Seja bem-vindo ao Blog do Lourenço! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Medalhista olímpica do Vôlei de Praia, Jackie Silva, visita Centro Educacional da LBV no RJ




A primeira mulher a conquistar medalha de ouro nas Olimpíadas interage com os alunos da LBV



Na manhã desta quarta-feira, 3 de agosto, os alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade (LBV), de Del Castilho, Rio de Janeiro, receberam uma visita muito especial: Jackie Silva, uma das pioneiras no vôlei de praia.

Com apenas 9 anos, Jackie teve o primeiro contato com o vôlei, em 1971, na praia de Copacabana, onde jogou a primeira partida. Ingressou no Flamengo, em 1972, sendo dirigida pelo técnico Ênio Figueiredo, conquistando o primeiro título de campeã carioca pelo time rubro negro. Jacqueline tornou-se Jackie Silva nos EUA, sendo considerada a rainha do esporte por lá e de lá para Atlanta, em 1996, nos jogos de verão, foi um caminho natural, quando o vôlei de praia estreou como modalidade olímpica. Com Sandra Pires, tornou-se a primeira mulher a conquistar a medalha de ouro em olimpíadas e a primeira brasileira a conquistar ouro em esportes coletivos. Atualmente, Jackie Silva dedica-se ao projeto Atletas Inteligentes que incentiva o jovem a manter-se na escola por meio do vôlei e ainda atua como técnica de equipes de alto nível, realizando também palestras motivacionais e clínicas do vôlei.





Diante de tantos títulos e uma trajetória profissional de sucesso, nada mais justo do que uma singela homenagem feita pelos alunos do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, que a recepcionaram com músicas que exaltam a paz, o amor e a Solidariedade humana.



Jackie Silva percorreu os ambientes da unidade escolar e conheceu a inovadora  linha educacional da LBV, formada pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, a proposta impõe à educação “uma visão além do intelecto”, conforme preconiza o seu criador, José de Paiva Netto. Além disso, a visitante conheceu as atividades extracurriculares, como os projetos esportivos, particularmente o judô*, que são fortes aliados à educação.  Em entrevista à Boa Vontade TV, deixou registra suas impressões acerca de tudo o que viu:

“Me deixou feliz saber que existe um trabalho sério, um trabalho competente, que ajuda tantas crianças com essa necessidade. É supreendente, porque é uma escola particular, formada por doadores. Mas, o mais importante que eu acho, são os caminhos que essa escola traçar. Tem muita seriedade no seu trabalho, aqui dentro tem tudo o que uma criança precisa, tem muita atenção nos mínimos detalhes. Nutricionista, psicólogos, um berçário maravilhoso. Um dia que a criança passa aqui, tenho certeza que ela sai daqui, bem, recuperada, numa boa escola, isso tudo é uma forma de pensar. A LBV está pensando assim, e que bom que escola deu certo e é uma pena que não tenhamos mais escolas como essa.”



A respeito do incentivo da Legião da Boa Vontade às práticas esportivas* como forte aliado da educação, a medalhista olímpica avaliou: “ o esporte é um braço da educação. Utilizar o esporte dentro de uma área educacional, é uma perfeição. Criança adora esporte, necessita de esporte. Ela adquire uma série de coisas, disciplina, colaboração brincando. Nessa hora, o esporte se torna uma brincadeira. Então, é muito fácil inserir esses contextos na formação da criança. É bom que sejam lutas, que tenham essa preocupação, porque são crianças que vivem em áreas que tem que ter muita garra e tem que lutar muito. É bom que se aprenda a lutar”, ressaltou.



Ao término da visita, a atleta fez questão de deixar registrado suas impressões sobre o trabalho que conheceu de perto: “ Vou rezar e torcer para que vocês continuem com esse trabalho maravilhoso. Tantas famílias conseguem esse benefício e vai fazer com que a vida deles se transformem. Abraços da campeã olímpica Jackie Silva.”



Neste clima Olímpico - Rio 2016, no mesmo dia, a Unidade educacional da Instituição recebeu também a visita da subsecretária de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro – Seelje, a professora Rita Beltrame , que recentemente fez o percurso com a Tocha Olímpica e jovens judocas atendidos pelo programa Cruzada do Menor.



No Rio de Janeiro, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 — Del Castilho. Para outras informações, ligue: (21) 3297-7100.



*Esporte aliado à Educação

Em suas inúmeras iniciativas socioeducacionais, a LBV incentiva a prática de atividades esportivas e reconhece o esporte como importante aliado da educação. Dessa forma, nas quadras poliesportivas ou em áreas livres de suas Unidades de atendimento, a Instituição não desenvolve apenas as habilidades individuais, que obedecem a critérios que visam aprimorar a coordenação motora e cognitiva do grupo. Os benefícios vão além do campo físico.

Por enxergar seus atendidos como Seres Espírito-Biopsicossociais, a LBV reforça a importância de fundamentar o desenvolvimento do público infantojuvenil sobre os valores da Espiritualidade Ecumênica. Eles aprendem que ganhar é bom — e é o objetivo primordial de qualquer disputa esportiva —, mas é importante manter o espírito esportivo, respeitando adversários, árbitros e as regras do jogo.