Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Boca Livre solta a voz no Teatro Municipal de Niterói

O Boca Livre, quarteto formado por Zé Renato, Lourenço Baeta, David Tygel e Mauricio Maestro, vai estar no palco do Teatro Municipal de Niterói nos dias 02 e 03 de Junho, às 20 horas, e aproveitando a ocasião, o grupo vai mostrar alguns novos arranjos que estão sendo elaborados para o próximo CD, a ser lançado ainda este ano. Entre essas novidades estão "Amor de Índio", de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, e "Vida da Minha Vida", de Sereno e Moacyr Luz, popularizada anteriormente na voz de Zeca Pagodinho.

Além das novidades, o Boca Livre irá também apresentar as canções que ficaram marcadas na interpretação do grupo nesses quase quarenta anos de carreira, como "Toada", "Quem Tem a Viola", "Diana", "Mistérios", "Folia", "Ponta de Areia", entre outras.

Será, enfim, uma boa oportunidade que o público terá para reencontrar esse grupo vocal no belo Teatro Municipal de Niterói.

Um pouco da estrada musical do Boca Livre
Formado em 1978 por Maurício Maestro, Zé Renato, David Tygel e Claudio Nucci, o quarteto, um ano depois, lança o primeiro disco, o LP independente “Boca Livre” que ultrapassou a vendagem de 100.000 cópias.

Em 1981 Claudio Nucci foi substituído por Lourenço Baeta e o grupo gravou o LP independente “Bicicleta” que contou com as participações especiais de Tom Jobim e Naná Vasconcelos. No ano seguinte vem o LP “Folia” pela gravadora Polygram e em 1983, pelo mesmo selo o LP “Boca Livre”.

Já em 1989, o grupo apresenta seu quarto disco o LP “Boca Livre em concerto” gravado ao vivo durante temporada no Canecão (RJ) pela Som Livre.

Em 1992 Fernando Gama substituiu David Tygel e o grupo lançou “Dançando pelas sombras” (M,PB/Warner).

No ano de 1993, após turnês e participações em festivais de música nos Estados Unidos, Europa e Canadá, o grupo regravou a canção “Dança do ouro” no álbum solo de Jon Anderson – vocalista da banda Yes - (Deseo) e a gravadora Green Linnet lançou o álbum”Dançando pelas sombras” no mercado internacional.

Veio 1994 e o grupo lança pela gravadora Velas, o “SongBoca” que foi contemplado com o Prêmio Sharp. No ano seguinte o quarteto gravou em Nova York o CD“Americanas” lançado no Brasil e exterior pela gravadora Velas. Neste mesmo ano o Boca Livre participou, em Los Angeles, do Tributo a Tom Jobim no Hollywood Ball.

Em 1998 recebe mais uma vez o Prêmio Sharp de Melhor Grupo Vocal Brasileiro com o CD “Boca Livre Convida, 20 anos”. Deste CD participaram Claudio Nucci, David Tygel, Milton Nascimento, Djavan, Chico Buarque, Gal Costa, Beto Guedes, Erasmo Carlos, Frejat, Ricardo Silveira, Sergio Dias e Paulinho Moska. Além das apresentações nas principais capitais do país, o grupo participou do Summer Stage Festival de Nova York, Panamá e Caracas.

Em 2000, dividiu o palco do Metropolitan (RJ) com o grupo 14 Bis, que resultou num CD ao vivo. Ainda neste ano, Zé Renato desligou-se do grupo para realizar seus projetos solos o que trouxe o retorno de um de seus integrantes originais: Claudio Nucci.

O grupo participou, em 2002, da gravação do CD “Mundo” do compositor e cantor panamenho Ruben Blades. O CD ganhou o Premio Grammy em 2003.

Em 2006 o grupo volta a atuar com sua formação clássica: Zé Renato, David Tygel, Lourenço Baeta e Maurício Maestro, realizando shows pelo país e gravando o CD/DVD “Boca Livre e ao vivo” vencedor do 19º Premio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de MPB e em 2014, com o CD "Amizade" foi o vencedor, na mesma categoria, do 25º Prêmio da Música Brasileira novamente.

Serviço
Boca Livre
Dia e Hora: 2 e 3 de junho - 20 horas
Ingresso: R$ 60,00 (normal) e R$ 30,00 (estudantes, maiores de 60 anos, menores de 21 anos e pessoas com deficiência)
Censura: Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói – Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói, RJ – Tel.: 2620-1624