Pesquisar

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

... TER ATITUDE É O QUE FAZ A DIFERENÇA!


Grupo Pela Vidda/RJ: 25 anos de luta pelos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e Aids e 17º VIVENDO de Histórias Prepositivas



Referência no Brasil na luta contra a Aids, o Grupo Pela Vidda/RJ (Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids) foi o primeiro grupo no Brasil a reunir pessoas que vivem com HIV e Aids, seus amigos e familiares, na luta para que estas exercessem plenamente sua cidadania, informando-as e integrando-as na sociedade. Fundado no Rio de Janeiro em 24 de maio de 1989, especialmente por pessoas infectadas pelo vírus, numa época em que o tratamento era muito difícil e a sociedade desinformada disseminava o preconceito e a discriminação, o GPV-RJ assumiu um papel importante ao mobilizar a opinião pública e sensibilizar a comunidade para a conquista de direitos.
Em 25 anos de história, o Grupo realizou diferentes ações sociais e políticas, reuniões de acolhimento e convivência, nas quais abriu espaço para a discussão sobre viver com HIV e Aids.  Atuou ao lado de ONGs parceiras e ativistas no acompanhamento crítico das políticas públicas e no desenvolvimento de respostas coletivas, executou ações de prevenção dirigidas a outras populações vulneráveis, defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e lutou constantemente contra a banalização da doença pela sociedade e pelos meios de comunicação.
“Nossa luta não é individual, somos parte de um coletivo que acredita em transformações sociais e na perspectiva de um mundo melhor, com justiça social, dignidade e respeito às diferenças. Não buscamos resultados quantitativos apenas, acreditamos em transformações. Nestes 25 anos foram perdas e ganhos de todos os lados, mas a vontade de viver e a perseverança sempre fizeram a diferença. Os avanços no campo terapêutico e médico são enormes” – Marcio Villard ativista do GPV-RJ desde 1994.
“lamentavelmente, a Aids ainda causa 12 mil mortes e ocorrem 40 mil novas infecções, anualmente, segundo os dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Esses números não podem ser considerados naturais, contras os quais nada se possa fazer” – George Gouvea presidente do GPV-RJ.
Bem-vindos (as) aos 25 anos do Grupo Pela Vidda/RJ e ao 17º VIVENDO
De 20 a 22 de novembro de 2014, o Rio de Janeiro será o cenário da 17ª edição do Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – VIVENDO - evento que desde 1991 é uma referência nacional na integração de pessoas, redes e no intercâmbio em HIV e aids. Nesta edição, o tema é a celebração dos 25 Anos e uma ampla reflexão e avaliação da conjuntura atual no enfrentamento da epidemia de HIV e Aids no Brasil. A Programação foi estruturada a partir de sete Eixos Temáticos, com destaque para o viver com Aids e as novas diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV. Teremos 31 atividades temáticas e interativas. A maioria proposta pelos participantes e colaboradores como o Programa Nacional de Controle de Tuberculose (PNCT), o Laboratório de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas da FIOCRUZ, o Centro de Referência da Diversidade de São Paulo e GPV-SP, a Articulação Nacional de Luta contra a Aids (ANAIDS), a Superintendência de Promoção da Saúde e a Policlínica Antônio Ribeiro Neto  da SMS-Rio, o Movimento Nacional de Cidadãs Positivas (MNCP+), a Rede Estadual de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV e Aids do Rio de Janeiro (REAJVCHA-RJ), os Fóruns de ONG/Aids do Rio de Janeiro, São Paulo e do Rio Grande do Sul, os GPV além de vários outros parceiros.
Teremos três exposições permanentes durante o Encontro, “25 Anos GPV-RJ e Celebração da VIDDA”, “Diversidade T – Respeito e Cidadania” e “Centro de Referência da Diversidade – uma experiência inovadora”. Todas as atividades serão dinamizadas e apresentadas a partir de experiências e iniciativas individuais e coletivas “Histórias prepositHIVas”.
Para terminar o 17º VIVENDO haverá um grande Cabaré onde sonhos, vontades e prazeres celebrarão o ativismo e a perseverança de todos, Viva a Vida!
Quem VIVER virá!!! Bem-vindos (as) ao sonho e à luta pela Vida!!!

