Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quarta-feira, 12 de abril de 2017

LANÇAMENTO DE LIVRO NO LEBLON REÚNE OS “MEDALHÕES” DA ÉPOCA DE OURO DA REPORTAGEM


De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques


O repórter LUIZ EDUARDO REZENDE sempre foi considerado uma referência do jornalismo carioca, tendo trabalhado durante muitos anos nos mais importantes jornais do Rio de Janeiro, como O Globo, Jornal do Brasil e O Dia. Ontem à noite, no lançamento do seu livro NO TEMPO DA REPORTAGEM, na Livraria da Travessa, no Leblon, ele conseguiu reunir uma grande parte dos profissionais que atuaram ao seu lado neste período e, por várias horas, autografou e recordou as reportagens que marcaram época na história do país e da cidade. O livro já está sendo considerado uma aula de jornalismo. Editado pela Xenon, a obra conta os bastidores da cobertura jornalística de alguns assuntos mais importantes desde os difíceis tempos da ditadura até a abertura política, a redemocratização do país e a nova constituição.




 Na fila de autógrafos,compareceram nomes de destaque do jornalismo  como Joaquim Pereira dos Santos, Renato Maurício do Prado, Sandra Chaves, Alexandra Bertola, Roberto Resende, Mauricio Menezes, Romildo Guerrante, Luiz Carlos Mello, Sandra Arrais, Ana Cristina Resende, Fernanda Nazário, Luiz Carlos Lourenço, Alexandrina Ferreira, Celeste Conti, Paulo Cesar Guimarães e Ana Paula Almeida. Eles lembraram a época de ouro do jornalismo impresso e elogiaram a iniciativa de Luiz Eduardo por publicar o interessante livro de memórias, que tem 112 páginas e apresentação do jornalista Marco Antonio Teixeira.


 Luiz Eduardo Rezende começou no jornalismo em 1965, na antiga sede da avenida Rio Branco do Jornal do Brasil. Foi redator, editor e colunista também no O Globo e em O Dia, mas nunca deixou de ser repórter. Em 1987, integrou a equipe de jornalistas que promoveu a reformulação de O Dia, transformado num jornal popular de qualidade, onde foi editor de Política e titular da coluna Informe do Dia.


 Durante a sessão de autógrafos, o autor fez questão de autografar um exemplar ao colega jornalista JOSÉ DE PAIVA NETTO, diretor presidente da Legião da Boa Vontade, também escritor, radialista, compositor e poeta, membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com a mensagem " Para Paiva Netto, com um grande abraço do Luiz Eduardo Rezende". O livro foi encaminhado a Paiva Netto por meio do jornalista Luiz Carlos Lourenço, assessor de imprensa da LBV.


 Emocionado com o sucesso do lançamento, o autor fez questão de registrar um agradecimento especial à mulher, Maria Alexandrina:

 “ Preciso fazer um agradecimento muito especial à Maria Alexandrina. Ela foi incentivadora, crítica, produtora executiva, assessora de imprensa, relações públicas, cuidou de tudo. Sem ela não haveria livro, muito menos lançamento num encontro tão bonito. Muitíssimo obrigado Xandinha”, disse Luiz Eduardo.



 O jornalista Paulo Cesar Guimarães, que trabalhou com Luiz Eduardo na redação do jornal O Globo, era um dos mais empolgados profissionais presentes ao lançamento:

“ Luiz Eduardo é o repórter-símbolo de uma geração de guerreiros da notícia que olhava com desprezo para os press-releases e ia às fontes apurar os fatos. Trata-se de um livro para quem gosta
do jornalismo como deve ser exercido. Com verdade e objetividade”, disse.

Foto: Ana Paula Almeida


FICHA TECNICA

título: NO TEMPO DA REPORTAGEM

LUIZ EDUARDO REZENDE
encadernação: Brochura

formato: 16 x 23
páginas: 112

Valor: R$ 39