Pesquisar

terça-feira, 21 de junho de 2016

VIII Ciclo de Leituras Dramatizadas apresenta "O Burguês Fidalgo"



Dando prosseguimento à agenda do VIII Ciclo de Leituras Dramatizadas, o Teatro Municipal de Niterói apresenta, na terça-feira, 28 de junho de 2016, às 19h, a peça "O Burguês Fidalgo", de Molière. A entrada é franca.

A história da peça, de Molière, se passa em Paris, no final do século XVII. Monsieur Jourdain é um burguês de meia-idade que herdou uma fortuna de seu pai, um mercador que ficou rico com suas vendas. Ele pretende sair da classe média (burguesia) e tornar-se um fidalgo, um nobre, influente na aristocracia local. Na tentativa de ascender, ele cisma em aprender as artes que deveriam ser sabidas por todo aristocrata: dança, música, esgrima e filosofia.


Durante suas aulas, Monsieur Jourdain mostra-se completamente desajeitado e incompetente no aprendizado de tais artes, ao passo que seus mestres fingem primoroso desempenho e êxito de sua parte. Sua esposa, Madame Jourdain, percebe que seu esposo está na verdade se tornando um ridículo e insiste para que ele abra mão desta pretenciosa ascensão à aristocracia.

Nessa trajetória, o burguês fidalgo, de Molière, satiriza as tentativas de alpinismo social e a personalidade burguesa, ridicularizando tanto a classe média vulgar e pretensiosa quanto a esnobe e vaidosa aristocracia.

Serviço
"O Burguês Fidalgo" - VIII Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói
Data: 28 de junho de 2016
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2620-1624



Assessoria de Imprensa – TMN
Mariana Pache de Faria 
marianapache@gmail.com


ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
Leonardo Caldeira caldeira.leo@gmail.com