Pesquisar

terça-feira, 23 de setembro de 2014

LBV RECEBE VISITA DE NOMES CONSAGRADOS
DA MÚSICA E DO TEATRO, EM DEL CASTILHO, RIO DE JANEIRO




De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques 



A primavera no Rio de Janeiro começou com um belo dia de muito sol e alegria para as centenas de crianças que receberam na LBV, com música e muita festa, a cantora e atriz ELIANA PITTMAN  e o ator, diretor, escritor e poeta MARCO MIRANDA. Os dois consagrados artistas, durante algumas horas, percorreram vários setores do Centro Educacional José de Paiva Netto, em Del Castilho, e de lá saíram encantados com o tratamento diferenciado  que as crianças carentes da Zona Norte  recebem naquela unidade de ensino.
Eliana Pittman, ao final da visitação, escreveu comovida uma mensagem no livro de mensagens da instituição, cumprimentando a Legião da Boa Vontade por todo o trabalho que vem realizando ao longo dos anos, enaltecendo a orientação pedagógica que tem à frente o radialista, jornalista e educador José de  Paiva Netto. Já o ator Marco Miranda ressaltou que " na LBV o povo sempre encontra uma série de crianças felizes, sendo atendidas de uma forma plena, com um trabalho qualificado e com profissionais de excelência". 

As crianças cantam e encantam os convidados

Logo ao chegarem na entrada do Centro Educacional, Eliana Pittman e Marco Miranda foram recebidos por um grupo de alunos do Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade entoando músicas de boas-vindas e mostrando a alegria de participarem do programa Criança: Futuro no Presente!, desenvolvido pela LBV. Após a calorosa recepção, os dois artistas misturaram-se ao grupo de crianças e foram  visitar as salas onde são desenvolvidas as atividades socioeducacionais com adolescentes e crianças de pouca idade.
Eliana Pittman ficou contente ao comentar com amigos que a visita à Legião da Boa Vontade coincidiu com a semana em que será a convidada especial do projeto BOSSA NOVA IN CONCERT, no Paris Show, do Complexo Cultural da Casa Julieta de Serpa. Seu espetáculo está marcado para o próximo sexta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 21 h, no Rio de Janeiro. Neste show, o público poderá  curtir algumas preciosidades da Bossa Nova como “Dindi”, “Este seu Olhar”, “Manhã de Carnaval” e “Eu sei que Vou te Amar”, entre outras pérolas da MPB. Eliana Pittman estará se apresentando acompanhada dos renomados músicos Jimmy Santa Cruz(baixo), Maurício Paz (teclado) e Cesar Machado(bateria).

Um pequeno bate-papo

"Já estava com saudade de visitar à Legião da Boa Vontade, uma obra social que faz parte da minha família, como acontece com a escola Dom Cipriano, em Botafogo, para a qual montamos anualmente o bazar beneficiente do Copacabana Palace. A gente tem que colaborar e  contribuir para instituições dignas de elogios que tanto fazem pelas crianças. Se eu pudesse, eu gostaria de conseguir no próximo dia 28 um ônibus enorme para levar esta criançada para cantar comigo no Copa, porque elas cantam lindamente, soltam a voz prá valer e são muito afinadas.
O ator, diretor , poeta e escritor  Marco Miranda acaba de lançar o seu último livro "Todos os trens vão para Paris" na Bienal do Livro, em São Paulo e disse que estava encantado com a qualidade do tratamento dado às crianças na Legião da Boa Vontade.
"Há muito tempo eu queria matar minha curiosidade e hoje tive a alegria de fazer esta visita, a convite de um especial amigo, o jornalista Luiz carlos Lourenço. Saio daqui maravilhado com tudo o que observei aqui e recomendo para que todos colaborem com os trabalhos que a LBV desenvolve pelo Brasil e em vários países do exterior." comentou.

