Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sábado, 27 de maio de 2017

Instituições de arte do RS homenageiam quatro artistas mulheres pelo seu centenário

2017 é o ano de comemorar os 100 anos de nascimento de quatro artistas que marcaram a história da arte gaúcha no século XX. São elas: Alice Soares, Alice Brueggemann, Cristina Balbão e Leda Flores. Esta marca é tão importante para a consolidação de um circuito das artes no Rio Grande do Sul, que as mais prestigiadas instituições voltadas à pesquisa e difusão das artes visuais se uniram para realizar uma exposição comemorativa.

A Coordenação de Artes Plásticas da Prefeitura de Porto Alegre, as Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli, a Pinacoteca Fundacred, a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS promovem uma mostra das homenageadas de junho a setembro. Esta exposição, sediada na Pinacoteca Ruben Berta, com a curadoria de Blanca Brites e Paulo Gomes, conta ainda com uma série de eventos paralelos como projeção de filme, ações educativas, cursos e palestras.

As “duas Alices”, como eram conhecidas Alice Soares e Alice Brueggemann, dividiram um ateliê por quatro décadas. Cristina Balbão foi professora da UFRGS e organizadora do MARGS em seu início e ainda presidente da Associação Chico Lisboa. Já Leda Flores, ganhou prestígio como ceramista e escultora, sendo a sua obra “A Flautista” ainda hoje considerada referencial na história da escultura gaúcha. Elas podem ser consideradas as primeiras artistas a se profissionalizar no Rio Grande do Sul, num período em que eram escassas as galerias de arte e que ainda não havia museus importantes dedicados à produção artística, e o trabalho, em especial das mulheres, nesse campo era entendido apenas como diletantismo.

Alice Soares, Alice Brueggemann, acompanhadas por Cristina Balbão e Leda Flores, firmaram definitivamente a geração de artistas mulheres da década de 1950 como exemplos a serem seguidos nos campos profissional, acadêmico e institucional. Essa atuação múltipla foi sempre balizada por uma qualidade de produção digna de profunda admiração.

Serviço
4 Mulheres, 1 Centenário
Pinacoteca Ruben Berta – Rua Duque de Caxias, 973Centro Histórico – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Abertura: 1º de junho, quinta-feira, 19h visitação: de 2 jun 2016 a 1º set 2017 | seg a sex, das 10h às 18h
Entrada Franca
A abertura da exposição será precedida pelo lançamento da Associação de Amigos das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA, que ocorrerá às 18h, com a presença da Diretoria da entidade e convidados

Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Localização: Praça da Alfândega, s./n.
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Telefone: 32272311