Pesquisar

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Do portal ZH,Roger Lerina

CEM ANOS DE UM MESTRE

Um Centenário de Amor e Paixão: Retratos de Lupicínio Rodrigues (Crédito: Assembleia Legislativa/ Divulgação)
(Crédito: Assembleia Legislativa/ Divulgação)

Nesta terça-feira (16), um dos maiores sambistas do Brasil completaria cem anos. O porto-alegrense Lupicínio Rodrigues (1914-1974) compôs músicas que fizeram sucesso por todo o país (quem aí nunca ouviu Vingança, Felicidade, Cadeira Vazia, Esses Moços, Se Acaso Você Chegasse, Castigo, e por aí vai…).

As músicas desse baita artista foram gravadas por diferentes nomes, como Caetano Veloso,Elis Regina, Elza Soares, Arrigo Barnabé e Arnaldo Antunes.

Para facilitar a vida de quem quer curtir a obra do cara, o blog reuniu vários eventos que vão rolar em homenagem ao Lupi. Tem de tudo: teatro, música, sarau, passeio, entre outros.

É só escolher e tocar ficha. Foi?

PARA OUVIR

Hique Gomez (Crédito: Felipe Carneiro/ Agência RBS)
(Crédito: Felipe Carneiro/ Agência RBS)

Nesta quarta (17), às 19h, vai rolar o sarau Lupicínio Rodrigues: do Regional ao Urbano, no Teatro Dante Barone (Pça. Mal. Deodoro, 101). O espetáculo reúne Hique Gomez, Carlitos Magallanes, Dunia Elias, Jair Kobe, Ernesto Fagundes e Nelson Coelho de Castro. É de graça.

Mônica Tomasi e Nelson Coelho de Castro (Crédito: Joana Carolina/ Divulgação)
(Crédito: Joana Carolina/ Divulgação)

Mônica Tomasi e Nelson Coelho de Castro prestam tributo ao artista com o show Pérola no Veludo – Especialmente Lupi, no dia 25 de setembro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ (Andradas, 736). Acompanhados de Matheus Kléber (acordeom) e Giovanni Berti (percussão), a dupla irá tocar canções como Esses Moços, Cadeira Vazia, Nervos de Aço eQue Baixo. É só chegar, não tem cobrança de ingresso.

Adriana Calcanhotto (Crédito:Sony Music/ Divulgação)
(Crédito:Sony Music/ Divulgação)

 Adriana Calcanhotto fará um show em homenagem a Lupi no dia 4 de dezembro, integrando a programação especial de 80 anos da UFRGS. A distribuição de senhas para o espetáculo começa no dia 1º do mesmo mês, no mezanino do Salão de Atos (Paulo Gama, 110), local do show. O ingresso pode ser retirado com a doação de um quilo de alimento não perecível.

PARA VER

> Está em cartaz na Sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara (Praça Marechal Deodoro, 101) a mostra Um Centenário de Amor e Paixão: Retratos de Lupicínio Rodrigues. Podem ser conferidas fotografias do artista. É até dia 30.

Lupi, o Poeta da Dor de Cotovelo (Crédito: Acervo Lupicínio Rodrigues Filho/ Divulgação)
(Crédito: Acervo Lupicínio Rodrigues Filho/ Divulgação)

Na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), será aberta nesta terça (16) a exposição Lupi, o Poeta da Dor de Cotovelo. A mostra reúne fotografias, letras de músicas e reproduções de colunas do artista no jornal Última Hora. A visitação pode ser feita todos os dias.

> Na terça (16), às 19h, vai rolar a sessão Lupi em Imagens na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães do Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307). Em destaque, estarão fotografias, capas de discos, reportagens e outros itens raros – parte do material também constará no Almanaque do Lupi, escrito por Marcello Campos, com lançamento previsto na Feira do Livro. Para comentar, estarão presentes o próprio Campos e também o fotógrafo Ricardo Chaves. A promoção é da Coordenação do Livro de Literatura da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

Vingança, O Musical (Crédito: João Caldas/ Divulgação)
(Crédito: João Caldas/ Divulgação)

Integrando a programação do 21º Porto Alegre Em Cena, Vingança, O Musical terá apresentações nesta terça (16) e quarta (17), no Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº), às 21h. A obra de Lupicínio Rodrigues é o ponto de partida para o espetáculo, que se passa nos anos 1950 e tem como pano de fundo a vida boêmia de um cabaré no sul do país. Os ingressos custam R$ 40.

Lupi, o Musical – Uma Vida em Estado de Paixão (Crédito: Daniel Scherer/ Divulgação)
(Crédito: Daniel Scherer/ Divulgação)

Lupi, o Musical – Uma Vida em Estado de Paixão terá sessões na quinta (18) e na sexta (19), às 20h30min, no Teatro da Amrigs (Ipiranga, 5.311). O espetáculo é uma homenagem ao artista e um elogio à paixão, além de revelar um Lupicínio em situações conhecidas e também inéditas. Entre as 21 músicas do repertório, estão Felicidade e Nervos de Aço. A direção é de Artur José Pinto. Os ingressos custam R$ 60, e estão à venda na Amrigs e na Bob Store Moinhos.

PARA PASSEAR POR AÍ

- Olha só que bacana: a Carris está organizando um passeio turístico e cultural gratuito, realizado em ônibus, visitando locais em Porto Alegre que foram importantes na vida de Lupicínio Rodrigues. O percurso de duas horas passará por lugares como a Ilhota, o Campus Central da UFRGS, o Mercado Público e a antiga Rua Cabo da Rocha – localizada no bairro Azenha, região dos velhos bordéis da Capital. O projeto tem ainda duas edições, com saída no Largo Zumbi dos Palmares (Epatur). No final da linha, terá roda de samba na Travessa dos Venezianos, na Cidade Baixa – um dos berços do Carnaval porto-alegrense –, enquanto o Quilombo do Areal da Baronesa venderá artesanato, comidas e bebidas no local. Será em dois sábados: 20 e 27 de setembro. Inscrições pelos telefones (51) 3289-2168 ou (51) 3289-2164.