Ricardo Oliveira, Eliana Pittman, Márcia Quesada e Marco Miranda

Marco iniciou sua carreira em 1972, trabalhando em espetáculos teatrais. É mais conhecido por seus papeis em novelas de televisão, especialmente na Rede Globo, onde atuou em diversas novelas, dentre elas: O Salvador da Pátria , Começar de novo, Chocolate com Pimenta, Salomé, A Próxima Vítima, Sassaricando, Mulheres de Areia, O Sorriso do Lagarto e A Indomada.Em teatro interpretou os mais diversos papeis em dramas, comédias e musicais. Dentre os espetáculos em que atuou destacam-se: Piaf. A vida de uma estrela da canção, A Estrela Dalva, O Rei Leão, Mãe coragem, Rio de Cabo a Rabo, O sol feriu a terra e a chaga se alastrou, O castelo das sete torres, Barreado, Memórias de um sargento de milícias, A noite do antílope dourado e Capitães de Areia.
Formado pela Escola de Teatro Martins Pena do Rio de Janeiro, fez diversos cursos de teatro e  e também graduou-se em Licenciatura em Artes Cênicas pela Unirio - Universidade do Rio de Janeiro, com pós graduação no curso de Tecnologia da Imagem pela Universidade Carioca. Atuou também no cinema em filmes como Sábado Alucinante e O Beijo no Asfalto. Seu trabalho mais marcante em televisão foi na telenovela Sassaricando.



Filho de Manoel Francisco Duarte de Castro Araujo e de Eny Pinheiro W. Miranda, nasceu no Rio de Janeiro – RJ em 30 de abril de 1953. Neto materno de Amadeu Correa de Miranda e de Lilia Pinheiro de Miranda. Neto paterno de Francisco de Castro Araujo e de Edith de Carvalho Duarte de Castro Araujo. Descende, pelo lado paterno, de tradicional família de Médicos, dentre eles o Dr. Manoel José Duarte (Governador de Alagoas 1900/1904), do Dr. Francisco Lopes de Oliveira Araujo, e do Dr. Francisco de Castro Araujo; e pelo lado materno, do Barão de Cairari.


Ao longo de sua carreira, coordenou o Programa de Extensão Educacional da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, tendo exercido diversos cargos e funções na mesma Secretaria.Autor de textos, peças de teatro, livros e artigos sobre assuntos diversos, publicados em variados periódicos. Foi colunista do Jornal “A Folha da Carioca”.Dentre outras obras literárias publicadas, destacam-se:
“Olhares obscuros” – Editora Ponto da Cultura – Rio de Janeiro – RJ; “Os pássaros voam para o sul” – Editora Biblioteca 24 horas – São Paulo – SP;“Noite sem lua” – Editora Biblioteca 24 horas – São Paulo – SP.

Ele recebeu a Comenda Alvaro de Souza, concedida pela cidade de Bragança em 2012, e o título de “Honra ao Mérito” da Academia de Letras e Artes da mesma Cidade. No ano passado, junto com Eliana Pittman, recebeu o troféu Top of Business, no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro.
Marco é Membro/associado do Colégio Brasileiro de Genealogia desde 10.01.2011. Suas pesquisas genealógicas centram-se no Sul Fluminense (especialmente na Cidade de Paraty), onde nasceram alguns de seus trisavôs paternos (Família Lopes de Castro); no Estado da Bahia, onde nasceu outra parte de seus trisavôs paternos (família Sampaio Vianna), assim como o Estado de Alagoas, de onde provem uma terceira parte de seus ascendentes (Famílias Alves e Carvalho Duarte). 



Pesquisa também o Estado do Pará, especialmente as Cidades de Belém do Pará, Bragança (Família Andrade Pinheiro) e Igarapé-Miri (família Correa de Miranda), de onde provem uma parte de seus trisavôs.Pesquisa também parte do território da Polônia/Ucrânia, de onde provem outra parte da família (Famílias Kogut e Wladowsky).






Deixando uma mensagem no Livro do Coração