Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quarta-feira, 29 de março de 2017

SESSÃO ESPECIAL: "CAPOEIRA, UM PASSO A DOIS", DE JORGE ITAPUÃ com a presença de mestres como Nestor Capoeira, além de convidados como Leandra Leal, Lázaro Ramos, Raphael Logam, entre outros


Convidamos para a cobertura da sessão do longa "Capoeira, um passo a dois", de Jorge Itapuã. Quarta-feira, 29 de março, às 21h30, no Espaço Itaú Botafogo, com a presença de Nestor Capoeira (pai de Itapuã) e Mestre Camisa, além de convidados como Leandra Leal, Lázaro Ramos; a apresentadora Gabriela Kapim e o ator Raphael Logam, ambos capoeiristas; o cineasta Antonio Carlos da Fontoura, os mestres de Capoeira Burguês, Boneco, Gato, Ramos, entre outros. Essa será a primeira exibição do filme no Rio, depois do Festival de Havana e da Mostra de SP. A sessão é resultado de uma campanha de pré-vendas na internet, em parceria com o projeto Kinorama e o Espaço Itaú de Cinema. Em menos de uma semana, foram vendidos 250 ingressos, lotando a maior sala do complexo. Uma nova sala foi aberta para vendas (bilheteria do cinema). O filme estreia no NOW sexta-feira, dia 31 de março.


POR FAVOR CONFIRME PRESENÇA POR EMAIL COM NOME E VEÍCULO.

O CONVITE É VÁLIDO SOMENTE PARA A COBERTURA

QUARTA-FEIRA, 29/03 - COBERTURA SESSÃO ESPECIAL KINORAMA

"CAPOEIRA, UM PASSO A DOIS" + DEBATE

SESSÃO: 21h30, seguida de debate com diretor Jorge Itapuã, roteirista e produtora Carol Benjamin e mestre Nestor Capoeira. Mediação da cineasta Clara Linhart. Transmissão ao vivo em facebook.com/passoadois.

 Chegada da imprensa: 20h30

Às 19h será realizada uma roda de Capoeira na porta do cinema.

Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316 - Botafogo)

Valor: R$ 22,00 inteira (capoeiristas vestido com camisa de capoeira pagam meia)



Sinopse

Ella (Isabél Zuaa) decide acompanhar seu mestre Jorge Itapuã em uma longa jornada para registrar a capoeira mundo afora. Juntos, o casal atravessa Europa, EUA, Israel, Índia, Japão e Indonésia. Enquanto Itapuã se apresenta e dá aulas, Ella filma cada passo dessa aventura. O encontro com diferentes culturas, porém, desperta em Ella o desejo de também ser reconhecida como capoeirista. À medida em que Ella sai detrás das câmeras, o relacionamento com seu mestre sofre fortes transformações.



Ficha Técnica:

“Capoeira, um passo a dois” (híbrido doc/ficção)

72’, Brasil, 2016

Com Isabél Zuaa, Jorge Itapuã e Nestor Capoeira

Direção: Jorge Itapuã

Roteiro: Carol Benjamin

Montagem: Jorge Itapuã, Rodrigo Savastano e Yan Motta

Fotografia: Carol Benjamin e Jorge Itapuã

Desenho de som e trilha sonora: Fernando Aranha

Produtores: Carol Benjamin, Jorge Itapuã, Leandra Leal e Rita Toledo

Coprodução: Olhar Feminino

Produção e Realização: Daza Filmes



Biografia do diretor

Em 2006 criou o canal independente Abeiramar.tv no Youtube, primeiro portal de vídeos na Internet dedicado à capoeira, o que o tornou conhecido internacionalmente. Foi roteirista e diretor assistente do média “Mestre Leopoldina, a fina flor da malandragem”, de Rose La Creta, vencedor do programa DOC TV (TV Cultura), que passou por festivais nos EUA, Argentina, França, África e Brasil. Desde então, Itapuã já produziu e dirigiu mais de 150 vídeos para seu canal online, além de três webseries e dois documentários de média-metragem. “Capoeira, um passo a dois” marca sua estreia na direção de longas.



Sobre a produtora - Daza Filmes:

Fundada em 2010 por Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo, a Daza Filmes desenvolve e realiza projetos que promovem reflexão acerca do mundo contemporâneo. Seus dois lançamentos são “Divinas Divas”, de Leandra Leal, que já ganhou 5 prêmios (entre eles 3 de público no Festival SXSW, Festival do Rio e Festival de Aruanda) e será lançado no dia 22 de junho pela Vitrine Filmes; e “Capoeira, um passo a dois”, de Jorge Itapuã, selecionado para o 38 Festival de Havana e 40 Mostra de São Paulo, que será lançado no NOW no próximo dia 31 de março. O próximo lançamento será “Iramaya” (doc, 80'), de Carol Benjamin, em pós-produção. Selecionado pelo programa Histórias que Ficam da Fundação CSN, o projeto correu laboratórios como o DocMontevideo e o Doculab9, do Festival Internacional de Guadalajara 2017. No portfólio da Daza Filmes, destaca-se o projeto “Operação Sonia Silk”, série de três longas-metragens de ficção com elenco e equipe comuns, estrelados por Leandra Leal e Mariana Ximenes. Os filmes "O Rio nos Pertence", de Ricardo Pretti, e "O Uivo da Gaita", de Bruno Safadi, foram premiados pelo Hubert Bals Fund em 2013. Junto com "O Fim de Uma Era”, de Pretti e Safadi, a trilogia estreou no Festival de Roterdã e os filmes foram selecionados para um amplo circuito de festivais antes de entrar em cartaz em cinemas de arte de cinco cidades no Brasil.

assina05Julia3