XVII VIVENDO e Celebração da VIDDA - Valorização, Integração e Dignidade da Pessoa Vivendo com HIV e Aids – 25 Anos GPV-RJ e 2º BABADÃO da DiversidAids.

Local: Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Praça XV de Novembro, Centro do Rio de Janeiro/RJ , 20 a 22 de novembro de 2014


Contatos e informações:
 gpvrj@pelavidda.org.br      Marcio Villard: 21 998999868


Programação:http://www.pelavidda.org.br/site/wp-content/uploads/2014/10/PROGRAMA-VIVENDO-E-HISTORIAS-PREPOSITHIVAS1.pdf 

Postais 25 Anos do GPV-RJ: https://www.dropbox.com/sh/9ko1yvj674tjo9q/AACFZetEjXJCu53o2bMkkG33a?dl=0 


XVII VIVENDO e Celebração da VIDDA - Valorização, Integração e Dignidade da Pessoa Vivendo com HIV e Aids – 25 Anos GPV-RJ e 2º BABADÃO da DiversidAids.



Local: Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro /Praça XV de Novembro - Centro

5ª COMUNICAÇÃO
“ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO”

1º) Para os participantes e convidados com hospedagem no Hotel Center na Av. Rio Branco nº 33 centro http://www.centerhotel.com.br/ o check in será no dia 20/11 a partir das 10:00 e o check out no dia 23/11 até às 12:00. Quem não realizar check in até às 18:00 do dia 20/11 e não justificar perderá o direito a hospedagem no Encontro.

2º) Não será de responsabilidade da Comissão Organizadora a mudança e/ou troca de participantes da listagem oficial. Favor verificar os nomes na Lista de contemplados com Bolsa.

3º) Não haverá “transfer” dos locais de chegada (Aeroporto e Rodoviária) para o Hotel e nem do término do Encontro.

IMPORTANTE: também não haverá transfer do Hotel até o Centro de Convenções, apesar de próximo é importante que quem tiver dificuldade de locomoção avalie bem esta questão. Como a cidade do Rio de Janeiro está envolvida em obras este deslocamento só é viável caminhando (500 metros de distância).

4º) No dia 20/11 o credenciamento será a partir de 14:00 no local do Encontro http://www.noveeventos.com.br/pt-br/nossos-espacos/bolsa-do-rio.asp

5º) Os participantes serão acomodados principalmente em quartos triplos. Faremos o possível para compatibilizar os participantes por estados. Os quartos duplos serão priorizados para os Convidados. Todas as despesas de frigobar e extras serão de responsabilidade de cada participante, caberá ao Hotel deixar ou não os mesmos abastecidos. Nossa responsabilidade é somente com a hospedagem de 20 a 22/11.
Importante: quem não necessitar hospedagem até o dia 22/11 favor comunicar imediatamente a Comissão Organizadora para fechamento do quadro de hospedagens.

6º) Não haverá cessão de quartos individuais pela Comissão de Organização do Encontro.

7º) O XVII VIVENDO não é um evento aberto, mas haverá inscrições no local conforme disponibilidade de vagas.

8º) Não será permitida a participação de ninguém que não seja participante (devidamente identificado com crachá) ou convidado do Encontro.

9º) No dia 20/11 será oferecido tíquete almoço somente para quem participar do Esquenta VIVENDO das 11:00 às 13:00. O almoço durante o Encontro será no local e o Jantar será repassado auxilio financeiro único de 100 reais (3 dias) apenas para os contemplados com Bolsa . No dia 23/11 não será disponibilizado tíquete para almoço.

10º) As passagens para os contemplados com Bolsa integral serão ressarcidas da seguinte forma:
Passagem terrestre e aérea (conforme autorização prévia) no valor da listagem de passagens.
IMPORTANTE: Para o devido ressarcimento é importante preencher o formulário para ressarcimento e entregar com os tíquetes de embarque e o recibo ou comprovante de compra da passagem com Nome e destino. Favor entregar na Secretaria do VIVENDO no dia 20/11 a partir das 14:00 com Marcio Baptista.
Os ressarcimentos serão realizados na secretaria do VIVENEDO no dia 21/11 somente com os tíquetes de embarque impressos. Quem não apresentar os respectivos comprovantes só serão ressarcidos posteriormente e conforme envio dos mesmos.
Não deixem de trazer os recibos das passagens impressos juntamente com 2 cópias do formulário preenchidos para procedermos os ressarcimentos com agilidade.

