Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 16 de maio de 2017

Gripe: perigo para os idosos

O inverno está chegando. Apesar de ser um período bom para consumir pratos quentes e ter momentos mais aconchegantes em casa, o frio traz também o vírus da gripe, que acomete principalmente crianças e idosos.
Causada pelo vírus Influenza, a doença é altamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa através de gotículas ou contato direto com objetos contaminados recentemente por secreções respiratórias.

De acordo com a Dra. Bárbara Pereira Braga, médica responsável pelos idosos do Lar dos Velhinhos de Campinas, é fundamental que certos hábitos de higiene sejam mantidos, além de evitar contato com pessoas que estejam apresentando os sintomas da gripe. “Aglomerações em lugares fechados também devem ser evitadas já que facilitam a transmissão do vírus”, acrescenta.

Segundo a especialista, manter a hidratação e praticar regularmente atividades físicas é essencial para aumentar a imunidade. Cuidados com a alimentação balanceada e uma vida saudável também ajudam a diminuir os riscos de adquirir infecções respiratórias.

Porém, mesmo que tais cuidados sejam tomados, a medida mais eficaz para prevenção da gripe ainda é a vacinação. A dose deve ser repetida anualmente para garantir a proteção.

Mas se você for pego pela gripe, Bárbara alerta aos sintomas mais comuns apresentados, como febre, tosse, coriza, dores no corpo, cansaço e também para possíveis complicações, que necessitam de intervenção médica. “Estes sintomas são auto-limitados, porém podem causar grande incapacidade. Em alguns casos, a gripe pode se complicar, principalmente em pacientes com a imunidade comprometida. Exemplos de complicações são as otites, sinusites, pneumonias e problemas cardíacos, que por vezes podem exigir internação. Durante epidemias de gripe, cerca de 80-90% dos óbitos ocorrem na população acima de 65 anos de idade. Os casos mais graves ocorrem em pessoas com baixa imunidade e portadores de doenças crônicas” finaliza.

Lar dos Velhinhos
Promover o envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do Idoso. É esse o Trabalho que o LVC há 112 anos vem desenvolvendo e divulgando. Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas  CEP: 13033-755. Telefones: (19) 3743-4300