Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 5 de junho de 2017

Adolescentes e idosos compartilham experiências e vivenciam a Paz no TBV

Parte do grupo de adolescentes posa para foto em frente ao Templo da Boa Vontade. Foto: Janine Martins
Por Janine Martins

O Templo da Boa Vontade é um lugar ecumênico. Neste espaço de paz, todas as crenças, filosofias, modos de ver a vida, nacionalidades e etnias são respeitadas. E foi neste lugar, na última segunda-feira, 29, que um interessante projeto ocorreu. Jovens da melhor idade que participam do programa Universidade do Envelhecer (Uniser), da Universidade de Brasília, ensinaram a alunos do Centro de Ensino Médio Julia Kubitscheck sobre a arquitetura e a história da Pirâmide de Sete Faces, que não por acaso é o monumento mais visitado do Distrito Federal.

“A proposta é levar os meus alunos, os idosos, a lugares importantes de Brasília por sua história e arquitetura, o Templo da Boa Vontade é um deles. Na nossa proposta, a gente tem uma parceria com uma escola pública que também traz os alunos, os adolescentes, aí tem essa mistura de gerações nessa proposta, o que também é muito enriquecedor”, disse Mariana Rocha, professora de Arte e Cultura da Uniser.

A educadora comentou ainda os fatores que fizeram que o Templo da Boa Vontade fizesse parte do roteiro do grupo: “Tem uma história muito bonita, a arquitetura é muito bonita e bem pensada, vale muito a pena vir conhecer para um momento de reflexão e turismo”. E finalizou: “Tantos os meus alunos quantos os adolescentes gostaram bastante”.

Os idosos se prepararam, estudando aspectos arquitetônicos e curiosidades do Templo da Paz para apresenta-los aos adolescentes. Uma verdadeira troca de experiências! Os jovens da Melhor Idade ainda contaram com o apoio da equipe de recepção do TBV, que estava a postos para esclarecer qualquer dúvida, como acontece cotidianamente.

A senhora Dalva Oliveira, participante do Uniser, foi uma das que conduziu o tour. “É muito impressionante, como a Sala Egípcia, é uma riqueza de cultura. E precisamos aprender e a nossa experiência tem que ajudar o jovem. Achei maravilhoso esse trabalho [de guiar os adolescentes pelo TBV]. Aqui a gente pode tornar mais clara nessa vivência, as obras culturais, porque é vendo que aprendemos mais”, comentou.

Ana Carolina, estudante do Ensino Médio, também contou o que achou de conhecer o Templo da Boa Vontade: “Foi uma experiência muito boa, porque a gente visitou muitos lugares. Eu sou muito nova ainda, e a gente nunca conheceu esses lugares. E cada lugar que a gente vai é uma experiência nova que a gente vê e vai aprendendo. A gente chegou aqui no Templo da Boa Vontade e lá na Pirâmide a gente fez a caminhada, e depois que a gente encontrou a luz”, relatou.

Conheça você também o Templo do Ecumenismo Divino, eleito pelo povo como uma das Sete Maravilhas de Brasília. O TBV está localizado na quadra 915, Asa Sul, Brasília, DF. Outras informações pelo telefone (61) 3114-1070.