Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 22 de maio de 2017

Museu de Arte Sacra recebe a Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade



Evento apresenta obras de importantes compositores eruditos

Neste sábado, 20, a Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade participou do programa "Tardes Musicais" do Museu de Arte Sacra, em São Paulo, com entrada gratuita.

Para a ocasião, o repertório contemplou obras de renomados compositores eruditos, dentre as quais Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach; O Cisne, de Saint-Säens; e Vejo a Luz do Mundo Novo, do Oratório O Mistério de Deus Revelado, de Paiva Netto.

Formada por alunos, ex-alunos, colaboradores e professores que atuam na Legião da Boa Vontade em São Paulo/SP, a orquestra tem se apresentado, esporadicamente, em eventos promovidos pela Instituição. De suas apresentações, destaque para o Espetáculo Música Legionária, realizado em outubro de 2014, em Brasília/DF, durante as festividades dos 25 anos do Templo da Boa Vontade, com transmissão ao vivo pela Super Rede Boa Vontade de Comunicação (TV, rádio, internet e aplicativo Boa Vontade Play).

Vale ressaltar que, desde sua fundação, em 1950, a Legião da Boa Vontade tem incentivado diversas ações culturais, em especial, no campo da Música. A partir da década de 1980, a Instituição intensificou ainda mais suas atividades na área musical e iniciou em suas unidades socioeducacionais, em todo o Brasil, oficinas de Música, por meio das quais se oferecem aulas de canto e de instrumentos diversos. A partir daí, ampliaram-se os corais e formaram-se grupos de instrumentistas, entre outras iniciativas, como a Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade, criada pelo diretor-presidente da LBV e também compositor José de Paiva Netto.

Sobre o Oratório O Mistério de Deus Revelado
Obra gravada em 1999 com interpretação da Orquestra Sinfônica de Sófia e do Coro Filarmônico Nacional “Svetoslav Obretenov”, da Bulgária, já atingiu mais de 500 mil cópias vendidas, conquistando Discos de Ouro e de Platina. Paiva Netto inspirou-se no compositor brasileiro Villa-Lobos e brilhantemente ressaltou na melodia, no ritmo e na harmonia a descoberta do Segredo de Deus, que, segundo o compositor, foi desvendado por Jesus em Seu Novo Mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35). O Oratório O Mistério de Deus Revelado está disponível no Spotify e no Clube Cultura de Paz pelo telefone 0300 10 07 940.

Foto: Vivian R. Ferreira