Pesquisar

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Curso de capacitação da LBV ajuda jovem a conquistar primeiro emprego

Rafaela  Soares dos Santos - Arquivo pessoal
Por: Simone Barreto

Rafaela conta sua experiência pessoal e profissional que contou com a ajuda da LBV

SÃO GONÇALO, RJ — Com os desafios que a população está enfrentando para arrumar emprego, ter um bom curso profissionalizante faz toda a diferença. Mas conseguir um de graça fica ainda mais complicado. Na Legião da Boa Vontade, onde são oferecidos gratuitamente diversos cursos de capacitação profissional, quem se forma tem encontrado chances ótimas no concorrido mercado de trabalho.

Foi o que fez a jovem Rafaela Soares dos Santos, de 21 anos, ex-aluna de cursos desenvolvidos gratuitamente por meio do programa Capacitação e Inclusão Produtiva, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em São Gonçalo.  Ele visa beneficiar jovens a partir de 14 anos, que serão os futuros trabalhadores do país e precisam do conhecimento para se inserir no mercado de trabalho, mas infelizmente nem sempre possuem a oportunidade de bancar um bom curso.

O primeiro contato com a LBV
“A instituição ficava a caminho da minha escola e comecei a fazer alguns cursos, bem novinha, tinha 14 anos. Lá colocavam umas faixas com cursos disponíveis. A partir daí conheci a instituição e fiz parte dos primeiros cursos, no início era artesanato, pintura de MDF, crochê, tricô. Depois fui fazendo vários outros”, disse. 

A conquista do primeiro emprego
A partir da qualificação profissional adquirida na Instituição, a vida de Rafaela se transformou para melhor. Bastou uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, através de um estágio remunerado num banco público.

“O curso de informática, principalmente o Excel avançado, foi o diferencial para a conquista do meu primeiro emprego. Ele foi importante pra mim no processo seletivo, que era um dos critérios de seleção. Foi um dos fatores que pesaram na minha seleção. Já trabalho há quatro meses no estágio e uso muito o Excel, aplico bastante o que aprendi no curso. Fiz informática básica, Turismo e Hotelaria, Secretariado, Auxiliar administrativo, e por último o Excel avançado”.

Profissionais e estrutura de qualidade
"Em relação à qualidade do curso, não tenho nenhum ponto negativo a ressaltar. Pelo contrário, só tenho elogios. A qualidade do material é muito boa, as aulas, a administração, os instrutores tinham vivência na área. O ambiente é limpo, conservado, o material didático, as apostilas são muito boas, enfim, todos os professores de informática muito dedicados e atenciosos, que me ajudam até hoje, mesmo eu não fazendo mais os cursos. Quem realmente tem interesse de aprender, ali só a tem a desenvolver e a crescer com os cursos da instituição. Todos os profissionais da LBV se preocupam com o nosso desenvolvimento e nosso aprendizado”.

Escolha da profissão e da graduação
“Eu só tenho a agradecer, agradecer à Instituição, aos instrutores que nos auxiliam, nos ajudam. A Instituição foi um dos fatores que determinou a escolha da minha profissão, da minha graduação em Engenharia de Produção, isso foi muito importante para mim. Tive oportunidade de crescer profissionalmente, de desenvolver competências, de conhecer áreas que gosto e trabalho hoje principalmente com informática. Se não fosse a LBV, eu não teria chegado até aqui, nem teria condições de pagar pelo curso. Só tenho a agradecer a todos que participaram desse processo comigo”.

Compartilhando a experiência
"Eu sempre indico a Instituição para os meus amigos, familiares e conhecidos, porque a gente tem uma qualidade garantida, profissionais que se preocupam conosco. Que todos façam parte, como eu vim e me desenvolvi”.

Crescimento profissional e desenvolvimento pessoal
“Os cursos da LBV atenderam e ultrapassaram as minhas expectativas, porque através deles é que pude dar um rumo à minha vida profissional. A Engenharia de Produção e esse estágio serão um impulso para crescer ainda mais no trabalho”, pontuou a jovem estagiária.

Na cidade de São Gonçalo, RJ, por meio do programa Capacitação e Inclusão Produtiva, a LBV oferece diversos cursos gratuitos. São eles: Informática Básica, Excel avançado, Secretariado Administrativo e Executivo, Recursos Humanos, Auxiliar de Creche e Berçarista, Recepção e Faturamento Hospitalar, Recepção Hoteleira, Atendente de Farmácia e Drogaria, Marketing e Vendas, Assistente Administrativo, Almoxarife e Estoque, Cerimonial e Eventos e Gestão de Restaurante.

Quero participar e me inscrever
Em São Gonçalo, procure o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua Coronel Moreira César, 160 - Zé Garoto - (21) 2605-6359.

Quero ajudar
Você pode ajudar mensalmente a LBV e contribuir para que outras histórias de vida como a da Rafaela inspirem outros jovens, assim contribuiremos para construir uma sociedade mais justa, dando oportunidades para jovens de baixa renda conquistarem o primeiro emprego, se destacarem no concorrido mercado de trabalho e, assim, contribuir para uma cidadania plena para todos.

Você ajuda, a LBV faz!