Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quarta-feira, 7 de junho de 2017

‘De Rio a Lille’ se apresenta no Teatro Municipal de Niterói

No dia 15 de junho de 2017, quinta-feira, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói vai receber De Rio a Lille. Mesclando ricas e diversas culturas, o trio traz o baião na música cigana, a valsa no samba e o jazz no maracatu, criando uma síncope brasileira numa melodia europeia em músicas próprias e releituras que são ao mesmo tempo populares e sofisticadas.

No projeto de residência, apoiado pela Aliança Francesa e pelo Consulado Francês do Rio de Janeiro, dois músicos franceses e um músico brasileiro criaram um baile-show onde o importante é a dança e o intercâmbio entre as culturas.

Após 10 anos morando na Europa e hoje de volta ao Brasil, Rodrigo Marchevsky, acordeonista especialista em forró e amante das músicas do mundo, promove um encontro com o saxofonista e clarinetista virtuoso Yann Deneque e com o violinista de jazz cigano e cantor de chanson française Lucien Alfonso. No repertório, grandes clássico franceses como La Javanaise, La Foule, La Vie en Rose e Pas a Pas ganharão uma roupagem particularmente nordestina. Será um grande arraiá franco–brasileiro.

A primeira etapa do projeto aconteceu na França, de 02 a 11 de maio. Na França, também ocorrerão os primeiros shows da turnê, durante o Festival Internacional de Forró de Lille, um dos principais eventos do estilo na Europa. Além da participação no Festival, o grupo fará dois shows em Paris. A segunda etapa acontecerá entre 6 e 23 de junho, no Brasil, onde os artistas vão dividir com o público brasileiro o resultado desse encontro.

Rodrigo Marchevsky
Acordeonista, cantor e compositor Rodrigo é músico e compositor carioca. Acompanhou musicalmente grandes artistas como Fagner, Geraldo Azevedo e Fafá de Belém. Em 2003, decidiu se instalar na Europa, onde ficou por 10 anos. Barcelona, Londres, Montpellier, Lille e Bretanha foram os lugares onde ele escolheu viver durante sua estadia no velho continente. Em 2005, Rodrigo foi convidado pela Companhia Tire-Laine, situada em Lille, para integrar algumas de suas diferentes formações musicais. Pela Companhia, viajou com diversos projetos musicais sociais ou puramente artísticos.

Lucien Alfonso
Lucien começou a tocar violino aos 6 anos e, aos 12, ingressou no CNR de Toulouse. Em paralelo aos seus estudos de música clássica, ele se dedicou ao jazz. Dividiu palco com grandes artistas como Wynton Marsalis, Ben Harper, Nigel Kennedy, Mathieu Chédid e Angelo Debarre. Estudou no maior Conservatório de Genebra, onde se dedicou à música contemporânea, a world music e ao improviso. Fundou os grupos Odeia, Toukouleur Orchestra, Le Petit Bal de Poche, Klezmer Lokomotiv, Le Duo Alfonso-Aguirre, Kind of Sound e Urban-Musette Altavoz.

Yann Deneque
Formado pelo Conservatório de Roubaix, Yann Deneque ganhou medalhas de ouro em saxofone, teoria musical e música de câmara. Antes dos 17 anos, foi vencedor de várias competições internacionais, como a "Rotary Club”. Em seguida, ingressou na Companhia Tire-Laine, onde passou a fazer parte de diversas formações musicais como Taraf Dékalé, Swing Gadjé e Arnaud Van Lancker Quartet. Em paralelo, trabalhou em mais de 35 álbuns de jazz, world music e música eletrônica, ao lado de grandes nomes da música. Estes encontros musicais o levaram para países como Brasil, EUA, Egito, Uzbequistão, Polônia, Hungria, Alemanha, Suíça e Itália.

Serviço 
"De Rio a Lille" no Teatro Municipal 
Data: 15 de junho de 2017 (quinta-feira)
Horário: 19h 
Duração: 120min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) 
Local: Teatro Municipal de Niterói 
Endreço: Rua Quinze de Novembro, 35 
Tel: (21) 2620-1624