Pesquisar

domingo, 8 de junho de 2014

TELMA TAVARES  EM BELÉM




Foto de Cristina Granato


A cantora e compositora Telma Tavares estará emBelém de 06 a 10 de junho para divulgar seu novo álbum "Veia Mestiça": um CD que  tem participações especiais de Alcione, Leci Brandão, e do mestre do samba de roda (e parceiro de Telma)Roque Ferreira. Telma Tavares, por sinal, é a única parceira-mulher de Roque que, geralmente, compõe de forma solitária mas tem parcerias famosas comZeca Pagodinho e Martinho da Vila. Vale registrar que, no álbum anterior, a artista também contou com presenças muito especiais : Chico Buarque, Carlos Malta, Hermeto Pascoal e Maurício Einhorn. "Veia Mestiça" foi elogiadíssimo pela crítica especializada de todo o país, assim como o seu disco anterior e apenas titulado de "Telma Tavares".


A artista carioca, que trabalhou com muitos medalhões da MPB como Beth Carvalho, Tim Maia, Jorge Benjor e Hermeto Pascoal dentre inúmeros outros, já dividiu palcos com nomes importantes como Pablo Milanez e Silvio Rodriguez; cantou para Fidel Castro, em Cuba, e, em Marrocos, para orei Hassan. Telma, que ganhou  cerca de umacentena de troféus e premiações em festivais pelo Brasil e Mercosul, também tem se destacado como compositora e emplacado músicas  nas vozes de artistas como Alcione - que gravou, em álbuns recentes, sete canções dela. Dentre elas, a música "Acesa", em parceria com Roque, e que titulou um dos últimos  CD/DVD da Marrom.

Telma Tavares, além de cantora e compositora, também já teve dois programas de rádio (dedicados à MPB e ao Samba, nas rádios "Estilo Livre", do Vidigal, e  "Viva Rio"); participou de um programa comandado por Noca da Portela, na FM 94.1 - Roquette Pinto. A artista, também atriz, atuou em musicais importantes como "A estória de João-Joana", de Sérgio Ricardo e Carlos Drummond de Andrade (ao lado de Chico, Alceu, Elba, Zélia Duncan, todos acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira) e em "Alabê de Jerusalém" deAltay Veloso (com participações de Fafá de Belém, Alcione, Leny Andrade, etc...) Apresentações que lhe renderam elogios e muitos aplausos em cena aberta e que foram realizadas em palcos consagrados como os do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do Canecão.

Preocupada com as questões sociais e ambientais, a artista também tem projetos educativos que versam sobre esses tópicos e  tem apresentado, em inúmeras escolas municipais e estaduais do Estado do Rio, espetáculos musicais falando sobre reciclagem, reutilização da água, novas profissões ligadas à temas como a ecologia, etc...Sempre com o intuito de despertar, desde a infância, o instinto natural de preservação da natureza.

Telma Tavares recebeu, em 2003, da ALERJ(Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) o título de Cidadã Benemérita, por serviços prestados à comunidades carentes. E isso, claro, não é mera coincidência.



    EULÁLIA FIGUEIREDO 
Assessoria de  Imprensa
 (21-9-8606.3076/2636.5630)