Pesquisar

terça-feira, 1 de julho de 2014


DO ALMANAQUE GAÚCHO...
Por Ricardo Chaves



O FESTIVAL DE CINEMA QUE TROUXE VÁRIAS ESTRELAS A PORTO ALEGRE

A Rua 7 de Setembro virou a Hollywood Boulevard gaúcha. Foto: Última Hora, Banco de Dados

Apoteose do Povo e das Elites ao Festival de Cinema de Última Hora” foi o título da reportagem que encerrou a cobertura do evento cinematográfico que monopolizou a atenção dos porto-alegrenses entre os dias 1º e 3 de julho de 1960. A Rua 7 de Setembro não é a Hollywood Boulevard, nem o Cine Rex pode ser comparado ao famoso Chinese Theatre, onde o Prêmio Oscar era entregue antigamente, mas que o 1º Festival do Cinema Nacional de Porto Alegre foi um acontecimento para a Capital não resta dúvida.

Artistas desfilaram em jipes conversíveis do aeroporto Salgado Filho ao Palácio Piratini. Foto: Última Hora, Banco de Dados



Na sexta-feira, dia 1º, desembarcaram de um Caravelle da Varig, no Salgado Filho, artistas como: Oscarito, Grande Otelo, Maria Della Costa, Aurora Duarte, Odete Lara, John Herbert, Eva Wilma, Hélio Souto, Cyll Farney, Ruth de Souza, Alberto Ruschel e Marly Bueno, além do costureiro Dener e suas manecas, entre outros. A caravana saiu do aeroporto num insólito cortejo de jipes conversíveis DKW/Candango, que depois de desfilar pela Rua da Praia chegou ao Palácio Piratini para um coquetel.

Veículos traziam o nome dos artistas que andariam neles. Foto: Última Hora, Banco de Dados


O jornal Última Hora, que promovia a festa, registrou: “Incalculável massa popular acorreu para ver de perto seus ídolos da tela”. Eles “desfilaram sob intensa aclamação, delírio de foguetes e chuva de papel picado”. Houve entrega da chave da cidade pelo prefeito, jantar dançante no Country Club, visita às corridas do Jockey Club, baile na Associação Leopoldina Juvenil e sessões especiais na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa. Os visitantes tiveram tempo até para assistir a alguns filmes, entre eles Cidade Ameaçada, Duas Histórias e Na Garganta do Diabo.

                                                                                                                                                       Colaborou Letícia Coimbra
Grande Otelo (o primeiro da fila do meio) em uma exibição de filme no Cine Rex. Foto: Última Hora, Banco de Dados
Cyll Farnei, de smoking, desembarca de um kombi do Última Hora, diante do Cine Rex. Foto: Última Hora, Banco de Dados