Pesquisar

terça-feira, 27 de outubro de 2015

CLAUDIA RAIA LEVA MULTIDÃO DE FAMOSOS À 
ESTRÉIA CARIOCA DO SEU 
" RAIA 30, O MUSICAL"

                                                                                                                                                                                       Foto de divulgação


Por Luiz Carlos Lourenço
Fotos: Daniel Marques


Aos 48 anos e com um vigor físico de causar inveja a adolescentes, a atriz, bailarina, cantora e pioneira na produção de musicais no Brasil, CLAUDIA RAIA está comemorando  30 anos de carreira com a superprodução Raia 30, o Musical, no Teatro Oi Casagrande, no Leblon, onde ontem à noite se reuniram dezenas de personalidades para aplaudir a artista.
 Esquetes humorísticos, números musicais inéditos e outros quadros consagrados de seus espetáculos anteriores são revisitados neste musical, muito bem amarrados na direção de José Possi Neto com texto de Miguel Falabella.  No luxuoso espetáculo, Tancinha, Tonhão, Sally Bowles, Sheila, Charity Valentine... estão sendo revividos na trajetória de Claudia Raia.. “São estilhaços de memórias contados de maneira dinâmica”, explica ela.


 Entre os convidados especiais que aplaudiram o espetáculo ontem à noite, confraternizando com Claudia Raia e todo o elenco num concorrido coquetel regado a champanhe, destacavam-se o ator e diretor Tadeu Aguiar, o apresentador Luciano Hulk e sua mulher, Angélica, o diretor do Cesgranrio e da Casa Julieta de Serpa, Carlos Alberto Serpa com Beth Serpa, a colunista Regina Ritto, a estilista Gogóia Sampaio, o cantor e compositor Eduardo Dusek, a cantora e astróloga Leiloca Neves, das Frenéticas, o ator e dançarino Ciro Barcelos, as atrizes Jaqueline Lawrence, Cacau Protásio, Alexandra Richter,Lady Francisco e Françoise Fourton , o ator, comediante e apresentador Amin Khader, o presidente de Honra da Beija Flor de Nilópolis, Anisio Abrahão David, o ator Carlos Vonpinaz Barreto, a consultora de moda, Ana Maria Mendonça, a empresária Irce Britto, a cerimonialista Sisa Dutra, a cantora e atriz Jane Di Castro, o ator e diretor Nei Latorraca, os atores Sergio Fonta e Oscar Magrini e a atriz, cantora e bailarina Silvia Massari.


 Também compareceram à estréia vip da noite a atriz Paolla de Oliveira, o jornalista e pesquisador Renato Fernandes da equipe da jornalista Joyce Pascovitch, a atriz, comediante e diretora Berta Loran e a atriz Danielle Winits, além de deslumbrante atriz, modelo e Rainha da Escola de Samba Unidos da Tijuca, Juliana Alves. Estiveram prestigiando também a formadora de platéias, Rosemeyri Dias, bem como a atriz, apresentadora e dubladora Narjara Turetta, que foi acompanhada da mãe, Dona Antonia, o ator Luiz Fernando Guimarães, Andreia Sorvetão, Juliana Silveira, Bianca Rinaldi, Anna Lima, Carolina Dieckmann e Tiago Worcman,Denise Sarraceni, Regina Restelli, Janderson Pires, Avner Saragossy, Flavia Monteiro e Monique Alfradique.


 A noite especial de estréia foi dedicada por Claudia Raia à sua mãe, Dona Odete, muito elegante e maquilada nos 92 anos, junto com sua outra filha, Olenka e os netos Enzo Celulari e Sofia. Sobre o espetáculo, o filho mais velho da atriz, foi só elogios. "Ela é maravilhosa e merecia um espetáculo como esse, que conta a sua história", disse ele. Para ele, a atriz merece palmas não só pela carreira dela, mas também quando o quesito é a maternidade. "Ela pega no pé quando precisa, mas é uma mãe que está sempre de alto astral. Não tenho nenhuma reclamação dela", orgulha-se o primogênito.


