Pesquisar

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ESCOLHA DA MUSA OK ILUMINOU A
LAPA EM NOITE DE LUXO E GLAMOUR





De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques



Um dos concursos gays mais glamourosos e cheios de charme de todo o país foi realizado no último fim de semana,  a escolha da "MUSA OK 2014" , no Clube dos Democráticos, no Rio de Janeiro, superlotando o salão de festas da tradicional agremiação da Lapa. Já no meio da madrugada de domingo, sob os aplausos e gritos da platéia, quem arrebatou o título foi VELUMA DRAG, cabeleireiro e maquiador, morador de Niterói e que recebeu a faixa e a coroa de sua antecessora, LENA OX.


Todas as candidatas desfilaram com trajes típicos inspirados no tema da história do Clube dos Democráticos, fundado em 1867, para depois se apresentarem em luxuosos vestidos de gala. No juri, nomes de destaque do mundo GBLS, como o presidente do Grupo Arco iris, Almir França, o hayr stile Ricardo de La Rosa e o visagista, produtor cultural, estilista e apresentador de TV Beto Carramanhos. Ricardo de La Rosa, por sinal, surpreendeu pela elegância deslumbrante, interpretando sua personagem feminina, Cuquita Rinaldi, vestindo um modelo criado pelo estilista Henrique Filho, que caprichou na criação de um vestido longo e nos adereços..
O concurso foi apresentado por Jorge Abreu e Fabíola Fontinelli e contou com inúmeros números artísticos, enquanto as candidatas se preparavam para a disputa final, em trajes d gala, depois de exibirem seus trajes típicos. Paloma Right, antes da proclamação de VELUMA DRAG, foi escolhida pelas demais candidatas como MUSA SIMPATIA .

CLUBE DA BOA SORTE

Nos idos de 1866, período imperial, no meio dos movimentos abolicionistas, republicanos e Guerra contra o Paraguai, apesar das turbulências da época, nesta data, um grupo de comerciantes e boêmios conhecidos pela forma como costumavam se divertir e fazer críticas; liderados pelo português José Alves da Silva, reuniram-se na "Maison Rouge", famoso bar e confeitaria e compraram um bilhete de loteria, em extração do dia de Nossa Senhora da Glória, com a intenção de fundar uma Sociedade Carnavalesca, se sorteados fossem. A sorte grande aconteceu. Um prêmio de 15 mil contos de réis, uma verdadeira fortuna na época, que foi um incentivo para o Grupo dos XX Amantes, como eram conhecidos, levarem adiante a ideia de fundar o "Democráticos Carnavalescos", e acabou acontecendo meses depois no dia 19 de Janeiro de 1867. Seus sócios denominados Carapicus (um peixe) e sua sede é chamada de Castelo.


Fundado em 19 de janeiro de 1867, o Clube dos Democráticos é a mais antiga sociedade carnavalesca do Brasil e uma das poucas ainda em atividade (perto dele, o Bola Preta é uma criança, nascida "apenas" em 1918:-). Pois sua bela sede na Lapa – o Castelo dos Democráticos, tombado pelo IPHAN em 1987, está voltando aos tempos de glória. O espaço tem sido arrendado por músicos da nova geração do samba e do choro que promovem animadas noitadas frequentadas por um público jovem.