Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

GUANABARA TRIO Show: Pixinguinha, o Choro e outras Bossas



Formado por Alfredo Cardim (piano), Haroldo Cazes (baixo) e Marcos Niedo (bateria e percussão), o Guanabara Trio apresenta o show “Pixinguinha, o Choro e outras Bossas” no Teatro Municipal de Niterói, dia 15 de outubro, sábado, onde vai mostrar a grande influência do choro, principalmente de Pixinguinha, na música popular brasileira e até na bossa nova. Exemplo desta influência tem em “Menina flor” de Luiz Bonfá, ou no clássico “Chega de saudade” de Tom Jobim.

Para esse show, o Guanabara Trio vai contar com a participação de Fernando Coelho no violão e tendo como convidado Ronaldo do Bandolim.

Além de algumas obras geniais de Pixinguinha como “1X0” (com Benedito Lacerda), “Lamentos” (com Vinicius de Moraes) e “Carinhoso” (com Braguinha), o Guanabara Trio interpretará músicas de Luiz Eça (Alegria de Viver), Ion Muniz (Arrocho) entre outras, todas com a influência do choro, demonstrando como esta mistura enriqueceu a MPB.




O Guanabara Trio tem na sua formação grandes músicos instrumentistas que participaram de vários trabalhos.

HAROLDO CAZES - Compositor, violonista e baixista autodidata, começou a atuar profissionalmente em 1982 no conjunto “Coisas Nossas”, juntamente com seus irmãos Henrique e Beto Cazes.
Nesse período atuou com vários artistas como: Miúcha, Araci de Almeida, Marlene, Emilinha Borba, Elza Soares, Roberto Silva, entre outros. Participou do disco “Noel Rosas – Inédito e Desconhecido” para o estúdio Eldorado.

Em 1991 formou o trio instrumental “Olho D’Água”, gravando dois cd’s em 1998, “Entre Amigos” e 2003, “Correndo Atrás do Bonde”, este último com composições próprias em parceira com Armando Schiavo e Paulo Midosi.

No de 2004 e 2007, integrou o Quarteto Durval Ferreira, acompanhando artistas como: Leni Andrade, Marcos Valle, Wanda Sá, Kay Lira, Roberto Menescal, Bebeto Castilho, Victor Biglione, João Donato, Fátima Regina, Cláudia Telles, entre outros. Também em 2007, participou como músico e arranjador do cd “Bossa Nova Fied” da cantora norte americana Kristine Mills, indicado para os prêmios Houston Press Award/2009 e Grammy 2009 (jazz – melhor disco vocal).


ALFREDO CARDIM - Pianista começou sua carreira profissional no inicio dos anos 70 quando ingressou no Quarteto de Edison Machado. Em 72, recebe uma bolsa para estudar na Berklee School of Music, e chegando a Boston, participou do sexteto liderado por Claudio Roditi. 

De volta ao Brasil em 77, trabalhou com Gonzaguinha, Lúcio Alves, Joyce, Wanda Sá, Milton Banana e com o Fogueira Três atuando no hotel Meridien em Copacabana, e no bar Horse Neck do hotel Softel e gravou dois discos com o Fogueira Três. Apresentou-se também em diversas casas noturnas, entre elas: Chico’s Bar, People, Mistura Fina, Jazzmania, e Rio Jazz Club.

MARCOS NIEDO - Baterista e percussionista, Marcos Niedo é músico autodidata tendo iniciado sua carreira profissional aos dezoito anos. Já trabalhou com músicos de renomes no meio instrumental, como Zé Canuto, Marcos Nimrichter, Alex Malheiros, Dino Rangel, Luizão Ramos e Mazinho Ventura, além de ter participado do grupo de choro Choramingando e das extintas bandas instrumentais Nautilus, Bandalha e Antares.

Serviço 

GUANABARA TRIO – Pixinguinha, o choro e outras bossas
Data: 15 de outubro (sábado)
Horário: 19h 
Duração: 80 minutos 
Ingresso: R$ 40,00
Classificação etária: Livre 

Teatro Municipal de Niterói 
Rua XV de Novembro 35, Centro  Tel: (21) 2620-1624