MUITO LUXO

Com oito cenários muito coloridos de Gringo Cardia, no estilo dos anos 1950 e inspirados nas superproduções de Hollywood, O musical fica em cartaz no teatro até o final do verão, só parando para o carnaval.


Boa parte dos figurinos da peça deixam em evidência as famosas pernas da artista. Durante o coquetel que foi servido após o espetáculo, Claudia usou um vestido que deixava as pernas bem à mostra. Na festa de ontem, todos os convidados receberam um luxuoso programa do espetáculo a cores e foram presenteados com caixas de chocolates sortidos oferecidos pela Cacau Show. O coreógrafo americano Lennie Dale, que a encantou com o seu Dzi Croquettes, e o grande diretor de TV, Walter Clark, figuras primordiais no início de sua carreira, também aparecem em cena no belo espetáculo que está estreando no Rio de Janeiro.


O musical também retrata a ida de Claudia Raia para Nova York, a viagem para a Argentina e a experiência com o corpo de baile do teatro Cólon, em Buenos Aires. "As nossas carreiras acabam se misturando com a vida real, mas eu não gostaria de transformar esse show num confessionário, muito menos numa pornochanchada, já que, graças a Deus, eu nunca fui santa", disse a atriz. 

A luxuosa montagem tem 110 profissionais envolvidos, oito músicos na orquestra, mais de 200 figurinos, sendo que Claudia troca de roupa dezoito vezes. 
“Temos a Claudia praticamente o tempo todo em cena, se transformando fisicamente e esteticamente. Ela se mostra muito engraçada e, ao mesmo tempo, emotiva”, explica o diretor José Possi Neto.


Em momentos nostálgicos para a plateia, que retomam sucessos da TV por meio da história da intérprete, surgem personagens marcantes, como a atrapalhada Tancinha, da novela Sassaricando, e a presidiária Tonhão, do programa humorístico TV Pirata. Claudia também solta a voz em canções do naipe de Não Fuja da Raia, da atração homônima que protagonizou nos anos 90. 


Sua forte ligação com os musicais aparece a todo tempo em números ao estilo da Broadway. A artista, que abusa das trocas de brilhantes figurinos em meio a um cenário portentoso — assinado por Gringo Cardia —, cria empatia com o público em cenas divertidas. Entre os coadjuvantes, brilha também com destaque o ator e dançarino Marcos Tumura, experiente na área dos musicais.






















FICHA TÉCNICA

Texto: Miguel Falabella
Direção: José Possi Neto
Direção Musical e Vocal: Marconi Araújo
Coreografia: Tania Nardini
Produtores Associados: Claudia Raia e Sandro Chaim
Produção Geral: Sandro Chaim
Direção De Arte, Cenografia e Design da Identidade Visual: Gringo Cardia 
Figurino: Fabio Namatame
Design De Luz : Drika Matheus
Design De Som: TockoMichelazzo
Visagismo: Dicko Lorenzo, Henrique Mello, Robin Garcia
Elenco: Claudia Raia, Marcos Tumura, Alberto Goya, Alessandra Dimitriou,Carol Costa, Daniel Cabral, Estela Beraldi, Elton Towersey, João Paulo De Almeida, Luana Zenun, Mariana Barros,MariliceConseza, Matheus Paiva, Rodrigo Negrini
Apresentado por Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretária de Cultura  e Banco Itaú
Patrocínio: Lei de Incentivo `a Cultura e Proac SP, Cacau Show, Decolar.com, Raízen
Transportadora Oficial: Avianca
Apoio: Rede, Grupo Protege e Comgás
Realização: Raia Produções, Chaim XYZ Produções, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Brasil Pátria Educadora

Teatro Oi Casa Grande
Casa de espetáculos, com ênfase nos musicais, em amplo espaço com boa visibilidade, iluminação e acústica.
Localizado em: Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Loja A - Leblon, RJ, 22430-060
Telefone:(21) 3114-371
quinta-feira e sexta
21:00 
sábado -
duas sessões às 18:30 e 21:30 
domingo
sessão às 18 h