Pesquisar

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Muita emoção e alegria no Copacabana Palace na entrega do Prêmio Cesgranrio de Teatro 2015


De LUIZ CARLOS LOURENÇO
Numa confraternização da chamada "nata" do teatro brasileiro e com a presença de centenas de convidados especiais, os salões do mais luxuoso hotel carioca, o Copacabana Palace, decorados com coloridos origamis de pássaros, serviram de cenário para a entrega do Terceiro Prêmio Cesgranrio de Teatro. O evento, que premia os melhores nomes do ano de 2015 no teatro, foi apresentado pela atriz, cantora e bailarina Claudia Raia e pelo ator e diretor Marcos Caruso. Na impecável festa, que só acabou na madrugada desta terça-feira, a premiação distinguiu como homenageada da noite a atriz Nathalia Timberg. 
Entre as centenas de notáveis que circulavam pelos salões, viam-se de Ricardo Cravo Albin a Hildegard Angel, de Fernando Bicudo a Zezé Motta, e de Eliana Pittman a Heloisa Seixas e Arnaldo Niskier. acom,panhado da esposa.. Do meio musical, também compareceram a cantora internacional Watusi, o casal Marcio Queiroz e Gotscha e o cantor e compositor Felipe Dylon, acompanhado da mulher, a atriz Aparecida Petrowsky. Dos veteranos atores, lá estava Francisco Cuoco, Flavio Migliaccio, Nei Latorraca, Tonico Pereira e José Mayer, entre dezenas de colegas. A bailarina Ana Botafogo também estava lá e foi muito cortejada pelos amigos e o público em geral, concentrado na porta do hotel para aplaudir e fazer selfies com os artistas. 


Os grandes vencedores da noite foram Carol Lobato, pelo melhor figurino de "Kiss me Kate - O Beijo da Megera"; Bia Junqueira, pela melhor cenografia no conjunto das obras "A Santa Joana dos Matadouros, "Meu Saba" e "Santa"; Aurélio di Simoni, pela melhor iluminação com "Meu Saba". O prêmio de melhor ator ficou com Bruce Gomlevsky pela atuação em "Uma Ilíada"; o melhor ator em musicais foi Jose Mayer com "Kiss me Kate - O Beijo da Megera". 

Na categoria especial o vencedor foi Claudio Lins, devido a adaptação da obra de Nelson Rodrigues para o teatro musical. A melhor atriz de teatro em 2015 foi Ana Paula Secco de "O Pena Carioca"; o prêmio de melhor atriz de musicais ficou com Alessandra Verney pela atuação em "Kiss me Kate - O Beijo da Megera". Já a melhor direção foi para Marco Andre Nunes, de "Caranguejo Overdrive"; e o prêmio de melhor direção de musical ficou com Marcelo Alonso Neves de "Amargo Fruto - A Vida de Billy Holliday". 



EMOÇÃO DE NATHALIA


Visivelmente emocionada, após a exibição de um longo vídeo onde fala da profissão, junto com Bibi Ferreira e o diretor Wolf Maya, a atriz Nathalia Timberg foi a grande homenageada da noite, e subiu ao palco aplaudida de pé pela plateia, composta em sua grande maioria por celebridades e convidados especiais.


"Muito me honra estar aqui nesta noite. Comecei a minha carreira no cinema participando de um filme aos seis anos de idade. Influenciada pela escola francesa, fui para Paris estudar teatro. Minha estreia no teatro nacional aconteceu em 1954, a convite a minha grande amiga Bibi Ferreira, para fazer uma peça de Nelson Rodrigues. Foi nessa estreia que, apesar de ter estudado para isso, decidi que queria, de fato, viver do teatro para sempre, e desde então foram raros os anos em que eu não estive nos palcos. Para aceitar uma personagem, antes de tudo, eu preciso ser seduzida pela obra, e só depois pela personagem em si. Não me vejo merecedora dessa honraria e nem de nenhuma outra, mas já que essa oportunidade me foi dada, agradeço e me sinto na obrigação de fazer algo para ajudar a classe teatral", agradeceu a homenageada.

O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, falou sobre o prêmio e sobre os planos da Cesgranrio para 2016, entre eles a inauguração de uma faculdade com ênfase no teatro e a abertura de uma casa de espetáculos chamada Teatro Cesgranrio.


"Chegamos hoje à terceira edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro, e estamos extremamente felizes, e cada vez mais decididos de nossa trajetória em prol da cultura no Rio de Janeiro. Temos convicção de que o teatro nos permite vivenciar emoções marcantes e inesquecíveis. E isso é particularmente importante para a formação de nossos jovens. Estamos esperando poder abrir a Faculdade Cesgranrio ainda no primeiro semestre de 2016. O projeto já se encontra na pauta do Conselho Nacional de Educação. E nesta faculdade, assim como na maioria dos projetos da Cesgranrio, o teatro terá sua prioridade. Este ano, finalmente abriremos nosso teatro, o Teatro Cesgranrio, com 320 lugares. Ainda estamos escolhendo o espetáculo que fará a abertura, programada para acontecer em meados do mês de março", comentou o anfitrião da noite.


Antes de encerrar, Serpa elogiou a classe artística do Brasil, e enalteceu o Prêmio Cesgranrio de Teatro, dizendo que este veio para se firmar cada vez mais na cena teatral brasileira. " Nossa competente classe artística muito nos orgulha, pois trabalham com afinco e dedicação para somar cada vez mais à cultura brasileira. Os aplausos da Fundação Cesgranrio são todos para os integrantes dessa classe. E mais uma vez, com ainda mais ênfase, vou confirmar: o Prêmio Cesgranrio de Teatro chegou para ficar."