Pesquisar

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Animada abertura de carnaval marcou a coroação dos soberanos da Gafieira Elite

De Luiz Carlos Lourenço 

A boemia carioca tem passado, presente e futuro. Um dos palcos históricos das noites no Rio de Janeiro sem dúvida é a conhecida Gafieira Elite, que sobrevive ao longo dos anos com muitas festas populares, especialmente no período de carnaval.Na noite de ontem, com a apresentação do Rei, a Rainha e a Princesa do carnaval da casa foi realizado um animado baile pré carnavalesco, com a presença de muitos famosos, como a internacional cantora e vedete do Moulin Rouge, WATUSI.



Ao som de uma animada banda que executou os melhores sambas e marchinhas de carnaval, \foram coroados os soberanos que durante um ano reinarão como a corte da casa. A rainha PAULA GOODARTH, o rei, FERNANDO RESKY e a princesa da renomada gafieira, SAMANTHA ALUCCARD. A gafieira promoverá animados bailes de carnaval em todos os dias da folia de momo, com preços populares.



Com a casa cheia, o baile contou com a presença de grandes nomes do cenário artístico, como as cantoras WATUSI, GLORIA LARAUJO e BETH GUILHER, a estrela RUDY PINHO, o REI DO CARNAVAL, ANDERSON SOUZA, REGINE DE MONACO, PAULETTE SHOW, a ATRIZ YARA BRAZÃO, MARCELO SOUZA, JOSÉ ANTONIO PAZ MONTEIRO e a RAINHA DA BANDA DAS QUENGAS, TG BENGSTON, além de CIDA MORAES e a equipe do programa GENTE CARIOCA e muitos outros notáveis.


Um dos destaques da festa foi a execução do grande sucesso de carnaval criado pelo compositor JOÃO ROBERTO KELLY, "AlÔ GILMAR" executado pela banda da Gafieira Elite e cantado por Fernando Resky e Cida Moraes, sob os aplausos delirantes do público.

Uma Pérola do Rio
Em 17 de julho de 1930, com o nome Elite Clube, foi fundada a Gafieira Elite. Embora existissem na época inúmeras casas de dança na cidade do Rio de Janeiro nesse período, a Elite tinha a pretensão de ser uma das grandes e conseguiu este objetivo..



A iniciativa para a abertura da Casa foi do comerciante português e agitador cultural Júlio Simões. Relatos apontam que em 1930, o Rio de Janeiro tinha cerca de 450 casas de dança. Contudo, Júlio garantia que a Elite iria ficar para a posteridade. E Acertou.

“O casarão que abriga a Gafieira Elite foi construído para ser a residência oficial de Duque de Caxias. De lá, o Marechal conseguia ver a movimentação do Campo de Santana e das redondezas, onde se encontravam sedes militares”, pontua o historiador Maurício Santos.



Voltando ao ano de 1930, a inauguração da Gafieira Elite teve em seu baile a presença da Orquestra Carioca, badalado grupo da época. A estreia foi de casa cheia, o que se repetiu por décadas.



Entre os frequentadores famosos do histórico point carioca podemos citar, Marília Pêra, Madame Satã, Braguinha, Oswaldo Nunes, Pixinguinha, Mário Lago, Ciro Monteiro, Cartola, Jamelão, Moreira da Silva, Nelson Sargento, Blecaute, Carmem Costa, Elizeth Cardoso, Marlene, Emilinha Borba, Elza Soares, Dóris Monteiro, Ademilde Fonseca e Aracy de Almeida, entre outros.

“O ator Grande Otelo também era figura certa na Gafieira. Júlio Simões, responsável pela Casa, era uma espécie de pai do ator. Júlio ajudou muito o Grande Otelo”, conta Maurício dos Santos.



O nome Gafieira Elite veio de uma história curiosa. Certa noite, um jornalista tentou entrar no então Elite Clube. O homem foi barrado, pois estava muito embriagado e mal vestido. Contrariado, ele disse que o lugar não era um clube de dança e sim uma gafe. O ocorrido foi publicado no jornal Tribuna da Imprensa. Júlio Simões achou tudo engraçado e da palavra “gafe”, teve a ideia para o batismo “Gafieira Elite”.

Pelo palco da Gafieira passaram muitos expoentes consagradps da música brasileira. Entre tantos, Orquestra Raul de Barros, Orquestra Maestro cipó, Orquestra Tabajara, Caetano Veloso, João Bosco, Beth Carvalho, Billy Blanco, Elba Ramalho e muitps mais.


Serviço
Endereço: Rua Frei Caneca, 4 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2232-3217 / (21) 2447-6029
Tipos e serviços: Espaço para eventos
Horário de funcionamento: Confira o horário de funcionamento na programação da agenda
Observações: A Casa não trabalha com Cartões e só aceita dinheiro. 
Site: http://www.gafieiraelite.xpg.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Gafieira-Elite/106148959468970