Pesquisar

quinta-feira, 5 de março de 2015

EVENTO DE PROTESTO COM MODA
 MONOPOLIZA PRAÇA EM IPANEMA




De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques

Centenas de curiosos, moradores da área, trabalhadores e estudantes que procuravam a estação do Metrô se concentraram na área central da Praça General Osório, em Ipanema, onde a designer Andréa Fasanello e a jornalista Nadine Gonzalez  , que comandam a Associação Franco-Brasileira ModaFusion e a Casa Geração Vidigal, apresentam em torno do Chafariz um desfile da “Coleção Rio 450 anos” criado pelos alunos da instituição sob a tutela de 9 marcas, entre elas a Casa Geração, Favela Hype, Luli Bevilaqua, Parceria Carioca, entre outras.



 O desfile  aconteceu com a participação de um grupo de 20 modelos e manequins, com modelos criado nas favelas e as moças e rapazes exibiram os modelos ao som de funks e raps, numa performance da coreógrafa francesa Maryam Kaba. Maryam é criadora do AFROVIBE e trilha sonora criada pelo DJ francês Jérôme Pigeon, conhecido como Gringo da Parada, fundador da avant-gard, Favela Chic em Paris e Londres.


 O desfile foi realizado ao ar livre sob forma de protesto depois da confirmação de mais um cancelamento de uma edição do Fashion Rio, só restando aos jovens criadores da Casa Geração Vidigal fazer sua apresentação de um ano de trabalho… nas ruas e tendo como passarela a própria praça. E foi com o nome “Só sobrou a rua” que os estudantes de moda da turma de 2014 apresentam a nova coleção, que inicialmente começaria às 17h30m mas sofreu um adiamento de meia hora pelo atraso da equipe de som contratada para o evento.
 A comerciante Irene Tavares, moradora das proximidades, elogiou a iniciativa dos organizadores do desfile de moda, dizendo nunca ter visto a praça tão policiada:
_ Aqui tem uma cracolândia braba, com marginais, assaltantes e alcoólatras. Com a chegada da Guarda Municipal e da PM em larga escala, usando até cães farejadores, todos os desocupados sumiram, deixando a praça livre para o desfile. Que venham outros eventos do gênero, para nossa segurança.


Andrea Fasanello, presidente do ModaFusion, acredita que os jovens talentos estão prontos não só para o Fashion Rio, mas para as semanas de moda internacionais. “Eles podem ajudar a transformar a moda brasileira”, diz, “mas precisam que o setor pare de olhar para fora e invista nos brasileiros, acredite na criatividade e originalidade local”.


PAPAGAIOS DE PIRATA

 O desfile foi bastante concorrido porque também surgiram as equipes da televisão francesa NRJ12, que está gravando um reality show na cidade, que gravou o desfile e que contou com a presença da socialite Narcisa Tamborindeguy. 



Também assistiram ao desfile a deputada estadual Aspásia Camargo, acompanhada do marido e vários transformistas que estavam fazendo um ensaio para um documentário, o Drag-Hifen, com destaque para Maria Paju, Temis e Alma Negrot. Nos próximos dias, elas irão estrear um show na Lapa, na casa La Paz, na rua do Resende.
Para conseguirem se produzir para o desfile e vestir os modelos exclusivos criados para a apresentação, a produtora de moda Vanessa Rivera conseguiu a permissão do Centro Comercial General Osório, para que as moças e rapazes pudessem trocar suas roupas nas lojas e corredores do shopping.



Andrea Fasanello, Narcisa TamborindeguyNadine Gonzalez

 Aspásia Camargo e Andrea Fasanello