Pesquisar

terça-feira, 12 de novembro de 2013

RIO VIBRA

                                 RIO VIBRA COM ELIANA PITTMAN E 
                                    ROSA MARYA COLIN NO SHOW
              "A  CANÇÃO BRASILEIRA, DE CHIQUINHA GONZAGA A TOM JOBIM"







Com o teatro Sesi Centro lotado, no centro do Rio, foi apresentado hoje no Rio de Janeiro um espetáculo inesquecível, com duas das mais expressivas cantoras brasileiras, ELIANA PITTMAN E ROSA MARYA COLIN interpretando  clássicos da música nacional e contando curiosidades e histórias de seus compositores.

O magnífico show tem concepção, direção e apresentação do renomado diretor Haroldo Costa e deverá excursionar por várias capitais brasileiras, a partir das próximas semanas.




No recital, que contou com a presença de empresários,  jornalistas e críticos musicais, as duas divas cantaram, entre outras canções, sucessos consagrados de Sérgio Bitencourt, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Orestes Barbosa , Heitor Villa Lobos e encerrando, com direito a bis, a lendária  Maringá, criação do médico e compositor Jouber de Carvalho, que compôs mais de 700 composições.


  
 LIGADO EM MUSICA

Sempre antenado com as mais legítimas manifestações culturais do nosso povo, Haroldo Costa tem atuado em diversas áreas. Produtor e diretor de rádio e tv, ator, criador de espetáculos, jornalista, autor de livros, revela-se cada vez mais como um excelente diretor musical..
 
Durante muito tempo Haroldo Costa atuou como produtor-realizador de espetáculos, contratado por proprietários de casas de shows. Foi assim que, a partir de 1960 ele apresentou na Boate Plaza de Mauricio Lanthos, Top Club do Barão Von Stuckardt, no Night and Day e Fred´s, de Carlos Machado, na Boate Drink dos Irmãos Peixoto (Cauby, Andiara, Moacir e Araken), no Golden Room do Copacabana Palace, na Sucata de Ricardo Amaral, todas no Rio de Janeiro, shows de caráter essencialmente brasileiro. O que se tornou a sua marca. 

Fora do Brasil, Haroldo Costa já produziu e levou shows para diversas cidades do exterior como: San Juan de Puerto Rico, Buenos Aires, Detroit, Washington, Paris, Berlim, Londres, Bankok, Essen, San José da Costa Rica, El Salvador, Tegucigalpa, Cidade do México, Miami, Montreal, Boston, Cali, Bogotá, Medelin, Caracas e Lisboa.




 Muito aplaudida, Eliana Pittman mostrou mais uma vez que carrega em seu DNA a experiência, dedicação e apoio profissional de Ophélia Pittman, sua mãe e produtora, e o legado do grande músico americano, seu pai, o orientador de sua carreira,  Booker Pittman. Ele morreu aos 60 anos, em 1969, por causa de um câncer , mas  desde então, como legitima herdeira do talento do pai, Eliana, como o seu legado, brinda o público sempre com pérolas do que existe de melhor na canção brasileira. 


SEMPRE NA MÍDIA


Já a atriz e cantora Rosa Marya Colin, mais conhecida apenas como Rosa Maria, começou a carreira no Rio de Janeiro aos 18 anos, cantando bossa nova e jazz no Beco das Garrafas, depois de trabalhar como operária. Com o registro grave de sua voz, adaptou-se bem ao repertório jazístico, e em 1965 gravou o primeiro disco pela Odeon. Depois disso fez shows por todo o Brasil, participou de programas de televisão e atuou na primeira montagem brasileira do musical "Hair". Também trabalhou no México, onde teve bastante êxito.. A partir do início da década de 80 firmou-se como cantora de jazz, tocando ao lado da Tradicional Jazz Band. Com alguns discos gravados mas ainda pouco conhecida depois de mais de 20 anos de carreira, uma gravação despretensiosa para um comercial de televisão em 1988 alçou-a ao topo das paradas. Uma regravação "cool" de "California Dreaming", do grupo The Mamas And The Papas, para uma loja de departamentos tornou-se o seu grande sucesso, nunca mais repetido. Brincado, ela costuma dizer que esta canção pode ser considerada como a sua Conceição, fazendo referência ao maior sucesso do cantor Cauby Peixoto. Desde o final dos anos 90, a grande artísta mudou o nome para Rosa Marya Colyn. 
  




























Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques (daniel_marques@aol.com)