Pesquisar

sábado, 17 de maio de 2014

QUE TAL HOSPEDAR-SE NUM CASTELO NA GRÃ-BRETANHA?








De Rosane Tremea
Fotos de divulgação



Propriedade e exclusividade de nobres, muitos castelos acabaram virando hotéis e pousadas nas últimas décadas, recebendo plebeus que podem pagar para viver essa experiência .

Se você observar os valores, aliás, verá que a diária em muitos deles não é superior à de hotéis de centros urbanos da Europa. Outros, claro, são só para bolsos abastados.

O VisitBritain, que divulga o turismo na Grã-Bretanha, fez uma lista de castelos históricos espalhados por Grã-Bretanha e Irlanda do Norte que incluem desde pequenos fortes na região montanhosa da Escócia até castelos frequentados pelo rei Henrique VIII na Inglaterra.

Reproduzo tal e qual foi enviado, abaixo.




        Chateau Rhianfa, Anglesey, norte do País de Gales


Construído em 1849 pelo baronete de Bodelwyddan e sua esposa, o Chateau Rhianfa foi inspirado nos chateaux do Vale do Loire francês e conserva o mesmo estilo até hoje. A propriedade de 21 quartos é tombada e tem torres, adegas de vinho e um grande salão para banquetes, além de vistas incríveis do Estreito de Menai. Uma estadia com uso exclusivo do chateau (acomoda 32 pessoas) custa a partir de 7 mil libras (26.400 reais). O castelo fica a 3 horas e meia de Londres, viajando de trem. Quem preferir chegar em grande estilo pode utilizar um helicóptero e pousar no terreno do castelo.

www.amazingvenues.co.uk/venues/chateau-rhianfa/discover-chateau-rhianfa



Castelo Ruthin, Denbighshire, norte do País de Gales

Originalmente conhecido como o Castelo Vermelho no Grande Pântano, Ruthin foi construído no final do século 13 por Dafydd, irmão do príncipe Llywelyn. Sua história sangrenta inclui “atrações” como uma masmorra, uma arena de açoitamento e um tanque para afogamento. Felizmente esses dias ficaram no passado e o castelo agora é um hotel romântico que promove banquetes medievais para os hóspedes se regalarem como Henrique VIII, um dos antigos proprietários do local. Fica em uma área de parque natural, perto da cidade medieval de Ruthin, a cerca de uma hora de trem de Manchester, nordeste da Inglaterra. As diárias custam a partir de 65 libras (245 reais).

www.ruthincastle.co.uk



Hotel-Castelo Langley, Northumberland, nordeste da Inglaterra

Desde sua construção em 1350, durante o reinado de Edward III, o castelo de Langley é associado à tumultuada história da monarquia. Durante o século 17, a propriedade pertenceu aos condes de Derwentwater, que participaram dos levantes jacobitas de 1715 e foram executados na Torre de Londres. Atualmente um luxuoso hotel abrigado em uma área de 40 mil metros quadrados de região florestal, o castelo preserva sua integridade arquitetônica e permite que os hóspedes desfrutem de camas de quatro colunas e sofás junto às janelas, tudo cercado pelas paredes de 2 metros de espessura do castelo. Langley fica a três horas e meia de trem de Londres e as diárias custam a partir de 78 libras (295 reais).

www.langleycastle.com

 Castelo de Thornbury, Cotswolds, Inglaterra

Desfrute de sonhos dignos da realeza na cama mais larga de quatro colunas da Inglaterra ou passe a noite no dormitório do duque, onde o rei Henrique VIII e Ana Bolena dormiam 500 anos atrás. Arquitetura Tudor adornada, quartos suntuosos com tapeçarias de parede e jardins históricos murados completam a grandiosidade do castelo de Thornbury. As diárias custam a partir de 175 libras (660 reais). O castelo está localizado no limite da bela região campestre de Cotswolds, em Gloucestershire, centro-oeste da Inglaterra, a cerca de uma hora e meia de carro do aeroporto de Heathrow, em Londres.

