Pesquisar

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Terreirão recebe o Samba Iaiá, Mangueira, Bola Preta e mais no sábado

Publicado originalmente no Diário do Rio

O Terreirão do Samba recebe mais uma edição do Samba Iaiá, movimento de resistência do Samba criado por Pretinho da Serrinha. Depois de lotar o Circo Voador em duas edições e estrear no Terreirão do Samba, no último dia 20/01, o projeto volta ao tradicional palco da Praça Onze recebendo um timaço de bambas. O agito terá as participações especialíssimas de Xande de Pilares, Bateria da Mangueira e Cordão da Bola Preta, que comemora seu centenário em 2018. Sábado 27/01, a partir das 18h. A entrada é gratuita.

No compasso dos bambas – “É com reverência e emoção que levamos o Samba Iaiá ao Terreirão do Samba, um símbolo da cultura disseminada por Tia Ciata no início do Século 20. Em sua casa, na Praça Onze, ela promoveu encontros históricos que firmaram um movimento musical, de resistência e fé, eternizando muitos artistas que tanto nos ensinaram. Em resumo, sem a Praça Onze, os seus compositores e intérpretes, o Samba Iaiá não existiria”, diz Pretinho.

Samba Laiá - Foto: Tarso Ghelli

A volta das atividades no Terreirão está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, que, a partir de uma Parceria Público Privada, entregou o espaço à agência A Vera, vencedora da licitação, responsável pelos eventos no local até o carnaval. Segundo Nilcemar Nogueira, secretária Municipal de Cultura, a parceria tem como objetivo garantir a regularidade e qualidade das festas sem abrir mão da relevância cultural do Terreirão para a cidade. “O projeto foi pensado com base no respeito às tradições do samba e na reverência ao passado histórico daquele território”, explica a secretária.

Serviço
Terreirão – Samba Iaiá com Pretinho da Serrinha, Xande de Pilares, Bateria da Mangueira e Cordão da Bola Preta.
Data: 27/01/2018 – sábado
Horário: 18h
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 66, Praça Onze – Centro
Entrada franca – Classificação livre