Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sábado, 10 de dezembro de 2016

ESCRITOR E PESQUISADOR FÁBIO FABRETTI ABRAÇA A CAMPANHA DE NATAL DA LBV




De Luiz Carlos Lourenço 
Fotos de Daniel Marques

O professor e escritor FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI é o mais recente notável da área das letras que abraçou a Campanha do Natal Permanente da LBV, e, ao posar esta semana para o fotógrafo Daniel Marques com a camisa da campanha, juntamente de outros nomes conhecidos como Martinho da Vila e Elymar Santos, declarou " me sinto orgulhoso em fazer parte do time da Boa Vontade porque esta instituição, em todos os meses do ano e não só no Natal, atende milhares de pessoas carentes, estudantes, idosos e famílias em situação de risco, prestando sempre um balanço à população de tudo o que arrecada. Podem contar com a minha colaboração, sempre que desejarem".





Fábio Fabrício Fabretti atualmente é pesquisador da novelista Gloria Perez. Ele se notabilizou com os livros biográficos que lançou recentemente sobre Neusinha Brizola, Gretchen e Jussara Calmon e se prepara para fazer a para fazer a biografia da atriz e cantora Jane Di Castro. Nos próximos dias, no Rio de Janeiro, ele lança seu mais recente livro infanto-juvenil "A fantástica fábrica de brinquedos".

O escritor é natural de Maringá, no Paraná, mas mora há alguns anos no Rio de Janeiro. Formado em Letras, especializou-se em Literatura. Professor de Literatura, Redação e Língua Portuguesa. Participou de antologias e coletâneas. Colaborou com diversas mídias. É autor de livros lançados no Brasil e na Europa, como “O mistério dos livros”, a respeito da descoberta da leitura e inspirado em Clarice Lispector; “O mundo rosa de Amarelino”, abordando a diversidade para o Ano da França no Brasil; “Isabelita, a menina dos patins”, a respeito da primeira drag a originar uma obra infantil. Especializou-se em biografias desde “Caio Fernando Abreu – cartas”, como assistente de Ítalo Moriconi e coordenado por Heloísa Buarque de Hollanda. A seguir escreveu sobre a vida e a carreira da atriz Gloria Pires, em “40 anos de Gloria”, com Eduardo Nassife.

Com Gloria Pires

Quando o cinema nacional completou 30 anos, registrou a história de uma das primeiras atrizes eróticas brasileiras, em “Jussara Calmon, muito prazer”, com Sonia Barbosa. Relatou os escândalos da filha do ex-governador Leonel Brizola, em virtude dos 50 anos da Legalidade e do Golpe Militar, com “Neusinha Brizola sem mintchura”, junto de Lucas Nobre. Registrou a polêmica trajetória da cantora “Gretchen – Uma biografia quase não autorizada”, com Gerson Couto. Foi também por muito tempo pesquisador do CEDOC – Centro de Documentação da Rede Globo de Televisão.

Com a atriz e comediante Leda Lúcia