Pesquisar

sábado, 13 de setembro de 2014

POEMAS NA NOITE, UM VIVA AOS AMIGOS,
E UMA ANIMADA NOITADA NA TRAVESSA



De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques



O convite, partindo de uma celebridade como o ator, produtor, escritor e poeta, Gualdino Calixto era irrecusável: acompanhá-lo à festa de lançamento do livro de ELIANA CALIXTO, o"Poemas na noite", que contou com uma expressiva tertúlia literária onde vários nomes da poesia brasileira leram poemas da autora. O coquetel de lançamento transcorreu por várias horas num clima de muita alegria, ontem, a partir das 18 h, na Livraria da Travessa, Botafogo. 
No animado encontro, além de Gualdino Calixto, estiveram presentes várias personalidades, como o ator Marcos Miranda, o poeta e diretor de marketing da rede de restaurantes Manuel e Juaquim, Abílio Fernandes, Paola Boechat Duque, Silvia Cattermole, Yara Brandão e dezenas de outros poetas que foram prestigiar a autora.


O livro de poemas “Poemas na Noite” de Eliana Calixto, que já teve um exitoso  lançamento no final do mês passado no Anhembi, durante a 23a. Bienal do Livro, foi dedicado pela poeta à sua tia Gabyria, que há seis anos voltou à Pátria Espiritual. Na obra, Eliana desenvolve poesias de forma leve e delicada, , com temas variados, tais como: Mar, Flores, Lua, Morte, Natal, e a chegada da cegonha. Apresenta estilos diversos como: Soneto, Rondel, haikai, Cordel e Versos livres. Cada parte do livro aborda um tema e traz um pensamento de personalidades ilustres e imortais, como Mario Quintana, Sócrates, Voltaire, Shakespeare, entre outros. O livro destina-se ao público jovem e adulto, e a todos os apreciadores da boa poesia.  



A DESCOBERTA


Eliana conta que descobriu o gosto pela poesia em 2005. Era a fase áurea do Orkut e ela lembra que não poderia deixar de aderir ao fascínio das redes sociais. Conheceu alguns poetas e, lendo seus poemas, achou que poderia escrever também. Em sua iniciação, escrevia textos, que em última análise seriam poemas em prosa. Com o tempo chegou à literatura de Cordel e se lançou nesse gênero.


"Eu também passei a compor muitos sonetos e trovas e com o passar dos anos fui aprimorando técnica e estilo. Filiei-me ao site Recanto das Letras. Certo dia, percebi que já tinha um número considerável de poemas. Foi quando decidi reunir meus trabalhos em um livro. Afinal, são muitos anos de dedicação quase que diária a esse ofício, que há muito deixara de ser mera diversão. E eis que ora tenho em mãos o produto final desses anos de trabalho e é com grata satisfação que o entrego ao prezado leitor. São versos simples, fruto de vivências, sonhos, amores e esperanças. A cada leitor conquistado, dedico  meu carinho e meu eterno agradecimento.


Eliana é brasileira, carioca, residente em Botafogo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Formada em medicina em 1973, começou a escrever poesia há nove anos. Castro Alves é o seu ídolo brasileiro. Pablo Neruda e Florbela Espanca, seus ídolos do mundo afora. Cada parte do livro aborda um tema e traz um pensamento de personalidades ilustres e imortais, como Mario Quintana, Sócrates, Voltaire, Shakespeare, entre outros. O livro destina-se ao público jovem e adulto, enfim, a todos os apreciadores da boa poesia.
Poemas na Noite é um livro-poesia, não um livro de poemas. Os temas nele abordados revestem-se de sentido poético completo e agradável de ser lido e apreciado de alma e coração.
Mãe de dois filhos e avó de um neto nascido em 2014, além da Medicina e da poesia, tem ainda uma outra paixão: O Flamengo, seu time de coração. Enfim, uma mulher apaixonada e que tem um coração explodindo com o que na vida existe de melhor, o amor, a amizade e a poesia.



SERVIÇO
Poemas na Noite
Eliana Calixto
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3859-1
Formato 14 x 21 cm  
192 páginas
1ª edição - 2014


Fotos do evento

Eliana Calixto e Gualdino Calixto

Eliana com o ator e diretor Marco Miranda

Com a amiga Maria Esmeralda

Com o empresário e poeta Abilio Fernandes

Com Paola Boechat

Eliana e Maria Conceição Nascimento

Com Clicia Zoe Brandão

Eliana com Luiz Carlos Lourenço

Com Silvio Lacerda

Com o afilhado Marcelo

Com Veruzka Lago

Com Paulo Memória

Eliana e o fotógrafo Daniel Marques

A turma amiga

Elisabeth e Maria Conceição

Elisabeth, Claudia e Gualdino

Abilio Fernandes, Maria Esmeralda e Vera Parracho

Alegria pura

Silvio Lacerda e Paulo Memória

Silvia Maria e Vera Parracho

Alegria de viver

E mais alegria...

Sucesso

Silvio Lacerda, Gisele Sant ana e Sonia Leite

Silvia Maria, Marco Miranda e Leda Lucia