Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sábado, 17 de setembro de 2016

LBV palestra na 4ª Semana da Sustentabilidade da Universidade Estácio de Sá, no RJ

Daniel Guimarães, articulador da Rede Sociedade Solidária da LBV,  destacou as ações da Legião da Boa Vontade que propiciam uma formação cidadã. 


As boas práticas de sustentabilidade aplicadas nas escolas da LBV foram apresentadas aos universitários.

Por Simone Barreto
Fotos Danielly Arruda

Rio de Janeiro, RJ — O tema Sustentabilidade é uma preocupação constante de todos. Então, como agir para formar novas gerações que sejam preocupadas e engajadas com essa questão? Pensando nisso, a Universidade Estácio de Sá (campus Nova América), promove anualmente a Semana da Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Nesta quinta-feira, 15, a Legião Boa Vontade atendeu convite para apresentar suas experiências no evento, que está na 4ª edição. Educadores da Instituição compartilharam as práticas bem-sucedidas do Centro Educacional José de Paiva Netto com os alunos do curso de Pedagogia da Universidade.

O sr. Cleomir Barbosa, da Gerência administrativa da Universidade, conhece o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, em Del Castilho, passa sempre em frente à escola e sabe do trabalho valoroso que realiza com as crianças e jovens atendidos. Por isso, fez questão de convidar a Instituição para divulgar o trabalho envolvendo sustentabilidade, responsabilidade social, realizado em sala de aula com os alunos. “Isso me motivou, porque nós temos o curso de Pedagogia, e pedi uma palestra voltada à Sustentabilidade e Responsabilidade Social para enquadrar na Semana. Foi muito bem apresentada e os dois professores falando sobre meio ambiente casou muito bem com o nosso curso. Os futuros professores, que formarão as novas gerações, vão trazer essas informações, vão agregar aos valores da Instituição Estácio de Sá os valores da LBV. Vamos trazer mais benefícios para os alunos da Estácio de Sá, da LBV e para a comunidade em si”, concluiu.
Cleomir Barbosa, da Universidade Estácio de Sá.

Daniel Guimarães, articulador da Rede Sociedade Solidária, da LBV, e professor do Conjunto Educacional Boa Vontade em São Paulo/SP, também participou do evento acadêmico e destacou as ações da Legião da Boa Vontade que colaboram para o desenvolvimento sustentável.
Elas são fundamentadas pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criadas pelo educador Paiva Netto, que aliam à Educação os valores universais de Espiritualidade Ecumênica. Aliás, é dele o brado da LBV para a Rio+20, histórica conferência da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento, que foi ressaltado no evento: “Educar. Preservar. Sobreviver. Humanamente também somos Natureza”.
A palestra contou com a participação do professor de Geografia Bruno Torres e do biólogo Felipe Barboza, professor de Ciências, da Unidade escolar da LBV.

A palestra contou com a participação do professor de Geografia Bruno Torres e do biólogo Felipe Barboza, professor de Ciências, da Unidade escolar da LBV. O professor Felipe destacou a importância de falar sobre os cases de sucesso desenvolvidos com os estudantes em sala de aula: “muito interessante falar sobre Sustentabilidade, sobre o nosso projeto e, principalmente, sobre a proposta educacional aplicada pela Instituição. Explicamos o passo a passo, como fazemos no nosso cotidiano. Desenvolvemos isso na prática, com a Espiritualidade Ecumênica, como a criança vai levar isso para a sua vida, como vai ajudar as pessoas do seu entorno, seus amigos, familiares, o mundo em que estão”, explicou o biólogo.
A Legião da Boa Vontade promove, em todas as suas unidades e programas socioeducacionais, atividades de conscientização com seus atendidos sobre a importância de conservar o meio ambiente, além de projetos lúdicos para incentivar a reciclagem e hábitos sustentáveis. As ações são desenvolvidas dentro do Maprei (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), metodologia de aplicação da linha educacional da Instituição.
Andressa Azevedo Mendes, estudante de Pedagogia, avalia a participação da LBV com a palestra sobre a Sustentabilidade na Educação: “achei muito interessante mesmo, porque ajuda nossos alunos, futuramente e agora. É importante para o nosso planeta o aluno chegar em casa, mostrar aos pais e, assim, sucessivamente. Não só aprendendo na escola, mas mostrando para a comunidade”. 
O Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, no RJ, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 - Del Castillho. Telefone: (21) 3297-7100.