Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Unindo talentos por meio da música

Banda do Exército e Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade durante apresentação do concerto sinfônico na Fundação Cultural Exército Brasileiro, em março de 2017 / Foto: Vivian R. Ferreira
Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade fazem apresentação especial

São Paulo, SP — A Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade farão uma apresentação especial, no dia 20 de junho, das 14h30 às 16 horas, aos alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental do Conjunto Educacional Boa Vontade e a professores da unidade educacional.

O evento ocorrerá no Espaço Cultural da Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo (Av. Rudge, 848, Bom Retiro, São Paulo/SP), e serão interpretadas as composições Canção do Exército, Canção do Expedicionário, Aquarela e Amigos para Sempre.

A iniciativa da apresentação partiu da própria Banda, em retribuição à participação do coro nas comemorações do Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, e do 17º aniversário da Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb). Composta de 80 pessoas, a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro tem por plano de ação fundamentalmente fazer da música de qualidade um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, e um elo para promover a cultura entre civis e militares.

O Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade é formado por alunos do Instituto de Educação José de Paiva Netto. Não apenas nessa escola, mas também nas demais unidades socioeducacionais da Instituição, as crianças, desde a mais tenra idade, são estimuladas ao contato com a música, a fim de obter os benefícios dela nessa fase tão importante da existência, bem como à vivência de valores espirituais, éticos e ecumênicos, por meio de diversas atividades, inclusive da interpretação de canções que tratam do respeito à Natureza e à Vida, da importância de exercitar a Solidariedade e de outros temas com mensagens elevadas.

Foto: Vivian R. Ferreira

As aulas de canto e de instrumentação, oferecidas gratuitamente às crianças e aos adolescentes, contribuem para despertar neles o gosto por diferentes estilos musicais, até mesmo por causa da leitura de partituras e da aprendizagem de vários instrumentos, entre os quais violino, flauta transversal, contrabaixo, violoncelo, clarinete e viola.

O Conjunto Educacional Boa Vontade é formando pela Supercreche Jesue e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto e está localizado na Av. Rudge, 630/700, no bairro do Bom Retiro, na capital paulista.