração de Svantovít (1912)


Vitral da Catedral de São Vito

Benedictine, um cartão postal


Devaneio, cartaz da editora Champenois (1897)


Flirt (1900)
Envolvido no tema eslavo, ele produz e ilustra vários livros, como o que você verá mais adiante. Ele também foi contratado para projetar os vitrais da Catedral de São Vito, em Praga, uma foto que foi apresentada acima.


Slavia (1896)


Fruta (1897)
Na história, Mucha será eternamente memorizado como um artista muito influente, que inspirou gerações e gerações de artistas modernos e teve um estilo único e bonito.


Cartão postal Mônaco Monte Carlo


"Os eslavos em sua original terra natal", ciclo no.1 (1912)