Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 6 de junho de 2017

No Dia Mundial do Meio Ambiente, André Trigueiro lança novo livro

De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Vitoria Virtus

Na noite de ontem, quando ainda se comemorava o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Livraria da Travessa, no Leblon, ficou lotada de jornalistas, fotógrafos, ecologistas, professores e admiradores do jornalista ANDRE TRIGUEIRO, que fez o lançamento com sucesso do seu quinto livro, “Cidades e soluções: como construir uma sociedade sustentável”. Por mais de três horas, o autor autografou dezenas de livros, mostrando que ele uniu a profissão de jornalista às experiências que podem melhorar a qualidade de vida de quem vive na cidade, mostrando como utilizar os recursos naturais de forma sustentável e inteligente.

Entre as muitas personalidades que compareceram ao lançamento destacavam-se o ator Marcos Paulo, o amigo de infância e confidente Augusto Senna, o cinegrafista Evilásio Carneiro, Charles Monteiro, Claudio Guerra, Joel Vaz, Marcelo Sá, Julio Tolentino, Adriane Moniz, Mauricio Brito, Miguel Jarod, Bruno Marques, Fábio Osolins e Bruno Manzolillo.

Ao autografar um livro para o diretor presidente da LBV, jornalista, escritor e radialista José de Paiva Netto, um ferrenho defensor dos cuidados com o meio ambiente, André Trigueiro escreveu: “ José de Paiva Netto. Parabéns pelo belo trabalho. Abraços do André”. O livro foi encaminhado ao dirigente da Legião da Boa Vontade por seu assessor de imprensa, Jornalista Luiz Carlos Lourenço.

Dez anos no ar
Além de estar à frente do programa “Cidades e soluções”, exibido na GloboNews, André é professor, escritor e pesquisador e comentou que a obra recém lançada lhe deu muito trabalho.
— O programa está no ar há dez anos mostrando soluções ambientais no Brasil e no mundo. Mas o livro não é uma versão impressa do que se vê na TV, é apenas uma inspiração. A gente fez um garimpo, atualizou, incorporou dados e ouviu especialistas de diversas áreas — diz ele sobre a publicação, que também traz dicas sustentáveis para serem aplicadas no dia a dia.

Trigueiro diz que seu interesse pelo tema se tornou mais forte quando cobriu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92. A partir daí, especializou-se ainda mais e tornou-se professor:
— Posso dizer que a educação ambiental melhorou muito ao longo dos anos. Eu percebia que as pessoas saíam do colégio, e até da faculdade, sem saber a importância da coleta seletiva de lixo e dos recursos hídricos.

Tentando mostrar que as cidades podem, sim, ser mais sustentáveis, o jornalista ainda comenta que há muitos desafios pela frente, mas que o mundo como um todo tem evoluído nesse quesito:
— Não existe cidade 100% sustentável, mas vejo prefeitos que vêm adequando suas políticas públicas. Em Niterói, por exemplo, novos prédios só podem ser construídos com hidrômetros individuais e com coleta de água de chuva e de água cinza, que são aquelas ensaboadas de máquina de lavar, de chuveiro e de pia — diz ele, elogiando a ação como um trunfo contra o desperdício.

Ainda falando sobre o Rio de Janeiro, Trigueiro expõe o que pensa sobre a Baía de Guanabara:
— Com certeza tem jeito! Existem vários exemplos no mundo que deram certo. O governo só precisa entender que despoluir a baía é um projeto muito mais econômico do que ecológico. Ninguém quer ter comércio em volta de água suja e malcheirosa. Se a Baía for limpa, pode haver ali restaurantes, bares, remo, vela e até mergulho! O turismo vai bombar e ainda gerar emprego. Todos vão querer interagir, e a relação custo-benefício valerá a pena — finaliza o jornalista.

Salvar o Planeta 
Discutir as cidades para salvar o planeta! A maior parte da população mundial vive hoje nas cidades – essas aglomerações de pessoas e concreto em que sobram problemas e falta planejamento. A urbanização desordenada traz inúmeros desafios e uma certeza: não há solução para a humanidade que não passe necessariamente pela transformação das cidades. Escrito por André Trigueiro, jornalista especializado em gestão ambiental e sustentabilidade, Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável é um livro fundamental para o debate sobre o que precisa mudar para assegurar a sobrevivência do planeta.

No ar desde 2007 pelo canal por assinatura GloboNews, o programa de TV homônimo se dedica a apresentar experiências capazes de melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades por meio do uso inteligente e sustentável dos recursos naturais. O acervo acumulado nos dez anos da atração inspirou a realização desta obra, que expande o conteúdo da TV ao oferecer dados, informações e abordagens inéditos. Dividido em nove grandes temas, o livro é construído com textos curtos e objetivos voltados aos públicos mais variados.


Ao fim de cada capítulo, Trigueiro apresenta um resumo de entrevistas com personalidades de influência internacional, como Noam Chomsky, Al Gore, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Muhammad Yunus e Achim Steiner, entre outros. Há também a seção “Eco-dicas”, que traz sugestões sustentáveis de fácil aplicação no dia a dia. O recado é claro: ou corrigimos o rumo, ou pereceremos. Nesse cenário, Cidades e Soluções é uma obra relevante e necessária. Mais do que isso, expõe que é nos tempos de crise, como a que vivemos hoje no Brasil, que a busca por alternativas se torna ainda mais urgente e valiosa, reforçando o poder dos bons exemplos e sua capacidade de disseminação.