Pesquisar

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

CRIANÇAS BRINCAM E DANÇAM EM ANIMADA 
FESTA DE NATAL NO INCA, ESQUECENDO A DOENÇA





Texto de Luiz Carlos Lourenço 
Fotos de Daniel Marques 


Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade, brincadeiras e poesia. Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive para cima e para  baixo agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela.
Só que na festa da tarde de ontem, no superlotado auditório do Instituto Nacional do Câncer, várias Mônicas, Cebolinhas, Cascões e Magalis surgiram no palco e na platéia, esquecendo, por algumas horas, os males do câncer, os frascos de soro, as sessões de quimioterapia, além de muletas e cadeiras de rodas. Num clima de muitas cores, sons e uma caprichada festa de Natal, mais de 300 crianças e seus cuidadores se uniram para cantar e dançar em saudável diversão  com os bonecos da mais famosa história em quadrinhos do Brasil. 
Desde sua criação, em 1970, além dos quadrinhos, onde Mônica aparece como líder imbatível da rua, o personagem é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível. E, desde ontem, os personagens de Maurício de Souza conseguiram mais um objetivo, mostrando que também podem dar muita alegria no final de ano às crianças e adolescentes em tratamento no INCA. 



Tudo deu certo este ano, O INCA voluntário promoveu festa com caprichada decoração natalina, distribuição de centenas de presentes e como novidade, foram realizados  divertidos sorteios com distribuição extra de dezenas de relógios, tablets, Nintendos e play stations,  além de outros prêmios valiosos. Muitos dos sorteados não estavam presentes no auditório, como Fábio Bento, Yasmin Cruz e João Gabriel, que receberam seus prêmios em seus leitos nas enfermarias. Para animar ainda a festa, o espaço foi equipado com diversas atividades para garantir a diversão, como duas máquinas de fliperama e vídeo game, camarim de fotos animadas pintura artística, estúdio para maquilagem e máquinas de algodão doce, e a possibilidade de obterem fotos com o Papai Noel, além de aproveitar o buffet e uma deliciosa mesa de guloseimas.

Conca do Fluminense

Na festa apresentaram-se muitos artistas, como a Trupe de cinco músicos e atores que integram o Parampanpam, o palhaço Chaveirinho, Mc Ludmilla, os ginastas e contorcionistas do grupo Afroreggae, da MC Ludmilla, da modelo Daniella Sarahyba (madrinha da festa), o jogador Conca, do Fluminense  e dos atores Thiago Rodrigues, Nicola Siri, Chay Suede, Márcio Kieling, Jorge de Sá, Daniel Erthal, Igor Hercowitz e Rafael Queiroz. 
A festa contou no seu encerramento com uma apresentação especial de diversos músicos, cantores e instrumentistas da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis, levando muitos pacientes a sambarem no palco com os ritmistas, incluindo a adolescente Yasmin, de 13 anos, que mesmo sem uma das pernas, sambou para valer sem muletas e se equilibrando num pé só. Ao seu lado, uma menininha de apenas 3 anos, Carolina Lustosa, também sambou muito agitando os bracinhos, surpreendendo seu próprio pai, Diogo Lustosa, que trabalha como produtor de eventos.

Daniella Sarahyba


Além da mesa chefia de balas, doces e um bolo gigantesco, as crianças levaram  a alegria do Natal ao restante da família, porque os sacos de presentes que receberam continham cerca de 15 brinquedos para que os pacientes possam compartilhar com seus irmãos.
"A realização da festa de Natal só foi possível graças ao apoio de parceiros, que doaram desde o buffet e a decoração até os brinquedos distribuídos aos pacientes. É muito importante para as crianças momentos de alegria como esse para sair um pouquinho da rotina hospitalar", revelou  Angélica Nasser, supervisora do INCA voluntário. Segundo ela, a confraternização conta sempre com a solidariedade das pessoas e empresas que apoiam as ações da área. Atuante durante todo o ano, o INCA voluntário busca humanizar o ambiente hospitalar; melhorar a autoestima dos pacientes e seus acompanhantes; apoiar o paciente para que ele não interrompa o tratamento por falta de recursos financeiros; e promover atividades que contribuam para a geração de renda. Além disso, são distribuídas bolsas de alimentos para pacientes em condições socioeconômicas desfavoráveis, para que tenham uma alimentação adequada em suas residências durante o tratamento. Atualmente, cerca de 600 voluntários dedicam um pouco do seu tempo às atividades do INCA voluntário e aos pacientes do Instituto.

Ludmilla


Fernanda de Oliveira Vieira, da Divisão de Comunicação Social do Inca, lembrou que a festa de Natal para os pacientes infantis do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é promovida em todos os anos pelo INCA Voluntário,  com o objetivo de levar  alegria para as crianças que estão em tratamento no Instituto.
-A realização desta festa da festa só é possível graças ao apoio de diversas empresas e pessoas físicas, que fazem a doação dos brinquedos e proporcionam várias atividades aos pequenos. disse.

Thiago Rodrigues, Nicola Siri, Chay Suede, Márcio Kieling, Jorge de Sá, Daniel Erthal, Igor Hercowitz e Rafael Queiroz prestigiaram as crianças

O mestre de cerimônias da festa foi Leonardo Macarrão, da equipe de animação do Tio Carlos. O evento foi realizada em parceria com a Anima Fotos (foto animada), Animasom (camarim fashion e Papai Noel), Alexandra Carla Coelho Ribeiro e Tati Doces (bolo), Appai (camisas), Alessandra Prado, Altair Bello e Bruno Araújo (produção artística), Dona Chica e o Gato, Leda e Ieda Bravo e Oswaldo Antonio Otaviano (buffet e mesa de guloseimas), Manatel Telecom (rádios), Salão Pink Fashion (pintura artística), Tio Carlos (recreação infantil), população em geral (brinquedos e adereços).