Pesquisar

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

JARDIM VERTICAL DISTRIBUI VERDE E
TORNA CHARMOSA LOJA EM IPANEMA


Fotos de Daniel Marques

O pouco espaço não é desculpa para não ter um jardim. Se faltam metros quadrados, as plantas podem subir pelas paredes e decorar com extremo bom gosto uma loja, como uma veterinária, a Pet Ipanema, na rua Vinicius de Moraes e que agora tem uma atração a mais: um jardim que literalmente, sobe pelas paredes.  Os jardins verticais podem ter formatos variados e abrigar diferentes espécies. E esta ideia foi aproveitada lindamente pela arquiteta paisagista Marita Adania, que trabalha em sociedade com o colega Rafael Pretti.


Marita, que mora próximo à veterinária, na rua Nascimento Silva, explica que os jardins  verticais são muito utilizados para amenizar a falta de áreas verdes em espaços pequenos, modificando a paisagem do local. Pode ser aplicado em paredes internas e em muros externos. Os sistemas possui irrigação automatizada por gotejamento mas o cuidado também  pode ser feito manualmente, dependendo do tamanho do jardim.



O objetivo do jardim vertical é disfarçar a parede alta ou simplesmente dar um charme a mais a uma fachada de loja, não precisando necessariamente cobrir toda a parede. Portanto, falta de espaço não é desculpa para deixar de fazer um jardim.
Pelo visto, a novidade é o mais recente modismo de Ipanema O jardim vertical é uma tendência no paisagismo e fica muito mais interessante junto com vasos de parede, painéis, treliças e acessórios, como enfeites e suportes. Tudo pelo verde !