Pesquisar

terça-feira, 29 de novembro de 2016

ARTISTA PLÁSTICO DE IPANEMA, REINI FREIRE, FAZ BELA HOMENAGEM AO MESTRE CHICO ANÍSIO



De Luiz Carlos Lourenço 
Fotos de Daniel Marques 

Criador de mais de 5 mil desenhos elaborados com lápis de cor, o arquiteto, artista plástico e meticuloso desenhista REINI FREIRE, morador de Ipanema, concluiu, nesta semana, um dos desenhos coloridos que mais lhe deU trabalho: uma homenagem ao grande humorista CHICO ANÍSIO no qual desenhou, em minúsculos quadradinhos, dezenas de pequenas imagens com todos os seus principais personagens. Agora o artista irá marcar um encontro com um dos filhos do humorista, BRUNO MAZZEO, para fazer a entrega deste belo e único retrato.

 Em seu livro ARTE, DESENHO E VERSOS, REINI oferece sua obra às forças espirituais que o incentivam a continuar trabalhando, cada vez mais "é com prazer e alegria que ofereço aos brasileiros e estrangeiros esta obra, que Deus me permitiu realizar por ter me criado e concedido o dom do desenho, na qual ofereço inspiração visando reforçar meu relacionamento com ELE e formar elos mais fortes com os meus irmãos".

 Membro atuante da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na sede em Botafogo, na rua da Matriz, REINI explica que seu objetivo é ajudar cada pessoa a rescer em termos espirituais, emocionais, relacionamentos e  não me orgulhar por ter conseguido realizá-la. " eu procuro sempre retratar várias pessoas queridas e dignas de admiração e louvor que são citadas na Bíblia, as que morrem divulgando a Verdade e as que ainda fazem o mesmo" concluiu.



 Sem fazer qualquer discriminação, o artista não tem limites com o seu belo trabalho, porque retrata em detalhes inúmeros familiares, irmãos da igreja, amigos e amigas que muito admira, como também outras pessoas que aparecem na mídia". Recentemente, REINI concluiu um belo retrato mostrando a atriz e cantora BIBI FERREIRA em cena, quandro que foi entregue em mãos à artista no teatro Net Rio pelo ator gaúcho, Carlos Vonpinaz Barreto, vizinho de Reini na rua Farme de Amoedo.

 Casado há muitos anos com a esposa Ademilde, com a qual tiveram os filhos Renê, advogado, e Ricardo, arquiteto urbanista,  REINI nasceu em São Gonçalo(RJ) há 85 anos, em 1931. Formou-se em arquitetura em 1957 e trabalhou por um bom tempo ao lado do paisagista Roberto Burle Marx e sempre gostou de desenhar. Em sua carreira, participou de três concursos de desenho organizados pelo radialista Manoel Barcelos, vencendo dois deles, com um retrato da Pequena Notável, Carmen Miranda e outro do cantor João Dias, ambos julgados pelo auditório.
 Em sua especialização como artista, REINI estudou desenho a carvão por mais de quatro anos no Instituto de Belas Artes, em Niterói, tendo sido aluno do mestre cearense Raimundo Cela, de quem também recebeu conhecimentos de pintura a óleo. Também realizou vários desenhos a carvão de colegas da Faculdade Nacional de Arquitetura, como tarefa da cadeira de desenho artístico,m dentre os quais o de Paulo Casé, hoje renomado arquiteto.

 Como arquiteto, trabalhou na Cedae e na Fundren e exerceu a função de Secretário Municipal de Planejamento em São Gonçalo, durante a administração do prefeito Hairson Monteiro os Santos.


 Dentre as inúmeras pessoas retratadas pelo artistas, notáveis ou não, destacam-se os pastores de sua igreja, o maestro e violinista André Rieu, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, a Rainha da Grã Bretanha, Elizabeth II, inúmeras passagens da Bíblia, Roberto Burle Marx, várias espécies de cachorros, cavalos, pássaros e peixes, e as grandes figuras da história universal, como Churchill, Franklin Roosevelt, Martin Luther King e Mahatma Gandhi, bem como Madre Teresa de Calcuttá, Getúlio Vargas, Carlos Lacerda e Juscelino Kubitschek.
 Em seus muitos anos de atividade diária como retratista, desenhou do seu jornaleiro, Jurandir Francelino, aos amigos jornalistas, como Joaquim Ferreira dos Santos, Luiz Carlos Lourenço, Armando Nogueira e RIcardo Boechat. bem como o fotógrafo Daniel Marques. Ele destacou-se também pelos retratos de Barack Obama e a mulher, Michelle, comemorando a vitória na eleição nos EUA, Mandella, Pelé, Marilyn Monroe, Sophia Loren, Antonio Fagundes, Stenio Garcia, Grande Otelo, Xuxa Meneghel, Oscar Niemeyer, Patricia Poeta, Arnaldo Jabor, o humorista José Vasconcellos, Joge Loredo(como o personagem Zé Bonitinho), Paula Fernandes, Johnny Mathis, Vinicius de Moraes, Damião Experiência(personagem folclórico de Ipanema), Carlos Alberto, lendário proprietário da Toca do Vinicius, João Gilberto e Tom Jobim, Roberto Carlos e Elvis Presley.


 E mais, fez belos retratos com lápis de cor de Claudia Leite, Jerry Martin, os vários rostos de Michael Jackson, Paul McCartney, Steve Vai, os tenores Luciano Pavarotti, Placido Domingo, Andrea Bocelli e Catherine Elizabeth Middleton, a Duquesa de Cambrige.