www.thornburycastle.co.uk


The Fortalice, Blairgowrie, Escócia




Originalmente construído em 1560 como uma residência fortificada para proteger os Ogilvys de Airlie dos saqueadores que travavam batalhas religiosas, hoje The Fortalice oferece quartos luxuosos decorados com camas de quatro colunas e um grande salão, dominado por uma lareira e teto com refinada pintura à mão. Com seis quartos, o castelo acomoda 12 pessoas e os preços começam em 3.950 libras por semana (14.890 reais). Tendo como pano de fundo a belíssima paisagem rural escarpada de Perthshire, The Fortalice está situado a 2 horas e meia do aeroporto de Edimburgo, partindo de carro.

www.statelyescapes.co.uk/scotland/the-fortalice


Castelo Aldourie, Inverness, Escócia




O histórico castelo Aldourie tem estilo baronial escocês e é o único castelo habitável na margem sul do famoso Lago Ness. Com torres e fortalezas, portas ocultas, antigos retratos de família e imensas lareiras, Aldourie é um castelo medieval em sua essência. A propriedade pertenceu à mesma família por 250 anos e agora está disponível para locação. Os hóspedes podem fazer uso exclusivo do castelo de 15 quartos. Situado em um terreno particular de 2 mil metros quadrados, o Aldourie fica a 8 quilômetros de Inverness e a 30 minutos de carro do aeroporto da cidade.

www.aldouriecastle.co.uk

Hotel-Castelo Tulloch, Ross-shire, Escócia

Datado do século 12, quando apenas o senhor ou chefe do clã podia desfrutar de uma estadia em um castelo nas montanhas escocesas, o Tulloch preserva várias das características daquele período. Isso inclui um grande salão revestido de painéis de 250 anos, lareiras, tetos originais restaurados e até um fantasma amistoso! Um belíssimo hotel com 20 suítes, o Tulloch é uma opção de preço acessível para aqueles que não contam com um orçamento de rei. As diárias custam a partir de 65 libras (245 reais). Fica a 45 minutos de carro do aeroporto de Inverness nas Highlands escocesas.

www.bespokehotels.com/tullochcastlehotel


Castelo Crom, condado de Fermanagh, Irlanda do Norte


Situado em um acidentado parque natural, onde já eclodiram batalhas jacobinas, a propriedade Crom no condado de Fermanagh beneficia-se de uma localização sem igual na região dos lagos da Irlanda do Norte. Sede histórica dos condes de Erne por mais de 350 anos, o castelo foi projetado pelo mesmo arquiteto inglês responsável por partes do Palácio de Buckingham. Atualmente, há acomodação para até 12 pessoas nos seis quartos da ala oeste do castelo e sala de jantar com esplendor supremo abrigado sob o teto de abóbada cilíndrica no antigo salão Billiard. Uma locação exclusiva custa a partir de 4 mil libras por semana (15.080 reais) e o castelo fica a cerca de duas horas de carro dos aeroportos de Dublin e Belfast.

www.cromcastle.com


Castelo de Dungiven, Londonderry, Irlanda do Norte

Outrora lar ancestral do clã O’Cahan, que governou a região entre os séculos 12 e 17, o castelo de Dungiven está impregnado de história. A canção mundialmente famosa ‘Danny Boy’ foi inspirada em uma melodia que lamenta a morte do último integrante de uma longa linha de sucessão de chefes do clã O’Cahan, que foi enterrado no antigo priorado, a pouco minutos de caminhada do castelo. Hoje em dia é uma pousada quatro-estrelas administrada por uma família, e a propriedade é considerada um tesouro escondido da Irlanda do Norte. Viajando de carro, Dungiven fica a uma hora de Belfast e a 20 minutos de Londonderry.

www.dungivencastle.info

Castelo de Amberley, West Sussex, sul da Inglaterra

Um segredo muito bem guardado por 900 anos em South Downs, o castelo de Amberley era, originalmente, um alojamento de caça para os bispos de Chichester. Hoje em dia os hóspedes podem seguir o rasto da realeza adentrando a porta levadiça e os muros de 18 metros, pelos quais passou aquela que foi proprietária de 1588 a 1603: a rainha Elizabeth I. Com incrível arquitetura medieval, o castelo está imerso em história, mas não há nada de ultrapassado em seus 19 quartos luxuosos, muitos com camas de quatro colunas e banheiras de hidromassagem. Seja mimado como um membro da realeza em quartos a partir de 230 libras a diária (868 reais). Fica a uma hora e meia de trem de Londres.

www.amberleycastle.co.uk