Pesquisar

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CRIANÇAS COM CÂNCER COMEMORAM O
SEU DIA COM MÚSICA, PRESENTES E ALEGRIA





De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques 


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) realizou na tarde desta terça-feira, dia 7 de outubro, sua tradicional festa do Dia das Crianças para cerca de 300 meninos e meninas em tratamento ambulatorial ou internados nas enfermarias da instituição. A supervisora da Área de Ações Voluntárias do Inca, Angélica Nasser, explicou que os presentes foram todos doados por voluntários  ao longo de várias semanas e dezenas de empresas colaboraram com o brilho da festa doando serviços, refrigerantes, salgados e brinquedos variados.


Com a presença de dezenas de artistas, nesta terça-feira, pelo menos do meio dia até o final da tarde, não houve espaço para dor e sofrimento no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Na comemoração com o tema dos Super Heróis, dezenas de atores viveram ídolos da garotada como o Homem Aranha, Batman, Mulher Gato, Superman, Thor, todos se esforçando para que os pequenos pacientes vivessem um dia para ficar marcado em suas memórias para sempre.


O evento  foi recheado de cores, e, por várias horas, meninos e meninas tiveram também contato com seus ídolos do esporte, da música e da televisão, destacando-se a modelo Daniela Sarahyba, o ator Thiago Rodrigues, o grupo der pagode Molejo, e os cantores Buchecha e Valeska Popozuda. Com muita música e por quase toda a tarde, maquilados e com máscaras de super herói,  receberam um remédio e tanto para passar o tempo e aliviar a angústia que envolve a doença que os aflige.



As primeiras atrações na celebração das cerca de 300 crianças do Inca foram os jogadores Rafael Silva e Jomar, do Vasco, e Yuri, Fábio e Luan, atletas do Botafogo. Os jogadores deram no microfone, cada um, mensagens positivas de incentivo aos pacientes, e, junto com os demais artistas e músicos atenderam pacientemente cada pedido de foto e autógrafo.
O ator de novelas Thiago Rodrigues, ficou tão emocionado ao ver na festa a alegria do menino Gabriel de Souza, de 13 anos, que há 12 anos faz tratamento no Inca, que tirou o rosário que usava e o colocou no pescoço do garoto, emocionando o paciente e também sua mãe Patrícia, moradora no bairro de Santo Cristo.
É um prazer enorme estar aqui, uma sensação indescritível. Foi muito bom, fazer ações de solidariedade com crianças tão positivas que isso só acaba dando  muita força para nós artistas, afirmou Thiago.






Encantada com o carinho das crianças, a cantora de música gospel Thalita, não conseguiu conter as lágrimas, após cantar com muita devoção a canção "Aleluia", aplaudida e abraçada no auditório lotado de crianças e parentes das crianças do INCA.
Buchecha também mostrava-se radiante por voltar a dar um pouco de sua arte para os pequenos pacientes.


- Para mim este momento é sempre maravilhoso e podem me chamar sempre. Eu saio dester auditório com a alma lavada de alegria e de bênçãos dos céus. Este contato com as crianças nos dá um incentivo danado. Muitas pessoas com a saúde perfeita reclamam da vida, e estas crianças com câncer não tiram o sorriso do rosto. A motivação fica ainda maior para tocarmos nossa vida, dissse Buchecha.


Vários atores da série Malhação como Felipe Pontes, Rafael Gigo, Vitor Figueiredo e Maitê Padilha arrancaram muitos sorrisos da criançada e foi preciso organizar uma fila para atender aos pedidos de autógrafos e fotografias.


O Grupo Cultural AfroReggae, parceiro nas atividades culturais promovidas pelo INCAvoluntário, encenou a peça infantil "O Bode e a Onça". Os pacientes contaram ainda com a super visita dos personagens do filme "Os Vingadores" e a hora mais esperada: a entrega dos presentes! Eles também cantaram e dançaram com músicas apresentadas pelo MC Leozinho, que chegou a sentar no chão do palco para abraçar as crianças e ser fotografado com elas.


Presença certa nas festas das crianças do Inca, onde comparece há sete anos, a madrinha Daniela Sarahyba esbanjou simpatia e carinho no contato com os pequenos pacientes. De acordo com os médicos do instituto, a alegria e o riso são importantes para ajudar a recuperação dos doentes e faz a estadia no hospital menos penosa.


O Inca já está preparando a festa de Natal das crianças ali atendidas e este evento de final de ano já tem data marcada para o dia 2 de dezembro. Para a campanha de Natal, as voluntárias do INCA já estão aceitando brinquedos da faixa de 7 a 18 anos, principalmente para os adolescentes. “Geralmente recebemos bem mais presentes para os menores. O mais difícil e conseguir os presentes para os adolescentes”, informou Angela Nasser, ao sugerir jogos educativos e bijuterias como boa opção para essa faixa etária.


A Área de Ações Voluntárias do INCA, também conhecida como INCAvoluntário, é responsável pelo planejamento e promoção de ações voluntárias educacionais, recreativas, culturais, de lazer e geração de renda para os pacientes do Instituto. Sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus acompanhantes. Atualmente, o INCA conta com mais de 600 voluntários.


O trabalho voluntário no Instituto remonta à década de 50, quando as pessoas participavam espontânea e gratuitamente de campanhas para arrecadar fundos para ajudar aos pacientes carentes do INCA. A partir da organização de grupos e associações de voluntários, nos anos 80, surgiu em 2001 o INCAVoluntário com o objetivo de organizar todas as ações institucionais empreendidas nessa área.


O INCAvoluntário desenvolve uma série de atividades para os usuários do Instituto, principalmente nas unidades hospitalares. Todas as iniciativas são planejadas e coordenadas por esta área do INCA, em parceria com os mais de 600 voluntários. Entre as ações estão apoio aos pacientes, humanização do ambiente hospitalar e captação de recursos.


O voluntariado ainda promove eventos em outras datas comemorativas, como, por exemplo, dia das Mães e dos Pais. Os voluntários realizam ainda atividades culturais e de lazer para os pacientes e acompanhantes, como sessões de cinema, saraus, peças de teatro, bingos, happy hours, jogos, shows e recreação para pacientes infantis.