Pesquisar

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MESMO COM CHUVA VIOLENTA, RUY CASTRO
AUTOGRAFA SEU MAIS NOVO LIVRO EM IPANEMA





                                 
De Luiz Carlos Lourenço 
Fotos de Daniel Marques


“Tenha dó do autor amnésico. Por favor, diga seu nome”. O pequeno cartaz na mesa destinada aos autógrafos, na Livraria da Travessa, em Ipanema, já demonstrava o bom humor do dono da noite, o escritor RUY CASTRO. Mesmo sabendo que alguns amigos e admiradores não teriam como comparecer à noite de autógrafos do seu livro “Letra e Música” ele não “perdeu a esportiva” e nos intervalos das assinaturas, ficou conversando animadamente com os poucos amigos que conseguiram chegar ao local. Foi o caso da escritora Vanessa Oliveira,  autora do livro “Tudo de Novo”, a biografia oficial do grupo musical Roupa Nova. Além de presentear o livro a Ruy, a jovem autora ficou algum tempo trocando idéias com Ruy sobre Musica Popular Brasileira.



A cantora Ana Luiza Pinheiro, comprou um  exemplar de “Letra e Música” e, empolgada com o escritor e jornalista, decidiu também levar para casa a biografia de Carmen Miranda.
Na fila de autógrafos, uma admiradora identificada como “a madrinha de casamento de Ruy”, levou quatro exemplares de uma só vez, explicando que a compra seria “um presente ideal para se dar aos amigos no Natal”. “É boa leitura, tamanho especial e tem um preço convidativo”.
Compareceram ainda à Livraria da Travessa a vereadora Aspásia Camargo, do PV, acompanhada do marido José Antonio, a fotógrafa baiana Tereza Eugênio e a jornalista Isa Pessoa.



Quando autografou um livro para ser entregue ao Diretor Presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista, escritor, músico e poeta José de Paiva Netto, o autor  fez uma brincadeira e escreveu na dedicatória  “Dr. Paiva Netto, um abraço do Ruy Castro.
Ao ver chegar outra grande amiga, Stella Teresa Aponte Caymmi, que mesmo com o braço direito machucado e protegido na tipoia, enfrentou a chuva forte para abraçar o escritor, Ruy Castro acenou para o fotógrafo Daniel Marques e disparou:
-Por favor, amigo, não perca esta foto. Ela merece um bom registro para o Ancelmo, referindo-se à coluna que o jornalista Ancelmo Góis, assina no jornal O Globo, diariamente.
Stella é jornalista, escritora, biógrafa e pesquisadora de música popular brasileira. Professora universitária é neta do compositor e cantor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris. Filha da cantora Nana Caymmi. Sobrinha dos compositores, cantores e instrumentistas Dori e Danilo Caymmi. Ela atua em produção de espetáculos, organização de eventos, cursos, exposições e lançamentos, e produção editorial, depois que criou a Stella Caymmi Editora.





UMA VIDA DE BIOGRAFIAS





Mineiro nascido em Caratinga  a partir de 1967,  Ruy Castro passou pela maior parte dos veículos da imprensa carioca e paulistana. Em 1988, tornou-se escritor e dois anos depois, concentrou-se nos livros, publicando, entre muitos outros, as biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e obras de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro e já recebeu inúmeros prêmios literários, como vários prêmios Jabuti e o Nestlé de literatura. Entre suas obras que mais vendem, destacam-se O ANJO PORNOGRÁFICO (1992), sobre Nelson Rodrigues: BILAC VÊ ESTRELAS (2000):  CARMEN: UMA BIOGRAFIA (2005) ; CARNAVAL NO FOGO (2003):  CHEGA DE SAUDADE (1990);  ELA É CARIOCA (1999)  e  ESTRELA SOLITÁRIA (1995), sobre a vida do jogador Mané Garrincha.