Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sábado, 27 de maio de 2017

LBV promove Semana Mundial do Brincar

Recife, PE — Na semana Mundial do Brincar, da LBV, as crianças resgatam brincadeiras populares, e se divertem, cantando e pulando corda. Foto: Bruna Gonçalves
Por Thayná Reis

Pular corda, correr, participar de gincanas, brincar com jogos em grupo ... Essas e outras atividades despertam na criança a criatividade, a imaginação, a capacidade de resolver problemas, a ter mais disciplina, expressar sentimentos, respeitar os colegas, além de ajudar na socialização. São muitas as vantagens, por isso devemos dar total atenção a esse momento lúdico e educativo no dia a dia dos pequenos.

O direito de brincar está descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preconiza no seu Artigo 16, parágrafo IV:  “O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: brincar, praticar esportes e divertir-se”. Além disso, é inegável os resultados no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Pensando nisso, a Legião da Boa Vontade promove permanentemente, em todas as suas 81 unidades espalhadas pelo Brasil, atividades lúdicas que ajudam no bem-estar, na boa convivência, estreita vínculos afetivos e ajuda no fortalecimento de valores ecumênicos, permeados pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico*, linha educacional criada pelo educador Paiva Netto.

Taguatinga, DF — Com muita disposição, a garotada comecou a segunda-feira com um aquecimento pra lá de especial, dentro das atividades da Semana Mundial do Brincar na Escola da LBV. Foto: Karina Dametto
Para valorizar e assegurar ainda mais este direito, a LBV participa anualmente da Semana Mundial do Brincar, que ocorre do dia 21 ao dia 28 de maio. O objetivo é literalmente sair da rotina e oferecer às crianças e aos jovens uma semana especial com muita brincadeira e muito aprendizado.

As unidades da LBV nas cinco regiões do país estão promovendo jogos, gincanas, brincadeiras e atividades esportivas com os atendidos. Confira nossas galerias de fotos abaixo que serão atualizadas durante toda a semana e saiba como o lúdico é importante nesta fase:

CENTRO-OESTE
Nas cidades de Taguatinga, Brasília, Anápolis, Goiânia, Inhumas, Campo Grande, Paranaíba e Cuiabá, as atividades focaram nas tradicionais brincadeiras infantis como cantigas de roda, pique pega, estátua, entre outros.
Campo Grande, MS — As brincadeiras livres, são atividades sociais que contribuem para a construção e desenvolvimento de cada uma das crianças.

NORDESTE
​A Semana Mundial do Brincar nas cidades de Maceió, Itabuna, Lauro de Freitas, Salvador, Fortaleza, São Luís, Campina Grande, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal e Aracuju foi marcada pelo encontro de gerações e resgate de jogos e brincadeiras populares. Alguns exemplos são: pular corda, jogar bolas de gude e rodar peão...

São Luís, MA — As crianças atendidas, pela LBV, participaram de diversas brincadeiras e ações no Parque Ecológico do Bom Menino, como parte da Semana Mundial do Brincar. Foto: Jeorlan Froiz
SUDESTE
Nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Vitória, Araxá, Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Belford Roxo, Cabo Frio, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Peteópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Volta Redonda, Americana, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba teve diversão para todos os gostos! As atividades da Semana Mundial do Brincar trouxeram variadas opções de brincadeiras e transformaram esse ambiente lúdico em um local de muito aprendizado.

Petrópolis, RJ — Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e a perder. Foto: Fátima Barbosa

SUL
​Nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Curitiba, Maringá Ponta Grossa, Glorinha, Pelotas, Porto Alegre, Criciúma, Florianópolis, Joinville e São José as crianças atendidas tiveram a oportunidade de confecionar brinquedos com materias recicláveis e se divertir em espaços preparados com muito carinho para elas.

Porto Alegre, RS — Os ambientes da Instituição foram preparados especialmente para garantir o brincar das crianças atendidas. Foto: Nadiele Bortolin
NORTE
Em Manaus, Ananindeua e Belém as crianças atendidas estimularam a imaginação e a criatividade com brincadeiras em grupo e com oficinas divertidas como a de contação de histórias.

Belém, PA — As crianças ganharam uma  tarde especial na Semana Mundial do Brincar. Foto: Ana Paula Ferreira