Pesquisar

terça-feira, 26 de agosto de 2014

MIS Museu da Imagem e do Som – Rio de Janeiro

2--CarmenMiranda-AnacletodeMedeiros

Convite:
Como prometido na semana passada: “No próximo encontro sobre SUSTENTABILIDADE, Roberto J. Steneri nos convida a visitar o novo MIS – Museu da Imagem e do Som – do Rio de Janeiro,  a “cidade maravilhosa”.
Por Uiara Zagolin
Fotos de divulgação


MIS, o maravilhoso museu do Rio      (primeira parte) 
Será possível encontrar juntos ao Ivan Lins e a Carmen Miranda ? Mas onde ? Sim, isso é possível agora na sede atual do MIS, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro ! O que é exatamente este dito cujo MIS ? O Museu da Imagem e do Som é uma instituição de referência internacional; sua sede no Rio de Janeiro, a primeira a ser fundada, lançou em 1965 um gênero pioneiro de museu, que seria seguido por diversas cidades brasileiras.
Foto: Leo Aversa
Acolhe um acervo de 22 coleções particulares, reunindo fotografias, cartazes, discos, filmes e vídeos, recortes de jornal e textos, entre outros documentos. Além das coleções doadas ou adquiridas, o MIS começou a produzir desde 1966, sua própria coleção, chamada de “Depoimentos para a Posteridade”. 

Ela é constituída a partir da gravação, em áudio e vídeo, de depoimentos prestados por personalidades dos diversos setores da cultura. São quase mil depoimentos que fazem aproximadamente quatro mil horas de gravação, disponíveis para consulta. Atualmente, o acervo do museu está dividido entre duas sedes, uma na Praça XV e outra na Lapa.

Convite: o músico e compositor Ivan Lins vai participar da série “Depoimentos para a posteridade” do MIS, no próximo 28 de agosto, a partir das 13.30 hs, na sede da Praça XV.
Confissão: escolhi este maravilhoso prédio do MIS, não só pela magia de sua implantação na cidade maravilhosa, mas também porque está no processo de certificação LEED (Liderança em Energia e Desenho Ambiental) concedida pelo U.S. Green Building Council.
4--mis-dsr
Trata se dum projeto sustentável, que dispensa cuidados com o meio ambiente já desde o canteiro de obra, por exemplo na demolição da antiga boate Help que ocupava o terreno na Av. Atlântica. A demolição foi feita de forma caprichosa com uma reciclagem de 99 % dos materiais. Podemos lembrar que nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 -os primeiros Jogos sustentáveis da história- as demolições tiveram um índice similar. Ótimo !

3--mis-rj-diller-renfro
A boa notícia é que ao fim do ano vai ser inaugurada a nova sede do MIS !  Em junho o nosso MIS tinha o 70% da obra construída, adoro as fotos dos prédios em construção…é deformação profissional.

??????????????????????????????????????????????????????????????????






A segunda parte da saga será: “MIS, o museu como percurso artístico”, o arquiteto Roberto J. Steneri  aguarda a todos  vocês.