Pesquisar

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bloco Ulálá Balancê: mistura entre Brasil e França que deu samba homenageia 130 anos da Aliança Francesa e 450 anos do Rio de Janeiro
Pelo oitavo ano o bloco de carnaval desfila pela orla de Copacabana. Camisa oficial foi escolhida por meio de votação pela internet




Pelo oitavo ano o bloco Ulalá Balancê vai para a rua no desfile marcado para o sábado de carnaval, 14, na orla de Copacabana. O tema do bloco esse ano reúne mais motivos para comemorar a folia: o samba celebra 130 anos de Aliança Francesa no Brasil e 450 anos do Rio de Janeiro.  Com concentração marcada para as 14h, próximo ao Forte de Copacabana, o Ulálá Balancê segue até a Rua Figueredo de Magalhães onde encerra o desfile às 18h.

O primeiro ano de desfile foi notícia em jornais franceses e caiu no gosto da comunidade francesa local. Chegando a atrair hoje cerca de 700 foliões, o bloco reúne alunos e professores da Aliança Francesa, do Liceu Molière, integrantes da Embaixada e da Câmara do comércio França-Brasil, além dos cariocas apreciadores da cultura francófona.

A camisa oficial do bloco é assinada pela ilustradora Fernanda Guedes e foi escolhida por votação na página do Facebook da Aliança Francesa do Rio de Janeiro entre três opções exclusivas. A distribuição é gratuita no dia do desfile mediante apresentação de senha que pode ser resgatada nas secretarias das unidades espalhadas pela cidade, com preferência para alunos. O número de camisas é limitado.

A ideia de criar um bloco surgiu em 2007 quando Esther Matuck, professora da Instituição há 29 anos e uma das fundadoras, junto com M. Christian Gerbauld sugeriram à direção geral da Aliança Francesa criar algo que integrasse mais alunos, professores e funcionários de uma forma em que Brasil e França se aproximassem. Esther conta que não havia opção melhor que usar o carnaval como o canal necessário para isso. “O Ulalá Balancê surgiu de uma ideia, de um momento de descontração na cafeteria da filial Centro. Alunos, professores, diretores amigos e foliões em geral, festejando a união das duas culturas em uma manifestação popular como o carnaval. O desfile que chega ao oitavo ano como um grande sucesso”, comemora.


Sobre a ilustradora
Fernanda (Lady) Guedes é artista gráfica autodidata. Um de seus trabalhos mais conhecidos é a abertura das primeiras temporadas do Programa Saia Justa, do GNT, em que retratou as apresentadoras Monica Waldvogel, Rita Lee, Marisa Orth, Fernanda Young e Marina Lima. Recentemente ilustrou a campanha de Volta às Aulas da Aliança Francesa Rio. Seus trabalhos já foram expostos e publicados no Brasil, EUA, Inglaterra, Espanha, Austrália e Japão. Em 2014 passou a dedicar-se também à streetart.

Sobre a Aliança Francesa
Com quase 130 anos de experiência internacional, a Aliança Francesa é a única instituição no Brasil reconhecida pela Embaixada da França a realizar os exames para obtenção dos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Instituição é também centro de aplicação dos testes para a obtenção dos diplomas e certificados internacionais: TCF - Teste de Conhecimento do Francês, com certificado válido por dois anos, TEF - Teste de Avaliação de Francês, com certificado válido por um ano, e CAPES/CNPq – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, também com validade de um ano.  A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com várias empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro. 



Serviço:
Bloco Ulálá Balancê
Data: sábado, 14 de fevereiro
Horário: das 14h às 18h
Concentração: próximo ao Forte de Copacabana (em frente ao Softel)
Vídeo da edição de 2014: https://www.youtube.com/watch?v=DCpQ0aQshf4
Informações: http://www.rioaliancafrancesa.com.br

Assessoria de Imprensa
A Dois Comunicação: Anna Accioly [J.P 19.940 RJ]
(21) 2508.8900 / 98676-2712 - adoiscom@adoiscom.com
Anna Accioly (21) 98616-6688 - anna.accioly@adoiscom.com
Carolina Oliveira (21) 98351-1224 - carolina@adoiscom.com



Letra do Samba:

130 ANOS ALIANÇA FRANCESA
450 ANOS RIO DE JANEIRO
PARABÉNS PARA VOCÊ (AUTORES: RAFAEL LIMA, HENRIQUE NEGÃO E KKLO)

VEM PRO ULALÁ BALANCÊ
SOU FRANÇA, SOU FOLIA, PARABÉNS PARA VOCÊ
DE BRAÇOS ABERTOS MEU REDENTOR                                                                                                                  
TE ABRAÇA TORRE EIFFEL COMO PROVA DO SEU AMOR.( REFRÃO)

ALEGRIA...
É CARNAVAL
130 ANOS DESSA ALIANÇA TRIUNFAL
VEM PARIS ESSE POVO FELIZ... É SÓ COMEMORAR
E BRINDAR.                                                                                         

SOLTE UM GRITO LIBERDADE
IGUALDADE NÃO PODE FALTAR
É HOJE O DIA DA FELICIDADE
FRATERNIDADE EU VOU TE ABRAÇAR. (REFRÃO)

450 ANOS DE HISTÓRIAS
RIO QUE BELEZA DE LUGAR
HOJE VOU ME ACABAR
EM COPACABANA
A PRINCESINHA DO MAR.