Pesquisar

quarta-feira, 18 de março de 2015

É BOM SABER...

10 COISAS QUE NÃO SE DEVE FAZER NO BANHEIRO E VOCÊ FAZ MESMO ASSIM

Tido para algumas pessoas como um dos lugares mais agradáveis da casa, onde pode-se sentar, refletir, chorar e falar consigo mesmo; O banheiro tem um grande inimigo que pode fazer com que pequenos hábitos aparentemente inofensivos se transformem em grande focos de doenças: A umidade. É ela, a umidade a responsável pela alimentação de fungos e bactérias.

Mas claro que a umidade não é a única vilã do banheiro, ela é apenas a principal: Veja na lista abaixo algumas coisas que costumamos fazer no banheiro mas que não deveríamos fazer.


1- Dar descarga com a tampa do vaso aberto


Pode parecer besteira para alguns, quando na verdade é de uma obviedade tão absurda que nem sei como muita gente nunca parou para pensar nisso: Por mais que seja lindo ver o cocô descendo pelo vaso sanitário e seja emocionante dar tchauzinho para o nosso amigo do interior, dar descarga com a tampa do vaso aberto faz com que milhões de coliformes fecais se espalhem pelo ar e indo parar em todos os objetos do banheiro, como escova de dentes ou cabelos, e superfícies diversas.

2 - Usar toalhas de rosto... no rosto


O grande problema de se usar toalhas de rosto, no rosto, é que normalmente ela fica no banheiro para que todos usem. Ficam muito tempo úmidas o que acaba virando criadouro de bactérias.
O ideal seria o uso de toalhas de papel, mas como muitas pessoas podem ter dificuldades de adquirir e expor esses produtos em recipientes adequados, deve-se então trocar  as toalhas de rosto diariamente.

Exagero? Bem,a transmissão do vírus de diversas doenças e virus, como o do HPV é possível através do contato com uma toalha de rosto ou de banho contaminada. Pense nisso.

3-  Sabonete em barra:


Sabia que até sarna pode se alojar em sabonetes? Sinceramente não confio nem mesmo naqueles que possuem ação bactericida e desinfectante, pois de acordo com a PROTESTE "Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias".

Dê sempre preferência por sabonetes líquidos, Mas caso mais dos sabonetes em barra, compre um de uso exclusivamente seu e deixe o líquido para os visitantes.

4 - Pegar na maçaneta depois de lavar as mãos:


Essa vale mais para banheiros públicos do que propriamente para o banheiro de nossas casa, afinal não precisamos ser tão paranoicos.. a não ser que se tenha uma festa na casa... com muitas pessoas.

Banheiro publico tem toda a sorte de gente, e muitas delas nem mesmo lavam as mãos, ou lavam mal lavadas. Use um papel para abrir a maçaneta, ou tente um dos truques do gif abaixo:


5- Cesto de roupas sujas no banheiro.



Banheiro... umidade...escurinho... quentinho... Pois é, deixar roupas sujas em cestos de banheiro que normalmente são todos furadinhos, é um prato cheio para fungos, bactérias e outros coisinhas mais além de causar um certo mau cheiro.

O certo é deixar em outro local e lavar o quanto antes.

6- Roupas intimas secando no Banheiro



Além de ser constrangedor, deixar calcinhas e cuecas recém lavadas no banheiro é um hábito de desatenção na higiene... A umidade certamente vai fazer com que a peça demore mais para secar e criar um bela colonia de bactérias que mais tarde podem contaminar as pepecas desavisadas.

Seque suas calcinhas em local arejado e de preferência onde bata um solzinho.

7- Escovas de dente guardadas na pia:


É muito comum deixar as escovas de dentes em cima da pia do banheiro, seja jogada na bancada ou dentro de porta-escovas. Esse é um grande perigo, não se esqueça que a primeira coisa que foi dita aqui, foi sobre coliformes fecais que voam da privada para diversos lugares, pois é. Um perigo deixar a escova exposta dando mole.

Escova vai na boca, portanto nada de guarda-la molhada, dê sempre uma batidinha nela na pia para sair todo o excesso de água,  guarde-a de preferência usando a capa protetora e guarde-a dentro do armário do banheiro, e na hora de usar, lave-a.

8- Tapete no box.

Uma simples pergunta: Quantas vezes se lava aquele tapete que fica dentro do box do banheiro? Somente quando se faz a faxina completa do banheiro, certo? Pois é, só que é errado. Eles acumulam uma quantidade absurda de lodo, fungos e claro bactérias, ou se lava diariamente com água sanitária ou o risco de pegar doenças sinistras nos pés é grande.

9-  Tomar banhos quente

De fato um ducha quente é uma delícia, mas não se deve exagerar : Existe uma camada da protetora da pele chamada camada córnea, e tomar muitos banhos por dia, principalmente se a temperatura do chuveiro estiver alta, acaba retirando essa camada, deixando-a exposta para as bactérias presentes no banheiro, nos tornando mais suscetíveis à doenças. Portanto evite banhos muito quentes e não tome tantos banhos por dia


10- Guardar maquiagens


A mesa vilã de sempre: Evite guardar as maquiagens e seus apetrechos de aplicação como pincéis etc em cima da pia, ou até mesmo dentro do armarinho do banheiro. Esse habito pode além de criar bactérias , diminuir a vida útil dos produtos: Prefira locais secos e arejados, de preferência bem fresco.