Pesquisar

terça-feira, 21 de junho de 2016

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói convida o Canoas Coletivo de Dança para homenagear os 400 anos de morte de William Shakespeare



A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói convida o Canoas Coletivo de Dança para homenagear os 400 anos de morte de William Shakespeare com um espetáculo de programa duplo: Romeu e Julieta (Cena do Balcão), com coreografia de André Mesquita, com concepção e direção de Carlota Albuquerque, nos dias 24 a 26 de junho (sexta e sábado 20h, domingo 19h). Uma oportunidade para se emocionar com a obra de um dos maiores escritores de todos os tempos.

Cia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN)

 A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói foi fundada em 01 de Março de 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança. Sexta companhia pública criada no país, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, atualmente dirigida por Pedro Pires, conta em seu quadro artístico com trinta bailarinos aprovados em concursos públicos. Seguindo a linha contemporânea, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói vem ao longo de sua existência apresentando trabalhos assinados por coreógrafos expressivos do universo da dança, tais como:Rodrigo Moreira, Renato Vieira, Vasco Wellenkamp, Rodrigo Negri, Luis Arrieta, Roberto Oliveira, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Luiz Fernando Bongiovanni, Ana Vitória, Jorge Garcia, Clébio Oliveira, André Mesquita entre outros.





Canoas Coletivo de Dança

 Corpo de baile da cidade de Canoas criado no ano de 2015 e coordenado por Carlota Albuquerque. O Coletivo apresentou "Anatome", pela primeira vez, durante o 3º Dança em Canoas, realizado em abril de 2015. Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge anunciou que o coletivo seria transformado no primeiro corpo de baile da cidade. Durante a 31ª Feira do Livro, em junho do mesmo ano, foi assinado o contrato entre a Prefeitura de Canoas e o Coletivo para início das atividades.

Shakespeare

 É considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura. William Shakespeare Nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos.



 No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói, com uma reverência que George Bernard Shaw chamava de "bardolatria". No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.

Serviço

Canoas Coletivo de Dança e Cia de Ballet da Cidade de Niterói

Datas: 24 a 26 de junho de 2016

Horário: sexta e sábado 20h, domingo 19h

Ingresso: R$ 20 (inteira)

50% de desconto para moradores de Niterói mediante comprovante de residência

Duração: 60min

Classificação etária: 14 anos

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói

Tel: (21) 2620-1624





Assessoria de Imprensa – TMN
Mariana Pache de Faria 
marianapache@gmail.com

ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
Leonardo Caldeira
caldeira.leo@gmail.com