Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

AL-FARABI RECEBE SUPER LANÇAMENTO DO LIVRO “A MENOR BIG BAND DO MUNDO”




Obra, escrita por André Diniz e Diogo Cunha,  é uma homenagem aos 30 anos da dupla de músicos Zé da Velha e Silvério Pontes e reúne as biografias desses talentosos e renomados artistas, que já trabalharam com ninguém menos que Pixinguinha 


O Al-Farabi, deliciosa mistura de sebo e restaurante, que se destaca em um dos principais corredores culturais do centro do Rio, vai receber o super lançamento do livro “A Menor Big Band do Mundo”.  A obra é escrita por André Diniz, presidente da Fundação de Arte de Niterói e secretário Executivo do prefeito da região, Rodrigo Neves, e o renomado escritor e pesquisador de música popular, Diogo Cunha.

O mais novo livro reúne as biografias dos talentosos e tradicionais músicos Zé da Velha e Silvério Pontes, além de representar uma verdadeira homenagem aos 30 anos dessa big parceria, que começou em 1986. Os músicos já trabalharam com ninguém menos que Pixinguinha. 
O evento, que será no dia 03 de dezembro, a partir das 14h, será aberto ao público e contará com uma animada e divertida roda de samba e choro gratuita, comandada pelo cantor e compositor Chico Alves, que tocará clássicos do samba, com repertório formado por músicas de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Cartola e João Nogueira. Chico também incluirá canções autorais como ‘Caninana’, ‘Mau perdedor’ e ‘Berço de sereia’.

Também estarão presentes, além dos autores, os ilustres Zé da Velha e Silvério Pontes, que vão conversar com o público presente e autografar os livros, vendidos durante o evento pelo preço de R$ 35,00.  Outros convidados mais que especiais já estão confirmados como Henrique Cazes, Bebê Kramer, Rogerinho Caetano, Maionese, Daniela Spielmann, Charles do Violão e Netinho do Pandeiro. Sem dúvida, será imperdível.  

Todas as atrações do lançamento serão acompanhadas, certamente, pelas delícias do menu do Al-Farabi, que possui uma incrível carta de cervejas artesanais nacionais e importadas, pratos saborosíssimos, como o Picadinho Carioca – eleito pelo economista Carlos Lessa como o melhor da cidade - e a tradicional Feijoada, além de mais de 10 opções de petiscos maravilhosos. Será um sábado maravilhoso para curtir boa gastronomia, cultura e música de primeira, com a presença de artistas excepcionais.

Sobre Zé da Velha e Silvério Pontes 

Nascido em Sergipe, José Alberto Rodrigues Matos, o Zé da Velha, foi influenciado musicalmente pelo pai, alfaiate profissional, flautista e saxofonista amador. Já morando no Rio, aos 15 anos começou a tocar trombone, primeiro de pistão, mais tarde de vara. Logo cedo se enturmou com músicos de gafieira, sambistas e chorões da Velha Guarda, de onde veio o apelido que virou nome artístico. Já o trompetista Silvério Pontes, 20 anos mais jovem que Zé da Velha, transita pela área do choro e tocou ao lado de artistas como Luiz Melodia, Tim Maia, Elza Soares e integra o naipe de metais do grupo de reggae Cidade Negra.  

A parceria entre eles começou em 1986 e deu tão certo que os dois passaram a se apresentar juntos. Em 1995, gravaram o disco "Só Gafieira", indicado para o prêmio Sharp.  Em 1999 veio o segundo CD, "Tudo Dança — Choros, Maxixes, Sambas", trazendo faixas como "Bole Bole" (Jacob do Bandolim), "O Bom Filho à Casa Torna" (Bonfiglio de Oliveira) e "Pra Machucar Meu Coração" (Ary Barroso).  No ano seguinte veio "Ele e Eu", com repertório de choros e sambas. 


Serviço:
Lançamento do livro “A Menor Big Band do Mundo”
Data: 03.12.16
Hora: a partir das 14h
Local:  Al-Farabi
Endereço: Rua do Rosário, nº 30
Centro – Rio de Janeiro –RJ
www.alfarabi.com.br