Pesquisar

sábado, 31 de maio de 2014

RUY CASTRO AUTOGRAFA O SEU MAIS NOVO 
LIVRO EM IPANEMA, " OS GAROTOS DO BRASIL"



De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques 




O  escritor Ruy Castro promoveu no início da noite desta sexta-feira, 30 de junho, na Livraria da Travessa, em Ipanema, uma sessão de autógrafos de seu novo livro, " Os garotos do Brasil", um passeio pela alma dos craques, editado pela Foz Editora Impressos e Digitais.

 A capa de sua mais nova obra literária é ilustrada com uma foto de Pelé ainda muito jovem, do fotógrafo Manoel dos Santos e fotografias dos jogadores Bellini, Fontana e Orlando, também no início de carreira, cedidas pelas famílias dos jogadores. 

Rui Campos com Ruy Castro

No lançamento compareceram dezenas de fãs e amigos de Ruy Castro, destacando-se a jornalista Isa Pessoa, o empresário Rui Campos, proprietário da Livraria da Travessa, o cirurgião dentista Antonio Américo Soeiro, sua mulher, a designer Silvia Soeiro e o jornalista Luiz Carlos Lourenço.
 Ruy Castro tempassagem por importantes veículos da imprensa do Rio e de São Paulo a partir de 1967, e como escritor, a partir de 1988. É reconhecido pela produção de biografias recordes de vendagem como como "O Anjo Pornográfico" (a vida de Nelson Rodrigues), "Estrela Solitária" (sobre Garrincha) e "Carmen" (sobre Carmen Miranda), e de livros de reconstituição histórica, como "Chega de Saudade" (sobre a Bossa nova) e "Ela é Carioca" (sobre o bairro de Ipanema, no Rio).

Bate-papo com Rui Campos, Ruy Castro e Isa Pessoa

 Na ocasião do lançamento em Ipanema, Ruy Castro disse estar muito feliz ao enviar o novo livro para o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, e fez a seguinte  dedicatória "Meu caro Paiva Netto, o abraço do Ruy Castro"
 Neste novo livro, Ruy Castro passeia pela alma dos craques com a ginga que só os melhores têm, revelando o caráter, os sonhos e as motivações de alguns dos nossos maiores ídolos. Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, entre outros campeões, são apresentados nessa obra por um torcedor-ele próprio-que usa as palavras para conduzir a bola e chutar a gol..
 A publicação combina crônicas inéditas e publicadas em revistas durante os últimos 20 anos – todas passadas por uma "canetada radical", segundo o autor.

– A ideia foi a de mergulhar, não na intimidade, mas nos sentimentos mesmo de vários jogadores. Gosto de imaginar que os jogadores têm uma sensibilidade parecida com a dos artistas – explica Castro.

Americo, sua mulher Silvia e Ruy Castro

O livro abre com um criativo texto que faz graça com o modo de Pelé falar de si em terceira pessoa. Em Ele, Pelé – disse Edson, o autor faz um recorrido pela rápida ascensão do craque, mas não para por aí. Ao final, trata da insistência da imprensa em eleger um "novo Pelé de cada época", citando o burburinho atual sobre o argentino Messi.
A mudança de foco entre um perfil de uma figura em particular para textos mais reflexivos segue por todo o livro. Sua linguagem rápida, ao mesmo tempo elegante e coloquial, conquista o leitor logo no início, mesmo aqueles que não acompanham futebol tão de perto.
– Os Garotos do Brasil contém pouco futebol. Não é à toa que biografei e sou grande fã do Nelson Rodrigues. Ele também preferia o lado humano dos craques, muito mais do que o futebolístico – conta o escritor.
O próprio Nelson Rodrigues é lembrado no livro, quando Castro explica que a tão conhecida expressão "complexo de vira-lata" foi cunhada pelo dramaturgo para uma crônica esportiva. Essa e outras histórias fazem com que Os Garotos do Brasil não seja apenas um livro sobre o universo e os personagens do futebol, mas um instigante relato sobre o Brasil em diferentes copas, torneios e tempos.


 Já que a Copa do Mundo está aí, badalada em todos os cantos, inclusive nas manifestações das ruas, poucos livros devem provocar maior interesse do que estedo jornalista e escritor Ruy Castro, que lança,  pela editora Foz, "Os Garotos do Brasil - Um Passeio Pela Alma dos Craques", que reúne 25 textos publicados nos últimos anos por ele em diversos veículos. O volume, de 136 páginas, custa R$ 36,90 e já se encontra à disposição em todas as livrarias.

Lourenço e o escritor