Pesquisar

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Confira dicas de vinho para beber no verão

Brancos, rosés, espumantes e até drinks com vinho podem harmonizar muito bem com um dia de verão - Wine/Divulgação

É possível e muito agradável beber vinhos em dias quentes, tudo depende da escolha correta do tipo e da temperatura da bebida







Originalmente publicado no Gauchazh

A imagem clássica da taça de vinho sendo saboreada em frente à lareira em um dia de inverno permeia o imaginário de todos. Por conta disso, muitos não veem a bebida como uma opção para os dias mais quentes. No entanto, essa ideia não passa de um mito: é sim possível e muito agradável beber vinhos no verão, tudo depende da escolha correta do tipo e da temperatura da bebida.

Na Europa, onde o vinho está intimamente ligado à cultura, as temperaturas são geralmente mais baixas e a tradição favorece o consumo dos tintos mais encorpados e alcóolicos, que “esquentam” e harmonizam com os pratos mais pesados e de maior sustância consumidos no inverno. Muito por conta disso, o Brasil importou a ideia equivocada de que este tipo de vinho é superior aos demais.

Ana Cristina Fulgncio, sommelière da Wine, prefere simplificar. Para ela, “vinho bom é aquele que se gosta”. Portanto, se lhe agrada, não vai ser o clima que vai ditar o que você bebe. Mas é claro que há indicações.

– Os vinhos com maior acidez são aqueles que dão uma sensação de refrescância e, logo, são mais agradáveis para se consumir em dias quentes. É geralmente o caso de vinhos brancos, rosés e espumantes – enumera Ana Cristina.

As harmonizações também contribuem para a ideia de “vinhos de estação”. De acordo com a sommelière, pratos mais leves, mais consumidos no verão, combinam melhor com vinhos brancos e rosés, ao contrário de pratos gordurosos, consumidos em dias mais frios e que harmonizam com bebidas mais encorpadas.

– Os brancos harmonizam com saladas, aperitivos, entradas como pastas e patês e até com coisas um pouco mais pesadas como um bacalhau no azeite ou uma pizza com queijos. Os rosés tendem a ter um pouco mais de peso que os brancos e vão muito bem com salmão ou um risoto de camarão, por exemplo – relaciona.

Temperatura ao servir pode ser fundamental
A maioria dos rótulos indica a temperatura ideal para o consumo do vinho. Essa indicação sugere a condição que o enólogo deseja para o momento da degustação. A Wine, em suas fichas técnicas do site, sugere a melhor temperatura para o consumo de todos os vinhos.

Os tintos devem ser mantidos a uma temperatura de 15 a 16 graus e o consumo dele gelado pode acabar alterando o sabor. Já os brancos podem ser servidos entre 8 e 9 graus e podem ser colocados na geladeira 30 minutos antes da hora de consumir. Para os espumantes o indicado é manter na geladeira e beber bem gelado.

Wine oferece seleção de vinhos e promoção de verão
A Wine criou um site exclusivo para as ofertas de verão. Ali pode ser consultada uma seleção com vinhos e espumantes indicados para o consumo durante os dias de calor. São mais de 300 rótulos entre nacionais e importados para saborear e se refrescar.

Quem abastecer a adega pelo site da Wine ainda pode ganhar uma viagem para um país produtor de vinhos na promoção Sunset Wine. A cada R$ 350 em compras na seleção de verão é gerado um número da sorte para concorrer ao passeio ao lado dos “caçadores de vinhos” Vicente Jorge e Manu Brandão. O vencedor ainda participa da seleção de um rótulo para o site ou para o clube Wine como um verdadeiro Winehunter.

Além disso, a página ainda traz um menu com receitas de drinks geladinhos, feitos com vinho, para trazer mais leveza aos dias quentes da estação. Como pode ser visto nos exemplos abaixo, a bebida certa combinando com frutas frescas e sucos feitos na hora  deixam tudo ainda mais natural e saboroso:




Confira abaixo uma lista de sugestões da Wine para esse verão:
Brancos
Root: 1 Sauvignon Blanc 2016
Portas Da Herdade Branco 2016
Ropiteau Frères Chardonnay 2015
Solar Das Bouças Vinho Verde Loureiro 2015
Gibele Zibibbo Terre Siciliane Branco Igp 2016

Tintos
Nederburg 56 Hundred Pinot Noir 2016
Ropiteau Frères Coteaux Borguignons 2015
Bodega Amalia Dos Fincas Single Vineyard Pinot Noir 2015

Espumantes brut
Louis Bouillot Blanc De Noirs Brut
Undurraga Royal D.O. Valle de Leyda Brut
Champagne Montaudon Brut
Toro Loco Cava Rosé Brut

Espumantes demi-sec
Espumante Chandon Riche Demi-Sec
Champagne Veuve Clicquot Demi-Sec

Rosés
Defesa Do Esporão Rosé 2015
Dominio Del Plata Malbec Rosé 2016
Canepa Novísimo Rosé 2016

Frisante
Porta Soprana Lambrusco I.G.P. Emilia Rosso Amabile