Pesquisar

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Ipanema 159 irá servir nesta terça o famoso nhoque da sorte, mantendo a tradição italiana

Conta a lenda que, para se ter sorte, é preciso comer um prato de nhoque a cada dia 29 sem esquecer de colocar uma cédula sob o prato e mentalizar um pedido especial: "estou comendo este nhoque para que nunca me falte comida e dinheiro no bolso". O mais importante é fazer o pedido enquanto saboreia os sete primeiros nhoques e que algum dinheiro fique guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura desejada.

Mantendo este tradicional costume italiano, o restaurante IPANEMA 159 preparou para esta terça-feira, a partir das 11 h da manhã, um festival de Nhoque, que será servido em boa quantidade acompanhado de carne assada, lagarto redondo, com um especial molho madeira. A refeição será comercializada  a R$ 35 por pessoa.

A lenda conta que num certo dia 29, São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava faminto por um vilarejo da Itália. De casa em casa, pedia comida e ninguém o atendia. Apenas uma família, que tinha pouca comida em casa, ajudou o pobre homem. Deram sete massinhas de nhoque para o andarilho e desta forma todos conseguiram se alimentar. São Pantaleão comeu, agradeceu e desejou sorte à família, antes de partir. Quando foram recolher os pratos descobriram que havia moedas embaixo de cada prato.

História ou não, sempre vale a pena dar uma ajudinha para a sorte, por isso a tradição italiana é tão comum aqui no Brasil e é conservada pelos restaurantes de maior destaque da Zona Sul. como o IPANEMA 159.

Por magia ou superstição, cada vez mais os cariocas e brasileiros em geral  procuram restaurantes de cozinha italiana, todo dia 29, em busca de nhoque. Saboreando esse prato, acreditam ter sorte por 30 dias seguidos. Alguns comem apenas sete nhoques, mastigando sete vezes cada um. Outros devoram tudo, pois julgam importante não haver sobra. Os adeptos do nhoque da sorte informam que ele surgiu na Itália, terra natal do prato; os incrédulos afirmam que nasceu na América do Sul, como estratégia de restaurantes que precisavam aumentar a clientela. A origem do costume é explicada na lenda que possui variações.














SERVIÇO
IPANEMA 159 
Rua Joana Angelica, 159 
telefone: 21 2513 3000 
Pedidos também por Delivery atendendo toda a zona sul do Rio