Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sábado, 20 de maio de 2017

Entrega de comenda premiou ontem notáveis na Federação das Academias de Letras e Artes



De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Kicko Ribeiro e
Dougie Face

Em concorrida festa cultural, reunindo intelectuais, artistas, jornalistas e outros nomes de destaque foi realizada na noite de ontem a cerimônia de entrega da Comenda Imperador Philippikos III Bardanes, em solenidade presidida por Dom Alex Comnène Palaiologos. O encontro, denominado como Sodalício do CONINTER-Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes e aconteceu na na sede da "FALB-Federação das Academias de Letras e Artes do Brasil" (fundada em 1936) no Centro do Rio de Janeiro.


Entre as personalidades, foram agraciados com a comenda os jornalistas Luiz Carlos Lourenço e Sonia Monte, o ator e diretor Marcos Miranda de Castro, o cantor Carlos Dafé, a atriz e personalidade brasileira Lucy Regenold Fernandes, e os atores Lino Correa, Sebastião Vasconcelos e Lino Correa.
Entre os convidados ilustres da solenidade, destacavam-se o poeta e escritor Gualdino Calixto, o jornalista Dougie Face, e o fotógrafo Luiz Alberto.

O "CONINTER ARTES-Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes", é uma instituição que se completa em um Único Ofício: Honrar a Coroa da Criação " O Ser Humano através da Tríade Acadêmica (Ciências, Letras e Artes) . A meta principal do conselho é a de criar uma Manifestação Intelectual onde os Signatários da Tríade Acadêmica (Ciências, Letras e Artes) possam formar um Núcleo de Intelectuais, Artistas, Jornalistas e Escritores que visem o bem comum daqueles que embelezam a Humanidade através de Seus Dons e talentos. A instituição tem também por objetivo manter viva a Chama da Fraternidade, dos Valores Ancestrais e da Fraternidade Humana em nosso meio através do Amor a Deus e Respeito à Humanidade. Uma de suas principais finalidades é a de contribuir para o desenvolvimento cultural do país, defender os direitos fundamentais dos artistas, artistas plásticos, jornalistas, poetas, escritores e todos os que compõem a tríplice acadêmica a saber Ciências, Letras e Artes, e zelar pelos seus interesses.

O organizador do belo evento da noite passada, Dom Alexander Comnène Palaiologos é um ativista cultural que atua com muito amor as Artes, as Letras e a Humanidade e que não mede esforços para que os talentos das pessoas sejam reconhecidos.

Em 10.12.1998 Dom Alexander Comnène Palaiologos Maia Cruz, juntamente com mais 6 jovens fundam o Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura, entidade que visava atuante até hoje no incentivo de estabelecer reconhecimento a vultos e personalidades da Sociedade Moderna.
Em 25.07.2002 com mais 30 Fundadores criou a Organização Religiosa e Educacional Rompendo em Fé, uma Instituição que reúne em torno de Sua SEDE PRÓPRIA o Culto a DEUS e as Obras de Amor ao Próximo baseados na Cultura e no Ensino.


É o atual Presidente da CONAHCLA – CONSELHO NACIONAL DE HERÁLDICA, CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES e do CONINTER – CONSELHO INTERNACIONAL DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES, Instituições estas que tem como intuito primacial CAPACITAR, CREDENCIAR, RECONHECER E HONRAR CIENTISTAS, POETAS, ESCRITORES, ARTISTAS PLÁSTICOS, DANÇARINOS, ATORES , COMEDIANTES e demais manifestações das CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES, enfim o CONAHCLA e o CONINTER foram criados para HONRAR a Coroa da Criação a saber o SER-HUMANO.

Na atualidade está fazendo um estudo Histórico sobre o Exarcado de Ravenna na Italia em sua fase de Autocefalia  e de Fé Monotelita.

Em 2011 Dom Alexander Comnène Palaiologos Maia Cruz recebeu vários Premios Internacionais na Itália, entre eles recebeu como Jurista a 7ª Edição do Premio Internacional São Vesceslao pela defesa da Historia da Teocracia Bizantina na Italia e também o Premio Cultural Internacional Abruzzence  na seção Ciências da Religião com Sipnose Teológica e Histórica nesta área.

Recebeu em Outubro de 2011 uma Benção Apostólica de S.S o Papa Bento XVI , onde o Pontífice cita o Título de Déspota de Tessalônica, título este pertencente a Família de Dom Alexander Comnène Palaiologos Maia Cruz através de Seus Ancestrais os Príncipes Doukas Angelos Comnenus  Palaiologos.

A Câmara Municipal de Caraguatatuba homenageou Dom Alexander Maia Cruz em Novembro de 2011 concedendo-lhe uma Moção Honrosa pelo recebimento da Benção.
Recebeu as Seguintes condecorações :
Medalha do Mérito Cívico Golçalves Ledo – Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira.
Grão-Colar de Ouro e Comenda das Artes Visuais da Associação de Desenhos e Artes Visuais.
Medalha Mérito dos Pacificadores-ONU – Cod B-12 – Exército Brasileiro.
Medalha Internacional dos Veteranos das Nações Unidas e Estados Americanos.    
Medalha da Confraternização dos Ex-Combatentes e Veteranos da Força Expedicionária Brasileira-CONFRATEX-FEB.
Medalha Cruz de Honra Legionária dos Veteranos de Guerra do Brasil.
Medalha da Instalação do Grande Oriente do Brasil no Rio de janeiro.
Grão Colar da Ordem do Merito Emprendedor da Aviação Aeroespacial Alberto Santos Dumont – Falasp/Aeronáutica
Comendador da Ordem Pero Vaz de Caminha-Integração Brasil/Portugal-Falasp.
Comendador da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidencia Mineira .
Benemérito e Oficial da Ordem dos Contabilistas Católicos–RJ.
Medalha Marechal Teixeira Lott – Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão de Suez / MG – Exército Brasileiro.
Medalha Cruz da Paz dos Veteranos da  Força Expedicionária Brasileira .
Medalha Marechal João Procópio –Cod. B-31 - Exército Brasileiro.
Medalha do Mérito Maria Quitéria da Academia de Estudos e Assuntos Históricos.
Homenageado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com a Medalha Wilson Souren em 21 de Junho de 2012.
Recebeu ainda em 2011 o Mérito Legislativo da Câmara Municipal de São Gonçalo e uma Moção Honrosa da Câmara Municipal de Belford Roxo.
Recebeu em 06 de Março de 2012 o Título de Cidadão Belforroxense através do Decreto Legislativo 0284/2012.