Pesquisar

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Em um clima muito carioca, Casa Ipanema lança o livro 'TONS DO RIO', de Lilian Granado


De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques

Com a presença de dezenas de fotógrafos, socialites, jornalistas e figuras do bairro mais charmoso do Rio de Janeiro, Ipanema, aconteceu na noite desta quinta-feira o lançamento do livro "Tons do Rio", com farta distribuição de copos de mate gelado, água de coco, um bom vinho e saquinhos de biscoitos Globo, fazendo a festa dos convidados.
Durante a concorrida sessão de autógrafos, a fotógrafa precisou interromper as assinaturas e carinhosas dedicatórias para dar colo ao filho Pedro, de apenas cinco meses, com intervalos ainda maiores para a costumeira mamadeira ao bebê ou colocá-lo no carrinho para conseguir seu sono habitual noturno. Esta, aliás, foi a primeira vez que Pedro saiu para uma badalação na noite do Rio, mas, ao ver uma câmera à sua frente, abria sempre um largo sorriso automático, prática de quem possui em casa pai e mãe fotógrafos e que o paparicam para os cliques a toda hora.


Inspiração de pintores, cantores e poetas, as cores da Cidade Maravilhosa foram o ponto de partida para o primeiro livro da fotógrafa Lilian Granado. A partir dos detalhes, luzes e brilhos naturais, a autora registra no belo livro de capa dura um retrato do dia-a-dia carioca e apresenta nesta obra mais de 200 imagens em "Tons do Rio", lançamento da Reptil Editora e que já pode ser encontrado nas melhores livrarias.


A obra, dividida em oito tons, reúne as mais variadas imagens da cidade. Desde frutas e legumes das feiras de rua aos pontos turísticos tradicionais, como Maracanã, Pão de Açúcar e Jardim Botânico, além de praias, carnaval, e fachadas de importantes construções.


“Tenho o hábito de sair todos os dias com uma câmera, onde quer que eu vá. Comecei a observar que cada lugar tem seu cheiro, seus sons e sua própria cor. Mas o Rio é diferente, tem todas as colorações”, disse a fotógrafa.


Para ter todo esse material minucioso, Lilian Granado começou a registrar as imagens que a encantavam há mais de um ano. “Sou apaixonada pelo Rio e diante de tantas notícias ruins decidi buscar o que a cidade tem de bom. As cores aqui são muito intensas, a cidade tem uma luz incrível o ano todo”, explica a fotógrafa.


Em seu texto de apresentação, o fotógrafo e jornalista Frederico Mendes, maridão coruja assumido de Lilian, além de pai babão(ele tem ainda um filho mais velho, Garriel, de 35 anos, também fotógrafo) também ressalta o amor pela cidade. “Estar no Rio é ousar no uso da cor, estar no Rio é mergulhar na cor. Viver no Rio é transformar em amor eterno uma amizade antes apenas colorida”.


Durante o projeto, Lilian descobriu que estava grávida, o que deixou o trabalho ainda mais rico. “Foi um momento muito especial, como estava muito feliz comecei a ver ainda mais detalhes e tons por onde andava”, explica. Hoje a mãe de Pedro, ela pretende dar continuidade ao projeto Tons do Rio e futuramente publicar outros livros com a infinidade de cores e beleza espalhadas pela cidade.


Entre os muitos amigos que foram ao lançamento, ontem à noite, destacavam-se o cirurgião Volnei Pitombo, o jornalista, colunista e escritor Joaquim Ferreira dos Santos, a equipe do blog do Lourenço e o ator e bancário Carlos Vonpinaz Barreto.

BOM GOSTO 
Lilian Granado é formada em Desenho industrial pela PUC-Rio e começou a desenhar jóias profissionalmente em 1996, quando fez sua primeira exposição. Ganhou importantes prêmios nacionais e internacionais na área de design e, depois, descobriu na fotografia uma nova forma de criar. Como fotógrafa, foi a única brasileira a participar da exposição “Descubra o Cinema Brasileiro”, no Consulado Geral do Brasil em Xangai. Também teve várias fotos publicadas no livo @Rio 365, uma coletânea de fotos que fazem um documentário da cidade utilizando o instagram.

Sobre a Editora- Fundada em 2004 pela editora e jornalista Luiza Figueira de Mello, a Réptil produz livros de arte, saúde e comportamento. Unindo qualidade textual e alto padrão gráfico, a editora trabalha com autores brasileiros e internacionais. Entre os títulos publicados estão Arthur Bispo do Rosário – Séc. XX; Guia de Feijoadas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro;  Luiz Aquila, Quase Tudo – A Never Ending Tour; Companhia de Dança Deborah Colker; Gula Gula – Cozinha carioca; Raio X – Gabriela Pugliesi e o best-seller Clean, que apresenta aos brasileiros o programa do médico Alejandro Junger.