11º) Os participantes e convidados que receberem apoio do PNCT deverão prestar contas conforme orientação da respectiva equipe. Dúvidas e orientações falar com Patricia Werlang durante o VIVENDO.

12º) Quem não retornar com os bilhetes ou tíquetes prejudicará a prestação de contas do XVII VIVENDO. Contamos com o apoio de todos.

13º) A participação e o compromisso com os horários da programação é de responsabilidade e interesse de todos os participantes. Não haverá serviço de despertador através da Comissão de Organização.

14º) A Programação do Encontro e demais orientações estão em http://www.pelavidda.org.br/site/wp-content/uploads/2014/10/PROGRAMA-VIVENDO-E-HISTORIAS-PREPOSITHIVAS1.pdf

15º) Necessitamos da colaboração e compreensão de todos para as regras de convivência e solidariedade durante o VIVENDO:
Não teremos equipe de apoio e de assistência no Hotel durante o Encontro, somente no check in do dia 20/11 – Rene, Josimar e Marcos Moreira.
Importante todos terem consciência quanto ingestão de comidas exóticas (evitar comer na rua) e o abuso de álcool etc.

16º) Nenhum participante está autorizado a mudar e/ou inserir pessoas na lista do Hotel. Não é autorizada a subida de pessoas nos quartos sob quaisquer pretextos cabendo ao Hotel este controle e procedimentos de vigilância. Lembrando a todos que quaisquer problemas durante a hospedagem devem ser registrados na recepção do hotel e junto a Comissão Organizadora.

17º) Os convidados que solicitaram hospedagem favor enviar comprovante conforme orientação da Comissão de Organização para efetivação da reserva.

18º) No dia 22/11 no 2º Babadão da DiversidAids teremos o CABARÉ VIVENDO. Será uma celebração e confraternização para fechar o VIVENDO. Faremos concurso da melhor produção (masculina e feminina) e de performances artísticas no tema Cabaré. Os artistas presentes no VIVENDO serão bem-vindos(as). Participe!

19º) Também pedimos a todos que tragam uma (somente uma) peça de roupa de tenha um significado importante na sua vida para vivenciaremos uma instalação na Abertura no dia 20/11 e que marcou o 5º VIVENDO em 1995.

20º) Dúvidas e orientações adicionais através Comissão Organizadora somente por e-mail gpvrj@pelavidda.org.br e vivendorj2012@gmail.com
A realização do XVII VIVENDO é um processo de trabalho árduo e com muitas limitações. Nossa intenção foi de incluir todos, mas a realidade cada vez mais é desafiadora e distante de nossas necessidades.
Esperamos contar com a colaboração e solidariedade de todos os participantes. Apesar de não se tratar de uma Festa e Confraternização sabemos que o VIVENDO tem um histórico na vida de muitos(as) ativistas e para nós do Grupo Pela Vidda-RJ isso é muito importante e gratificante.

O 17º VIVENDO para nós tem um diferencial pois marca os nossos 25 de anos de Luta e de atuação social. O Encontro será realizado em um Centro de Convenções com boa infraestrura e localizado em uma região de importante patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. Devido ao feriado no dia 20/11 a convivência urbana nos dias de VIVENDO será mais tranquila e agradável. No trajeto entre o Hotel Center e o Centro de Convenções preparem os celulares para registrarem paisagens que fazem parte da história d Brasil como o Mosteiro de São Bento (atrás do hotel), o 1º Banco Central do Brasil na esquina da Av. Rio Branco, a imponente igreja da Candelária, o Paço Imperial em frente ao Centro de Convenções e muita história para vivenciar.
Esperamos todos como o Cristo que recebe todos nesta cidade de braços abertos.
Bem-vindos(as) ao XVII VIVENDO. Quem vHIVer virá!?!

Comissão organizadora.
Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2014.


Utilidade Pública Estadual Lei nº 2038-26/11/92
Av. Rio Branco, 135 sl. 709  Centro  Rio de Janeiro - RJ  CEP: 20040 006
Tel: (55 21) 2518 3993  Fax: (55 21) 2518 1997  gpvrj@pelavidda.org.br
www.pelavidda.org.br
CNPJ: 35.798.651 / 0001-53