Pesquisar

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Espaço Furnas Cultural recebe exposição inédita ‘Oni Uni Liri Ludi’

Grafiteiro Alemão levará ao público carioca diversas obras baseadas na arte de rua

Fotos: Fernanda Faccio / Higor Advenssude

A cada dia, a arte de rua ganha espaço no cenário das grandes cidades com seus vigorosos traços e cores vibrantes. A partir de 8 de junho, o Rio de Janeiro terá a oportunidade de conhecer um pouco mais desse universo através da exposição inédita ‘Oni Uni Liri Ludi’ – iniciais para Onírico, Universal, Lírico e Lúdico, do artista plástico e grafiteiro paulista Anderson Ferreira Lemes, o Alemão. A mostra ficará aberta no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, e tem entrada gratuita.

Sob a curadoria de Higor Advenssude, a exposição revelará com exclusividade ao público desenhos originais de personagens para grafite, onde a estrela principal é a bicicleta, retratada em todos os quadros. O meio de transporte exaltado por Alemão remete ao desejo de liberdade que nos torna humanos. As imagens trazem essa possibilidade dentro de uma estética em que a cor possui, também, um papel primordial.

Um dos principais traços do criador das obras é transmitir através de sua poética visual a oportunidade de refletir sobre a existência humana. Seu trabalho, iniciado com o ato de grafitar muros pelas ruas de Assis, cidade onde nasceu, do interior do estado de São Paulo, ganhou o mundo pela universalidade.

“Minha essência está fincada no meu desenvolvimento como profissional das artes de rua e galeria. Essa base foi um fator decisivo para que minhas pinturas conseguissem alcançar o grande público. Minha arte incorpora uma certa falta de identidade, o que permitiu um reconhecimento maior por parte do público com os personagens ilustrados em minhas telas, que carecem de uma identidade facial devido a esse propósito”, comenta Alemão. 

O trabalho do artista ganhou destaque no Brasil e no exterior a partir de 2013, quando realizou sua primeira exposição individual em Domodossola, na Itália. Atualmente, cerca de 350 obras de Alemão estão presentes nos cinco continentes.

O projeto curatorial reúne diversas obras de seu acervo pessoal – pinturas, uma série inédita de latas de spray customizadas como objeto de arte, uma escultura do seu principal personagem, o coelho, e um minidocumentário sobre a história de Alemão, o ‘Arte [i] Legal’, produzido pelo Memorial RB.

“’Oni Uni Liri Ludi’ apresenta a integração do universo de seus personagens a contextos regionais e universais, ampliando o conceito e a importância das obras de Alemão no cenário artístico nacional e internacional”, diz o curador.

"Ao apoiarmos diferentes manifestações artísticas estamos contribuindo com a preservação da identidade cultural brasileira, valorizando a cultura popular e a inclusão social”, declara Marcos Machado, gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas.

Sobre o artista
Anderson Ferreira Lemes, o Alemão, paulista da cidade de Assis, interior do estado de São Paulo, oferece em sua poética visual a oportunidade de refletir sobre a existência humana. O lirismo de seus personagens dirigindo mágicas e oníricas bicicletas remete ao desejo de liberdade que nos torna humanos. Todos queremos pedalar sem barreiras pelos caminhos do mundo. As imagens de Alemão trazem essa possibilidade dentro de uma estética em que a cor desempenha um papel primordial.

Os fundos remetem às paredes urbanas, nunca limpas e bem distantes de uma tela branca, e os seres humanos, com partes do corpo faltando, apontam para a incompletude de cada um. Mas, é justamente nessa fragilidade que está a grandeza de uma espécie que oscila entre a genialidade criadora e a infinita capacidade de se autodestruir continuamente.

As figuras transitam nessa ambiguidade entre a conquista do espaço, onde não há barreiras intransponíveis, e a delicadeza que as torna aparentemente frágeis. É na sutileza que reside a força de não conhecer limites e de construir um universo em que todo impossível se torna possível pelo talento e pela beleza plástica.

Serviço
Visitação: 08/06/2018 a 05/08/2018
Horário: Terça a sexta, das 14h às 18h, sábado, domingo e feriados, das 14h às 19h
Local: Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo, Rio de Janeiro/ RJ
Entrada franca
www.furnas.com.br
Produção: www.desvela.com.br