Pesquisar

sábado, 29 de novembro de 2014

ÁRVORE DE NATAL É INAUGURADA NA 
LAGOA PARA MAIS DE 200 MIL PESSOAS



De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques

A Inauguração da maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guiness Book of Records, foi inaugurada na noite deste sábado reunindo mais de 200 mil pessoas, num belo show de música, luzes e fogos de artifícios. O tradicional espetáculo carioca, montado na Lagoa Rodrigo de Freitas, com o tema "Um Natal de Luz", chegou à sua 19a edição e continua se destacando como um dos marcos do início das comemorações de fim de ano.
 A festa registrou poucos incidentes, como o tradicional engarrafamento de trânsito na orla da lagoa e ruas adjacentes e próximo à árvore e três participantes da festa ficaram  feridos após a queda de um deck próximo à Rua Garcia D'Ávila, em Ipanema. Com um policiamento reforçado, unindo as polícias militar, civil e agentes da guarda municipal, registraram-se poucos casos de furtos e a maioria dos vendedores ambulantes foi deslocada para ruas próximas dali, como Vinicius de Morais e Joana Angélica.


  A inauguração contou com a apresentação de grandes estrelas da música brasileira, como Simone, Laila Garin e Família Lima, que encenaram o espetáculo "Estrelas de Nossa Vida", produzido especialmente para a ocasião e com a apresentação do ator Cláudio Lins.
 O  repertório da noite foi composto de clássicos de músicas brasileiras que representam o Brasil, como “Aquarela do Brasil”, “Águas de Março”, “Toda Forma de Amor” e “Maria Maria e Carinhoso. O clássico “Então é Natal”  que costuma ser interpretado por Simone a cada festa do gênero, foi suprimido do repertório da cantora, talvez por já ter se transformado um  motivo de piadas nas redes sociais.
 A Árvore de Natal da Lagoa é o terceiro maior evento do Rio de Janeiro, estando atrás apenas do Réveillon e do Carnaval. Durante a apresentação musical, a cantora Simone, que abriu o evento com a música "Aquarela do Brasil"  lembrou a todos da proximidade dos Jogos Olímpicos. e os mascotes das Olimpíadas 2016 também entraram no palco. Além de Simone, foram delirantemente aplaudidos os músicos da Família Lima e a cantora e atriz Laila Garin, que interpretou vários trechos do musical sobre a vida da cantora Elis Regina.



 Muitas famílias, para conseguir um bom lugar próximo do palco,  foram chegando ao longo do dia para a festa e algumas chegaram a acampar para conseguir melhor visual do espetáculo. Alguns empolgados fizeram até stand up paddle pela Lagoa para esperar o momento da inauguração. Outros fizeram até piquenique com direito a roda de violão. Alguns ambulantes conseguiram burlar a fiscalização e ofereciam cerveja a um preço exagerado, cobrando  R$ 10 cada lata. Alguns carros também acabaram rebocados por estacionar em local proibido.
 No setor reservado aos convidados, viam-se muitas personalidades, como o governador Pezão que chegou com sua mulher logo no início do show, O presidente Olímpico Brasileiro (COB).Internacional, Carlos Artur Nuzman, com a mulher, a jornalista e apresentadora Márcia Peltier, a promoter e socialite Ana Maria Tornaghi, as atrizes Alexandra Richter e Lucinha Lins, o casal Leleco e Maninha Barbosa e o coreografo e bailarino Carlinhos de Jesus.
 Muito assediado pelo público, mesmo locomovendo-se numa cadeira de rodas e recuperando-se de uma complicada cirurgia na perna direita, o Padre Jorjão, pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz, atendia a dezenas de fiéis para serem fotografados ao seu lado.


 O cenógrafo Abel Gomes, responsável pela criação da árvore, explicou que a mesma corresponde a um prédio de 28 andares, com 3,1 milhões de lâmpadas e 120 quilômetros de mangueiras luminosas , A árvore, em sua totalidade, pesa 542 toneladas e mede 85 metros de altura.  Segundo Abel, ‘Um Natal de Luzes’. por ele concebido, retrata as luzes imprescindíveis à vida: o brilho das estrelas, que remetem aos sonhos; a luz do sol, que dá energia aos seres; o esplendor do luar; e as luzes de Natal, que alumbram os lares e fazem renascer o espírito natalino. 
 Segundo cálculos da PM, mais de 200 mil pessoas compareceram à festa de inauguração, e a expectativa de visitação é de 80 mil pessoas por dia até 6 de janeiro, Dia de Reis, quando as luzes são desligadas e a árvore começa a ser desmontada. 


 Para editar maiores engarrafamentos neste final de ano, a prefeitura montou um esquema especial de trânsito para todo o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e nas principais vias de acesso: Rua Humaitá, Túnel Rebouças, Rua Mario Ribeiro, Túnel Acústico e Túnel Zuzu Angel.  Diariamente, pelo menos 120 agentes e 70 controladores de tráfego estarão a postos para orientar motoristas e pedestres e manter a fluidez do trânsito. Painéis de mensagens variáveis informarão as condições do tráfego nas vias do entorno. 
Com o objetivo de evitar congestionamentos, o estacionamento será proibido em todo o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Em qualquer dia da semana e até 6 de janeiro, os veículos estacionados irregularmente serão multados e removidos para os depósitos públicos municipais.


Cláudio Lins e Laila Garin

Família Lima

Ana Maria Tornaghi e o governador Pezão

 O casal Leleco e Maninha Barbosa

Alexandra Richter e sua filha

O cenógrafo Abel Gomes

Carlinhos de Jesus

Padre Jorjão e o jornalista Luiz Carlos Lourenço